Perguntas do paciente (46)
-
O que pode ser considerado como diarreia? Apenas o aumento das idas no banheiro já se enquadraria c
O que pode ser considerado como diarreia?
Apenas o aumento das idas no banheiro já se enquadraria como diarreia, ou é necessário que haja mudança na consistência também?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, Diarreia é uma condição caracterizada por evacuações frequentes e com fezes amolecidas ou líquidas, muitas vezes acompanhadas de aumento do volume fecal. É considerada diarreia quando há mais…
-
É possível que algum problema no pâncreas cause episódios de esteatorreia intercalados a fezes norma
É possível que algum problema no pâncreas cause episódios de esteatorreia intercalados a fezes normais?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, é possível sim. O pâncreas produz diversas enzimas que auxiliam a digestão. A depender do tipo de alimentação e carga de gordura por refeição você pode sim apresentar esteatorréia e em outras…
-
Tenho gastrite e esofagite, não consigo dormir direito, estou tomando esomeprazol, posso tomar sonal
Tenho gastrite e esofagite, não consigo dormir direito, estou tomando esomeprazol, posso tomar sonalex melatonina pra ajudar na melhora do sono?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
essa medicação pode sim ser tomada para quem tem gastrite, mas deve ser orientada por um médico para acompanhamento do tratamento.
-
Faz dois meses que estou com dor no estômago todos os dias. Não sinto nenhum outro sintoma, apenas d
Faz dois meses que estou com dor no estômago todos os dias. Não sinto nenhum outro sintoma, apenas dor. Mudei minha dieta e não adiantou. É uma dor que passa pelo esofago e vai para o estômago, dói o peito e desce para embaixo da costela no lado esquerdo. Já fiz eletrocardiograma, exames de marcadores…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ola, o ideal é passar por uma consulta com um especialista, pois sintomas assim e com tempo arrastado podem gerar complicações mais graves. Não ignore os sintomas e busque atenção especializada…
-
A médica me passou omeprazol por 30 dias e tomar em jejum, estou tomando todos os dias de manhã depo
A médica me passou omeprazol por 30 dias e tomar em jejum, estou tomando todos os dias de manhã depois que acordo, mas estou com diarreia. Posso mudar o horário?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Omeprazol é uma medicação que idealmente deve ser tomada pela manhã em jejum mesmo, porém em alguns pacientes pode apresentar esse efeito adverso. Procure um especialista e veja a possibilidade…
-
Boa noite. O SUS distribui o Pentasa de 1 ou 2g, para pacientes de retocolite?
Boa noite. O SUS distribui o Pentasa de 1 ou 2g, para pacientes de retocolite?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Para conseguir mesalazina pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é necessário seguir alguns passos. Inicialmente, é preciso consultar um médico para avaliação e diagnóstico, e, se indicado, obter uma…
-
Na crise aguda da diverticulite (primeira semana) posso consumir proteínas?Quais?
Na crise aguda da diverticulite (primeira semana) posso consumir proteínas?Quais?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, pode sim. É importante manter uma dieta balanceada. Durante uma crise iniciamos a dieta com uma dieta mais leve, sem tantos resíduos (fibras) para descansar o intestino e dar tempo de desinflamar,…
-
Fiz tratamento de h pylori com esogastro por 14 dias gostaria de saber após quanto tempo após o fina
Fiz tratamento de h pylori com esogastro por 14 dias gostaria de saber após quanto tempo após o final desse tratamento posso fazer outra endoscopia para saber se o tratamento deu certo e eliminou a bactéria
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Geralmente aguardamos um período de 4 semanas após o termino do tratamento para realizar o exame de controle.
-
Tenho 20 anos e me operei de hérnia inguinal. Tenho 3 meses de operado e faço 4 meses no dia 20 de
Tenho 20 anos e me operei de hérnia inguinal.
Tenho 3 meses de operado e faço 4 meses no dia 20 de setembro de 2025, posso jogar futebol com 6 meses de operado? A cirurgia foi aberta e já cicatrizou o local!!!RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
para reiniciar as atividade físicas após a cirurgia é sempre importante a liberação do seu médico cirurgião. Em cirurgias por video o paciente consegue retornar as atividades mais…
-
Tem como cuidar da visicula sem tirar ?Há essa possibilidade?
Tem como cuidar da visicula sem tirar ?Há essa possibilidade?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
uma vez identificados calculos em sua vesícula jamais realize tratamentos para "expulsar"esses calculos, pois isso pode agravar ainda mais o quadro levando a uma pancreatite,…
-
Minha gastro me receitou inzelm 20mg por 2 meses para refluxo. Foi ótimo. Mas, agora que eu parei, o
Minha gastro me receitou inzelm 20mg por 2 meses para refluxo. Foi ótimo. Mas, agora que eu parei, o refluxo voltou. Esse medicamento pode ser tomado de forma contínua?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
primeiramente precisamos verificar a necessidade de uma medicação com essa potência. Existem diversos graus de refluxo, esofagite e gastrite. Sempre importante entender a causa…
-
Fiz cirurgia de hérnia inguinal bilateral e cinco dias após meu pênis está apresentando um inchaço s
Fiz cirurgia de hérnia inguinal bilateral e cinco dias após meu pênis está apresentando um inchaço sem dor, é normal ou como proceder?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
muitas vezes após uma cirurgia de hérnia inguinal podem surgir hematomas na região inguinal ou escrotal. O acompanhamento pós operatório com um especialiosta é essencial para avaliar…
-
Olá, gostaria de sanar uma dúvida se puderem, a mais ou menos 11 meses descobri por meio de endoscop
Olá, gostaria de sanar uma dúvida se puderem, a mais ou menos 11 meses descobri por meio de endoscopia que tenho refluxo, tive esofagite grau A e bulboduodenite leve, porém fiz endoscopia novamente agora e tinha dois pólipos que foram retirados para biopsia, gostaria de entender como esses pólipos…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
precisamos entender qual o tipo desses pólipos, pois existem muitas variantes. desde pólipos inflamatórios benignos até os malignos. Fique atenta ao resultado da patologia e procure…
-
é possível o apêndice estar dobrado e depois voltar ao normal somente com antibióticos? E se for, é
é possível o apêndice estar dobrado e depois voltar ao normal somente com antibióticos? E se for, é perigoso para o paciente?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde, acredito que você esteja preocupado com a inflamação do apendice. Neste caso se torna uma cirurgia de urgencia. Podemos até complementar ocm antibioticos,porém a cirurgia é mandatoria…
-
Gostaria de saber o que é gastrite crônica ativa moderada com leve atrofia nas grandulas é mesma coi
Gostaria de saber o que é gastrite crônica ativa moderada com leve atrofia nas grandulas é mesma coisa de gastrite atrófica
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
gastrites não são todas iguais. Depende do grau de inflamação e tipo. Busque a orientação de um especialista para não deixar algo mais grave passar.
um abs!
-
Telas dobrar tem sempre necessidade de por outra, ou pode deixar sem ? E pode deixar assim, ou e obr
Telas dobrar tem sempre necessidade de por outra, ou pode deixar sem ? E pode deixar assim, ou e obrigatório nova cirurgia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
é sempre importante avaliar como foi a sua cirurgia, a tecnica utilizada e material empregado. Existem casos em que a tela pode ser mantida, porem necessita de avaliação do especialista!
-
Tenho uma hernia hiatal moderada, posso conviver com ela p sempre sem precisar cirurgia?
Tenho uma hernia hiatal moderada, posso conviver com ela p sempre sem precisar cirurgia?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
veja, a hérnia é uma doença que precisa ser avaliada individualmente. Dependerá muito dos sintomas, proporções de sua hérnia e presença ou não de esofagite, alterações inflamatórias…
-
FIZ A CIRUGIA DO REFLUXO A MUITO TEMPO , NÃO CONSIGO VOMITAR MAIS AINDA SINTO AZIA OQUE FAZER SERIA
Fiz a cirugia do refluxo a muito tempo , não consigo vomitar mais ainda sinto azia oque fazer seria alimentação?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde,
é sempre importante entender o quadro como um todo. Habitos, medicações em uso e qual tecnica cirurgica foi empregada em seu caso. Procure um especialista, pois sintomas recorrentes…
-
Posso realizar o teste de antígeno fecal para Hpyroli depois de ter tomado fluconazol e nistatina or
Posso realizar o teste de antígeno fecal para Hpyroli depois de ter tomado fluconazol e nistatina oral?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, você pode realizar o teste de antígeno fecal para Helicobacter pylori após uso de fluconazol e nistatina oral, pois esses medicamentos não interferem no resultado.
Fluconazol…
-
Olá!O gastro me receitou antibiótico por 7 dias. Como comecei
Olá!
O gastro me receitou antibiótico por 7 dias.
Como comecei a noite, devo finaliza-lo a noite também?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa noite, o ideal seria fazer o curso de 7 dias completos, a depender da posologia você irá sim terminar a noite.
Autor
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…