Perguntas do paciente (52)
-
Estou tomando 5mg de tapazol minha garganta inflamou sem febre vi sobre q pode ser o tapazol será?
Estou tomando 5mg de tapazol minha garganta inflamou sem febre vi sobre q pode ser o tapazol será?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode ser sim uma reação ao Tapazol, embora muitas vezes a dor de garganta tenha outras causas, como infecções comuns. Esse medicamento raramente pode causar uma alteração nas células de defesa,… Mais
-
Triglicerideo em 170 em uma criança de 3 anos oque devo fazer?
Triglicerideo em 170 em uma criança de 3 anos oque devo fazer? Qual especialista devo procurar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O ideal é procurar um endocrinologista pediátrico, que poderá avaliar causas, solicitar exames complementares e orientar mudanças na alimentação e no estilo de vida, se necessário.
-
Minha filha tem 10 anos e nos exames de ultrassom não mostra os ovarios, isso é normal?
Minha filha tem 10 anos e nos exames de ultrassom não mostra os ovarios, isso é normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode acontecer de que nem sempre a ultrassom consiga visualizar claramente os ovários. Isso pode acontecer por questões técnicas do exame, posição dos órgãos ou características da própria criança.… Mais
-
Minha filha tem 10 anos e faz uso de lectrun a 3 meses é normal ocorrer sangramento?
Minha filha tem 10 anos e faz uso de lectrun a 3 meses é normal ocorrer sangramento?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O sangramento pode ocorrer na primeira dose e após aumento nas dosagens do lectrum. O ideal é comunicar seu endocrinologista pediátrico para entender o padrão do acontecimento, correlacionando… Mais
-
Boa tarde Tenho 59 anos,faço reposição hormonal para menopausa,tenho hipotireoidismo e Hashimoto,fiz
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! 137 mcg costuma ser uma dosagem adequada ou até alta a depender do contexto. Na consulta com endocrinologista, avaliamos diversos interferentes relacionados com uso da medicação em busca de… Mais
-
tenho Hipertireoidismo e estou tomando Tapazol e Cloridrato de propranolol, faz três meses , estou t
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! É importante avaliar como estão as suas taxas hormonais atuais e aventar a hipótese de eflúvio telógeno, quando existe queda de cabelo cerca de 2-3 meses após um evento estressor e geralmente… Mais
-
Tenho 29 anos, minha testosterona sempre foi abaixo de 500, isso é normal? Mesmo fazendo musculação
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ter testosterona total sempre abaixo de 500 ng/dL aos 29 anos pode ser completamente normal, já que há grande variação individual dentro da faixa normal/fisiológica masculina. O mais importante… Mais
-
Gostaria de uma orientação sobre meu caso porque estou bastante preocupada. Tive uma queda de cabelo
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Você já possui um grau de informação bastante relevante sobre sua saúde. Sim, a principal causa de queda de cabelo em mulhers é o eflúvio telógeno, mas a solicitação de andrógenos nos exames,… Mais
-
Clomifeno pode ser tomado junto com refeições ou é melhor tomar em jejum?
Clomifeno pode ser tomado junto com refeições ou é melhor tomar em jejum?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O Clomifeno pode ser tomado com ou sem alimentos. A absorção não depende significativamente do jejum, então a orientação prática costuma ser:
tomar no mesmo horário todos os dias;
Mais
-
Se a tireoide tiver controlada. Consigo perder peso com a subtramina?
Se a tireoide tiver controlada. Consigo perder peso com a subtramina?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, a sibutramina é um dos tratamentos para Obesidade, mas lembrando que deve ser de forma individualizada, principalmente devido a grande possibilidade de efeitos adversos relacionados, infelizmente,… Mais
-
Hashimoto + hipotireoidismo causa baixa de plaquetas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Muito raramento o hipotireoidismo em si, mas considerando como causa a Tireoidite de Hashimoto, podem coexistir outras doenças autoimunes que valem a pena o rastreio. Em caso de dúvidas, sugiro… Mais
-
Minha filha tem 8 anos e a idade óssea de 10 anos! Todos os exames dela deu normal,foi descartado a
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode estar relacionado ao padrão familiar de crescimento, especialmente se os pais forem mais altos, tiverem maturação mais rápida na infância ou histórico de “crescimento adiantado”. Uma idade… Mais
-
Estou tratando hipertiroidismo desde ano passado e o TRAB deu negativo tenho que repetir esse ano? P
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O acompanhamento do hipertireoidismo secundário a Doença de Graves deve ser contínuo. O TRAB é um excelente marcador da doença, comumente solicitado na rotina dos exames tireoidianos. Sugiro uma… Mais
-
Oi ,meu filho tem 13 anos 1m e 84 cm,estou preocupada, o pai ( falecido) não era tão alto e eu tenho
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! O médico responsável pela investigação de alterações do crescimento, incluindo baixa ou alta estatura é o Endocrinologista. Todo quadro que é diferente da genética esperada merece uma investigação.… Mais
-
Foi encontrado em meu exame LH, FSH , estradiol baixo , prolactina alterada . Menstruação com nive
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! É uma situação possível sim, tudo depende da presença de sintomas e dos níveis encontrados de prolactina. Lembrando que existem outras condições para prolactina elevada que devem ser investigadas… Mais
-
O doutor falou que a caneta Poviztra 2,4mg que ele me receitou tem 300 cliques, o que na dose que an
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Essa é uma situação off-label (ou seja, fora da bula), em que para reduzir o custo com a medicação e promover um uso contínuo, fazemos as dosagens através de cliques. É uma estratégia muito boa,… Mais
-
Minha cabeça está doendo toda manha depois que passei usar glifage a noite
Minha cabeça está doendo toda manha depois que passei usar glifage a noite. É normal?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Efeitos adversos com glifage são comuns e possíveis. Dores de cabeça são efeitos comuns para medicações em geral, porém, os principais com o uso do glifage são os efeitos gastrointestinais,… Mais
-
Sou diabético tipo 2 estou perdendo muito peso o que devo fazer?
Sou diabético tipo 2 estou perdendo muito peso o que devo fazer?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Essa é uma situação que merece atenção especial, idealmente com uma avaliação em consulta de endocrinologia urgente ou ida em pronto socorro. A perda de peso associado ao diabetes tipo 2,… Mais
-
A partir de quantos dias (em média) observam-se os primeiros sinais da atuação da semaglutida (ozemp
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Boa tarde! Não existe uma resposta espefícica, cada organismo acaba respondendo de uma forma, mas em geral, a primeira dose e nas primeiras semanas não ocorre um ganho de peso muito expressivo.… Mais
-
Esqueci e tomei 2 forxiga e agora o que faço? É perigoso o que preciso fazer ?
Esqueci e tomei 2 forxiga e agora o que faço? É perigoso o que preciso fazer ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá! Não é uma medicação perigosa. Não precisa se preocupar. Os riscos principais em pacientes em uso de forxiga estão relacionados aos "dias de doença" em que é recomendado suspender… Mais
Autor
Perguntas frequentes
-
Oi. A ansiedade social "longa". e o TPE podem ser confundidos num paciente? Ou a linha é tão tênue q
Olá, tudo bem?
Boa pergunta, e a sua dúvida faz sentido. Estou…