Perguntas do paciente (54)

  • Tenho 75 anos, sou diabético a 16 anos e estou com uma diarreia muito forte. Posso tomar IMOSEC?

    Tenho 75 anos, sou diabético a 16 anos e estou com uma diarreia muito forte. Posso tomar IMOSEC?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, é importante procurar atendimento médico para avaliar melhor a causa dessa diarreia, tempo de evolução e outros sintomas associados.
    Em casos infecciosos por exemplo, o uso do Imosec…


  • Eu devo tomar esomeprazol 40mg antes ou depois de Rybelsus 3mg? O esomeprazol afeta em algo a eficác

    Eu devo tomar esomeprazol 40mg antes ou depois de Rybelsus 3mg? O esomeprazol afeta em algo a eficácia do Rybelsus?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, essa é uma dúvida muito frequente.
    O Rybelsus tem que ser tomado primeiro, para não haver nenhuma interferência na sua absorção.
    Lembrar que a tomada tem que ser em jejum e com…


  • Olá, sou diabética tenho 50 anos, pressão alta e tenho tireóide te de Hashimoto. Verifique a minha d

    Olá, sou diabética tenho 50 anos, pressão alta e tenho tireóide te de Hashimoto. Verifique a minha diabetes em casa e deu 330. Quando isso acontece tem algo que eu possa fazer de imediato??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, valores elevados do dextro realmente nos deixam muito assustados e, é importante tirar dúvida sobre o que fazer.
    Se essas aferições mantém persistentemente elevadas, principalmente associadas…


  • Fiz biópsia de um nódulo da tireóide há 6 dias e ainda estou com a garganta ardendo um pouco, rouqui

    Fiz biópsia de um nódulo da tireóide há 6 dias e ainda estou com a garganta ardendo um pouco, rouquidão leve e bastante secura, mas todos esses sintomas na altura da faringe, mesmo bebendo água. Tem algo a ver com a biópsia? Ainda é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, os principal sintoma que pode ocorrer após uma punção de nódulo é dor local e algum hematoma.
    Os sintomas descritos por você provavelmente estão relacionados a uma inflamação/infecção…


  • Qual o melhor horário pra tomar a insulina NPH a noite? Toma e verifica-se 2 horas depois é isso?

    Qual o melhor horário pra tomar a insulina NPH a noite? Toma e verifica-se 2 horas depois é isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, a insulina NPH noturna deve ser tomada antes de dormir. Não há necessidade de verificar o dextro 2 horas depois pois, essa é uma insulina de ação lenta, seu objetivo é manter a glicemia estável…


  • Olá meu exame de hormônio tireoestimulante resultado 0;89uUI/ml Está normal? Tenho 43 anos Gra

    Olá meu exame de hormônio tireoestimulante resultado 0;89uUI/ml
    Está normal? Tenho 43 anos

    Gratidão

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, o valor da normalidade do TSH geralmente está entre 0,45 e 4,5uUI/mL, mas isso pode variar de acordo com o laboratório. É importante realizar avaliação médica, principalmente se você está…


  • Meu anti corpo da tireóide deu 1.300 ,,ths normal e t4 normal!

    Meu anti corpo da tireóide deu 1.300 ,,ths normal e t4 normal!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, quando os auto-anticorpos tireoidianos (anti-tireoperoxidase e anti-tireoglobulina) estão positivos, mas a função tireoidiana está normal, pode significar estágio inicial da doença auto-imune.…


  • Estou tomando o remédio levotiroxina para tireóide e vou começar a timar sibutramina pra emagrecer e

    Estou tomando o remédio levotiroxina para tireóide e vou começar a timar sibutramina pra emagrecer eu posso tomar os dois pois tenho hipotireoidismo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, como você tem hipotireoidismo, deve manter a levotiroxina. Não tem nenhuma interação direta, o que vale prestar atenção é que, a levotiroxina deve ser tomada sempre sozinha em jejum e, aguardar…


  • Tomei 10.000 de vit D por dia durante 3 meses, quando fiz exame para conferir ela tinha saltado de 2

    Tomei 10.000 de vit D por dia durante 3 meses, quando fiz exame para conferir ela tinha saltado de 23 ng/ml para 225 ng/ml. Já repeti o exame duas vezes e realmente está nesse nível. Cálcio sérico em 10.2 ng/ml, TGO, TGP e creatinina normais. Não tive sintomas de intoxicação. Devo me preocupar?…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, o aumento ocorreu devido a dose muito alta e o tempo de uso que você fez de vitamina D.
    Quando propomos dose de ataque, para termos uma elevação rápida de vitamina D, deixamos 50000UI/semana,…


  • Boa noite! Posso tomar 40 mg de tapazol de uma vez? O médico me passou fracionado de 8 em 8 hrs send

    Boa noite! Posso tomar 40 mg de tapazol de uma vez? O médico me passou fracionado de 8 em 8 hrs sendo 2 pela manhã, 1 a tarde e outro a noite, o problema e que esqueço de tomar o da tarde.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, a dose do tapazol é feita em uma única tomada pela manhã. A medicação para tratamento de hipertireoidismo que é dividida em 3 tomadas é o propiltiuracil
    É sempre importante avaliar se…


  • Por favor, Se a hemoglobina glicada der acima 4,5, mas glicemia em jejum, pré e pós prandial alterad

    Por favor, Se a hemoglobina glicada der acima 4,5, mas glicemia em jejum, pré e pós prandial alterada mas ainda dentro do limite, pode fechar diagnostico de diabetes?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá.
    O diagnóstico de diabetes é dado quando tem pelo menos 2 alterações nos exames de sangue, com hemoglobina glicada > 6,4, glicemia de jejum > 125, teste de tolerancia oral a glicose…


  • Tomo Nesina Met, (alogliptina + cloridrato de metformina) 2,5mg + 850mg tenho duvidas eu normalmente

    Tomo Nesina Met, (alogliptina + cloridrato de metformina) 2,5mg + 850mg tenho duvidas eu normalmente tomo apos o cafe da manha e tomo a noite apos a janta porem tem dias que chego tarde do trabalho e acabo jantando mais tarde e tomando o medicamento mais tarde diferença de uma a duas horas do…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, a orientação para tomada da medicação após a refeição é visando minimizar possíveis efeitos colaterais, tomar em outro horário não altera o funcionamento dela.
    Em relação a alimentação…


  • Boa Noite .. Minha mãe faz uso do Forxiga pela manhã. Glicazida 30 mg pela manhã. Glifage XR 500

    Boa Noite ..
    Minha mãe faz uso do Forxiga pela manhã.
    Glicazida 30 mg pela manhã.
    Glifage XR 500 mg um depois do almoço e um após o jantar .

    O certo não seria usar o forxiga junto com o glifage ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, não há necessidade de utilizar as 2 medicações ao mesmo tempo. Ambas são de liberação prolongada, podendo tanto ser tomadas no mesmo horário, quanto em horários diferentes.
    O mais importante…


  • Olá ! Tenho 51 anos e recentemente fiz alguns exames de rotina. Me assustei com os baixos níveis de

    Olá ! Tenho 51 anos e recentemente fiz alguns exames de rotina. Me assustei com os baixos níveis de testosterona total e livre (150 e 2,8 ng/ml, respectivamente), o que condiz com os sintomas de cansaço intenso e total perda de libido, irritabilidade constante, etc. Os exames mostraram também…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, frente as queixas que você tem apresentado, junto ao resultado dos exames, é fundamental acompanhamento com endocrinologista para definir a melhor terapêutica.
    Inicialmente é importante…


  • Estou tomando puran t4 37,5 a menos de 1 mês e já perdi 2 kilos, tem alguma forma de eu continuar to

    Estou tomando puran t4 37,5 a menos de 1 mês e já perdi 2 kilos, tem alguma forma de eu continuar tomando o medicamento sem perder peso ? Pois já sou muito magra.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, o puran não é para levar a perda de peso. Isso acontece caso não haja necessidade de tratar, ou se a dose da medicação estiver muito alta.
    Sendo fundamental avaliar tanto a indicação,…


  • Olá! Sou mulher de 25 anos diagnosticada há poucos dias com Hipertiroidismo tendo meu TSH em 0,005.

    Olá! Sou mulher de 25 anos diagnosticada há poucos dias com Hipertiroidismo tendo meu TSH em 0,005. Minha família tem histórico de problemas na tireoide. Gostaria de saber se posso praticar atividade física, seja leve como um pilates ou mais intensa como corrida (gosto muito de correr). Não tenho…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, é fundamental acompanhamento médico regular para avaliar como está sendo sua resposta ao tratamento do hipertireoidismo e, caso mantenha com a função alterada, avaliar otimização da terapia,…


  • não consigo encontrar a insulina glulisina apidra em lugar nenhum, posso trocar a minha insulina de

    não consigo encontrar a insulina glulisina apidra em lugar nenhum, posso trocar a minha insulina de ação rápida?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, como alternativa a insulina Glulisina, temos a insulina Asparte. Ambas tem perfil de ação similar, devendo ser aplicadas cerca de 15 minutos antes de comer e, geralmente a dose é parecida.


  • Olá gostaria de saber se quem tem pedra na vesícula pode tomar a injeção monjauro para emagrecer ,já

    Olá gostaria de saber se quem tem pedra na vesícula pode tomar a injeção monjauro para emagrecer ,já vi muitas pessoas dizerem que a injeção pode desencadear crises na vesícula.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, não é a medicação que predispõe a formação de cálculo na vesícula biliar e sim a perda de peso.
    Muitas vezes o que optamos fazer é a retirada cirurgica da vesícula antes de iniciar a…


  • Minha mãe tem litíase biliar há muitos anos e começou a usar o Wegovy para perder peso, é muito arri

    Minha mãe tem litíase biliar há muitos anos e começou a usar o Wegovy para perder peso, é muito arriscado ela usar este medicamento sendo portadora da disfunção orgânica supracitada ou é seguro?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Quando perdemos peso aumenta a chance de se formar cálculos biliares. Quando você já tem isso pode piorar, tendo o risco de obstruir/inflamar a vesícula.
    O ideal, antes de propor a terapia…


  • Boa tarde.. faço uso de 1ml de testosterona por semana de acordo com o médico é uma base boa pra aum

    Boa tarde.. faço uso de 1ml de testosterona por semana de acordo com o médico é uma base boa pra aumento de massa magra estou dentro do limite? Ou está alta a dosagem? Devo buscar uma outra opinião? Alguém pode me orientar.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Guilherme Cavazzani Vaccarezza

    Olá, tudo bem?
    O uso da testosterona está indicado apenas nos casos de pessoas que tem produção deficiente do hormonio, confirmada após investigação.
    Não existe indicação para aumento…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.