Perguntas do paciente (53)
-
Como identificar dificuldades cognitivas em uma pessoa adulta ?
Como identificar dificuldades cognitivas em uma pessoa adulta ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Dificuldade de atenção e concentração, esquecimentos frequentes, lentidão no raciocínio, dificuldade para organizar tarefas, compreender informações ou tomar decisões. Também podem ocorrer mudanças…
-
Como a família pode ajudar um parente com Funcionamento Intelectual Limítrofe (FIL), Transtorno de P
Como a família pode ajudar um parente com Funcionamento Intelectual Limítrofe (FIL), Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno Misto Ansioso e Depressivo (TMAD) após a avaliação neuropsicológica ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A família pode ajudar oferecendo rotina estruturada, comunicação clara e acolhedora, limites consistentes e incentivo à autonomia, além de apoiar o tratamento e evitar reforçar comportamentos disfuncionais…
-
O que é exatamente o processamento figurativo? .
O que é exatamente o processamento figurativo? .
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O processamento figurativo é a forma como o cérebro entende e cria imagens mentais, metáforas e significados simbólicos — indo além do que é literal. Se quiser, dá pra explorar como isso aparece…
-
Como a memória operacional influencia o processamento figurativo?
Como a memória operacional influencia o processamento figurativo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A memória operacional sustenta e manipula temporariamente imagens mentais, permitindo comparar, transformar e integrar elementos visuais; assim, quanto mais eficiente ela for, mais preciso e rápido…
-
Sinestetas são mais propensos a ser canhotos? Por que ? .
Sinestetas são mais propensos a ser canhotos? Por que ? .
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Há indícios de que pessoas com sinestesia podem ser um pouco mais propensas ao canhotismo, possivelmente por diferenças na organização e conexão entre áreas do cérebro — mas isso não é uma regra.
-
. Por que a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é considerada hiper-reativa?
. Por que a pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é considerada hiper-reativa?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A pessoa com Transtorno de Personalidade Borderline é considerada hiper-reativa porque tem um limiar emocional baixo e alta intensidade de resposta
-
O que é a "falha de integração afetivo-cognitiva" no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?”
O que é a "falha de integração afetivo-cognitiva" no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?”
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A “falha de integração afetivo-cognitiva” no Transtorno de Personalidade Borderline é a dificuldade de equilibrar emoção e pensamento.
-
Qual a relação entre baixo limiar e a "visão em preto e branco" (splitting)?
Qual a relação entre baixo limiar e a "visão em preto e branco" (splitting)?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A relação é que um baixo limiar emocional faz a pessoa reagir com muita intensidade a estímulos pequenos.
-
Eu vivo em alerta no meu relacionamento. Mesmo sem motivos concretos, eu sinto que algo ruim vai aco
Eu vivo em alerta no meu relacionamento. Mesmo sem motivos concretos, eu sinto que algo ruim vai acontecer, como uma traição. Isso me deixa ansiosa e eu não consigo relaxar. Quando ele sai entro em p}ânico, não durmo, vivo no alerta, choro muito e não consigo controlar que penso. Se ele meche…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Isso parece estar muito ligado à ansiedade e insegurança no vínculo, que te colocam em estado constante de alerta — e isso realmente cansa muito.
O mais importante é: sim, vale buscar ajuda…
-
Já sou adulta e tenho uma mania desde de criança de sucção da língua e alisar panos específicos (inc
Já sou adulta e tenho uma mania desde de criança de sucção da língua e alisar panos específicos (inclusive já separei até uma blusa da minha filha pra isso) me acalma, me dá sono. O ruim é que eu paro no tempo, se eu puder passo o dia todos assim. Já tentei parar mas é difícil, quando não tô…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O que você descreve faz bastante sentido do ponto de vista psicológico — e não é “estranho” ou incomum como pode parecer. Esse tipo de comportamento costuma funcionar como uma forma de autorregulação…
-
Eu tenho um adolescente que com 15 anos era um adolescente alegre que e enturmava com todos tinha vá
Eu tenho um adolescente que com 15 anos era um adolescente alegre que e enturmava com todos tinha vários amigos depois que completou 16 se isolou só quer fica dentro do quarto no celular se afastou dos amigos se afastou da família,ele fala que não tem amigos gosta de ficar sozinho, gosta de ler…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Houve uma mudança importante (isolamento, desânimo), e isso merece atenção.
Tente um(a) psicólogo(a), apresentando como um espaço de escuta, não obrigação.
Em casa, mantenha vínculo…
-
Porque sinto que nao sou querida entres meus irmaos?
Porque sinto que nao sou querida entres meus irmaos?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esse sentimento pode vir de interpretações, comparações ou experiências na família, nem sempre significa que você não é querida, mas sim como isso está sendo sentido.
Se quiser, posso te…
-
Eu tenho um vínculo emocional muito forte com um personagem fictício, que funciona como meu principa
Eu tenho um vínculo emocional muito forte com um personagem fictício, que funciona como meu principal porto seguro e suporte emocional durante crises de depressão e ansiedade. No entanto, ultimamente tenho vivido um ciclo angustiante:
Quando estou em crise, sinto uma necessidade…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Isso pode ser um “efeito rebote”: depois de muita intensidade emocional, o cérebro reduz os sentimentos para se proteger, gerando essa sensação de anestesia, que é comum.
O vínculo com o…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…