Perguntas do paciente (258)
-
Um individuo que nao tenha Pai, Mãe, Tios, Avos e Primos com esquizofrenia pode se considerar que nao
Um individuo que nao tenha Pai, Mãe, Tios, Avos e Primos com esquizofrenia pode se considerar que nao possua a genetica da doença?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não, a história familiar significa muito sim e nessa situação relatada por você, a probabilidade desse indivíduo não ser esquizofrênico, considerando apenas o ponto de vista que você citou, o genético…
-
o que acontece com uma pessoa com transtorno bipolar que não faz tratamento ?
o que acontece com uma pessoa com transtorno bipolar que não faz tratamento ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Vai ser constantemente internado em crise maníaca, muito provavelmente. O prognóstico vai ser ruim e cada crise mais demorada, grave e de mais difícil manejo.
-
Ela e um anti alergico?
Ela e um anti alergico?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não, Gardenal é da classe dos antiepilépticos/convulsivantes e não tem nenhuma função como antialérgico.
-
Meu sobrinho de 4 anos está tomando 6 gotas de Neozine a noite e 4 gotas pela manhã. Faz 12 dias que
Meu sobrinho de 4 anos está tomando 6 gotas de Neozine a noite e 4 gotas pela manhã. Faz 12 dias que ele toma e não está se dando bem. Posso parar de uma vez ou precisa desmamar? Deus abençoe.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não tem problema interromper sem fazer desmame progressivo.
-
Estava tomando 10 mg de escitalopram há 3 anos. Senti que voltou o pânico e meu médico aumentou pra
Estava tomando 10 mg de escitalopram há 3 anos. Senti que voltou o pânico e meu médico aumentou pra 15mg. Sinto muitos sintomas de ansiedade. Faz cerca de 6 semanas que estou tomando esta dose. Me preocupo. Isso vai passar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A conduta de ir aumentando a dosagem está correta, a dose para os transtornos de ansiedade costuma ser maior mesmo comparado ao tratamento dos transtorno de humor. Acredito que essa dosagem ainda…
-
Quando o paciente bipolar está em fase de maníaca de euforia é recomendado o ECT?
Quando o paciente bipolar está em fase de maníaca de euforia é recomendado o ECT?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não, no caso descrito a primeira escolha é o uso de neurolepticos (em estado maníaco com sintomas psicóticos principalmente) e estabilizadores de humor. ECT tem indicação na depressão refratária…
-
É indicado o uso de DHEA como coadjuvante para o desmame do clonazepam?
É indicado o uso de DHEA como coadjuvante para o desmame do clonazepam?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não. O DHEA é um precursor hormonal naturalmente sintetizado pelo organismo, com o avançar da idade ocorre um declínio. Atualmente algumas pessoas fazem uso de suplementos dessa substância mas…
-
Aumento na dosagem de sertralina pode causar piora da ansiedade?
Aumento na dosagem de sertralina pode causar piora da ansiedade?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Como os colegas acima falaram pode sim, mas apenas logo após a introdução da medicação/aumento. Depois de 3,4 semanas tomando e sentindo a ansiedade pior não é esperado, o efeito deveria ser o…
-
Olá,já tem 4 meses que tomo Donaren 50 mg, olcadil 1 mg e durante o dia o Venlafaxina, agora estou
Olá,já tem 4 meses que tomo Donaren 50 mg, olcadil 1 mg e durante o dia o Venlafaxina, agora estou fazendo o desmame de forma gradual,como a dra pediu,porem estou sentindo umas especie de choque quando fecho os olhos e muita sonolencia/molez durante o dia e frio na barriga pela manha, isso e…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É normal se o desmame da venlafaxina não for cuidadoso. Chamamos de síndrome de rebote e os sintomas são bastante parecidos com o que está relatando, mas isso só acontece quando o paciente para…
-
50 mg de Quetiapina é uma boa dose para insônia, ansiedade e depressão?
50 mg de Quetiapina é uma boa dose para insônia, ansiedade e depressão?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Apenas quetiapina, em qualquer dosagem, não está indicado para o tratamento de qualquer tipo de depressão ou/e transtorno de ansiedade.
-
Resolvendo a causa de uma insônia primária, sendo ela de causa psicológica, ela tende a melhorar ?
Resolvendo a causa de uma insônia primária, sendo ela de causa psicológica, ela tende a melhorar ?
Porque algumas pessoas passam anos sem conseguir resolver a causa dessa insonia, seria por algum relaxamento ou acomodação dessa pessoa em descobrir a causa?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Muitas vezes o paciente acaba vendo na medicação uma solução para o resto de suas vidas, quando deveria ser para o uso temporário enquanto descobrimos a causa da insônia e a tratamos.
-
Haldol tem interaçoes com anestesia dentaria?
Haldol tem interaçoes com anestesia dentaria?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não. Comunique ao seu médico psiquiatra sobre o dia que fará o procedimento e ao dentista. Como o colega acima falou, só mesmo a sonolência, estou de acordo, mas se você já faz uso de haldol há…
-
A Amitriptilina tem alguma eficácia no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo?
A Amitriptilina tem alguma eficácia no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Nao, não é a escolha mais adequada, portanto, muito difícil ser eficaz no caso que você relata. Outras medicações, que agem de forma bem diferente dos triciclicos, são sim muito eficazes.
-
É comum receitar Quetiapina 100mg pra induzir o sono em depressao?
É comum receitar Quetiapina 100mg pra induzir o sono em depressao?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não é a melhor opção, ainda assim/alem disso a dosagem está elevada para essa finalidade e você fica exposto(a) a efeitos colaterais bem desagradáveis.
-
Lamotrigina é bom pra isolamento social e embotamento afetivo?
Lamotrigina é bom pra isolamento social e embotamento afetivo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A lamotrigina age como estabilizador do humor com um pequeno efeito positivo no humor depressivo, então, depende da causa do embotamento e do isolamento social. Em pacientes esquizofrênicos, por…
-
Sou bipolar e tenho um zumbido no ouvido de causa desconhecida, nenhum exame detectou a causa, pode ser
Sou bipolar e tenho um zumbido no ouvido de causa desconhecida, nenhum exame detectou a causa, pode ser sintoma da bipolaridade?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sugiro que procure um otorrino para fazer um exame chamado audiometria, além do profissional descartar outras possíveis causas, às vezes até problemas na arcada dentária podem ser causa de zumbido…
-
Quais alimentos devem ser evitados no uso do Depakene?
Quais alimentos devem ser evitados no uso do Depakene?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não existe mesmo restrição de alimentos, porém, como essa medicação pode levar ao aumento de peso, glicemia e as frações do colesterol, aconselho você a seguir com uma prática de exercícios físicos…
-
em quais transtornos a pessoa pode ter o sintoma de neologismos ?
em quais transtornos a pessoa pode ter o sintoma de neologismos ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Esquizofrenia, mais comum na hebefrenica
-
Gostaria de saber, por gentileza, se transtorno bipolar tem cura? Estou ha 2 anos usando Li2CO3 e mantenho-me
Gostaria de saber, por gentileza, se transtorno bipolar tem cura? Estou ha 2 anos usando Li2CO3 e mantenho-me em eutimia desde que foi iniciado o tratamento. Quero ser Perita Federal Criminal e o certame e que no edital consta ser incapacitante a pessoa ter transtornos de humor. O diagnostico…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O transtorno bipolar tem controle e quando bem controlado/tratado acontece o que está acontecendo com você: paciente tem uma vida normal e permanece eutimico. Porém, não é aconselhável parar o…
-
Perdí minha mae no sábado e estoy en depressao nao consigo comer ter vontade de nada so de ficar deitada
Perdí minha mae no sábado e estoy en depressao nao consigo comer ter vontade de nada so de ficar deitada na cama.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Você está triste, em luto, o que é natural/esperado mas é muito cedo para falar em depressão. Se o desconforto persistir por mais 2 semanas, piorar por mais tempo procure por profissionais.
Autor
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…