Perguntas do paciente (258)

  • Um individuo que nao tenha Pai, Mãe, Tios, Avos e Primos com esquizofrenia pode se considerar que nao

    Um individuo que nao tenha Pai, Mãe, Tios, Avos e Primos com esquizofrenia pode se considerar que nao possua a genetica da doença?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não, a história familiar significa muito sim e nessa situação relatada por você, a probabilidade desse indivíduo não ser esquizofrênico, considerando apenas o ponto de vista que você citou, o genético…


  • o que acontece com uma pessoa com transtorno bipolar que não faz tratamento ?

    o que acontece com uma pessoa com transtorno bipolar que não faz tratamento ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Vai ser constantemente internado em crise maníaca, muito provavelmente. O prognóstico vai ser ruim e cada crise mais demorada, grave e de mais difícil manejo.


  • Ela e um anti alergico?

    Ela e um anti alergico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não, Gardenal é da classe dos antiepilépticos/convulsivantes e não tem nenhuma função como antialérgico.


  • Meu sobrinho de 4 anos está tomando 6 gotas de Neozine a noite e 4 gotas pela manhã. Faz 12 dias que

    Meu sobrinho de 4 anos está tomando 6 gotas de Neozine a noite e 4 gotas pela manhã. Faz 12 dias que ele toma e não está se dando bem. Posso parar de uma vez ou precisa desmamar? Deus abençoe.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não tem problema interromper sem fazer desmame progressivo.


  • Estava tomando 10 mg de escitalopram há 3 anos. Senti que voltou o pânico e meu médico aumentou pra

    Estava tomando 10 mg de escitalopram há 3 anos. Senti que voltou o pânico e meu médico aumentou pra 15mg. Sinto muitos sintomas de ansiedade. Faz cerca de 6 semanas que estou tomando esta dose. Me preocupo. Isso vai passar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    A conduta de ir aumentando a dosagem está correta, a dose para os transtornos de ansiedade costuma ser maior mesmo comparado ao tratamento dos transtorno de humor. Acredito que essa dosagem ainda…


  • Quando o paciente bipolar está em fase de maníaca de euforia é recomendado o ECT?

    Quando o paciente bipolar está em fase de maníaca de euforia é recomendado o ECT?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não, no caso descrito a primeira escolha é o uso de neurolepticos (em estado maníaco com sintomas psicóticos principalmente) e estabilizadores de humor. ECT tem indicação na depressão refratária…


  • É indicado o uso de DHEA como coadjuvante para o desmame do clonazepam?

    É indicado o uso de DHEA como coadjuvante para o desmame do clonazepam?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não. O DHEA é um precursor hormonal naturalmente sintetizado pelo organismo, com o avançar da idade ocorre um declínio. Atualmente algumas pessoas fazem uso de suplementos dessa substância mas…


  • Aumento na dosagem de sertralina pode causar piora da ansiedade?

    Aumento na dosagem de sertralina pode causar piora da ansiedade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Como os colegas acima falaram pode sim, mas apenas logo após a introdução da medicação/aumento. Depois de 3,4 semanas tomando e sentindo a ansiedade pior não é esperado, o efeito deveria ser o…


  • Olá,já tem 4 meses que tomo Donaren 50 mg, olcadil 1 mg e durante o dia o Venlafaxina, agora estou

    Olá,já tem 4 meses que tomo Donaren 50 mg, olcadil 1 mg e durante o dia o Venlafaxina, agora estou fazendo o desmame de forma gradual,como a dra pediu,porem estou sentindo umas especie de choque quando fecho os olhos e muita sonolencia/molez durante o dia e frio na barriga pela manha, isso e…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    É normal se o desmame da venlafaxina não for cuidadoso. Chamamos de síndrome de rebote e os sintomas são bastante parecidos com o que está relatando, mas isso só acontece quando o paciente para…


  • 50 mg de Quetiapina é uma boa dose para insônia, ansiedade e depressão?

    50 mg de Quetiapina é uma boa dose para insônia, ansiedade e depressão?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Apenas quetiapina, em qualquer dosagem, não está indicado para o tratamento de qualquer tipo de depressão ou/e transtorno de ansiedade.


  • Resolvendo a causa de uma insônia primária, sendo ela de causa psicológica, ela tende a melhorar ?

    Resolvendo a causa de uma insônia primária, sendo ela de causa psicológica, ela tende a melhorar ?
    Porque algumas pessoas passam anos sem conseguir resolver a causa dessa insonia, seria por algum relaxamento ou acomodação dessa pessoa em descobrir a causa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Muitas vezes o paciente acaba vendo na medicação uma solução para o resto de suas vidas, quando deveria ser para o uso temporário enquanto descobrimos a causa da insônia e a tratamos.


  • Haldol tem interaçoes com anestesia dentaria?

    Haldol tem interaçoes com anestesia dentaria?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não. Comunique ao seu médico psiquiatra sobre o dia que fará o procedimento e ao dentista. Como o colega acima falou, só mesmo a sonolência, estou de acordo, mas se você já faz uso de haldol há…


  • A Amitriptilina tem alguma eficácia no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo?

    A Amitriptilina tem alguma eficácia no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Nao, não é a escolha mais adequada, portanto, muito difícil ser eficaz no caso que você relata. Outras medicações, que agem de forma bem diferente dos triciclicos, são sim muito eficazes.


  • É comum receitar Quetiapina 100mg pra induzir o sono em depressao?

    É comum receitar Quetiapina 100mg pra induzir o sono em depressao?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não é a melhor opção, ainda assim/alem disso a dosagem está elevada para essa finalidade e você fica exposto(a) a efeitos colaterais bem desagradáveis.


  • Lamotrigina é bom pra isolamento social e embotamento afetivo?

    Lamotrigina é bom pra isolamento social e embotamento afetivo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    A lamotrigina age como estabilizador do humor com um pequeno efeito positivo no humor depressivo, então, depende da causa do embotamento e do isolamento social. Em pacientes esquizofrênicos, por…


  • Sou bipolar e tenho um zumbido no ouvido de causa desconhecida, nenhum exame detectou a causa, pode ser

    Sou bipolar e tenho um zumbido no ouvido de causa desconhecida, nenhum exame detectou a causa, pode ser sintoma da bipolaridade?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Sugiro que procure um otorrino para fazer um exame chamado audiometria, além do profissional descartar outras possíveis causas, às vezes até problemas na arcada dentária podem ser causa de zumbido…


  • Quais alimentos devem ser evitados no uso do Depakene?

    Quais alimentos devem ser evitados no uso do Depakene?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não existe mesmo restrição de alimentos, porém, como essa medicação pode levar ao aumento de peso, glicemia e as frações do colesterol, aconselho você a seguir com uma prática de exercícios físicos…


  • em quais transtornos a pessoa pode ter o sintoma de neologismos ?

    em quais transtornos a pessoa pode ter o sintoma de neologismos ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Esquizofrenia, mais comum na hebefrenica


  • Gostaria de saber, por gentileza, se transtorno bipolar tem cura? Estou ha 2 anos usando Li2CO3 e mantenho-me

    Gostaria de saber, por gentileza, se transtorno bipolar tem cura? Estou ha 2 anos usando Li2CO3 e mantenho-me em eutimia desde que foi iniciado o tratamento. Quero ser Perita Federal Criminal e o certame e que no edital consta ser incapacitante a pessoa ter transtornos de humor. O diagnostico…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    O transtorno bipolar tem controle e quando bem controlado/tratado acontece o que está acontecendo com você: paciente tem uma vida normal e permanece eutimico. Porém, não é aconselhável parar o…


  • Perdí minha mae no sábado e estoy en depressao nao consigo comer ter vontade de nada so de ficar deitada

    Perdí minha mae no sábado e estoy en depressao nao consigo comer ter vontade de nada so de ficar deitada na cama.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Você está triste, em luto, o que é natural/esperado mas é muito cedo para falar em depressão. Se o desconforto persistir por mais 2 semanas, piorar por mais tempo procure por profissionais.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.