Perguntas do paciente (258)

  • Na troca de Lexapro 10mg, para Citalopram 20mg é nescessario descontinuar o Lexapro primeiro? Ou pode

    Na troca de Lexapro 10mg, para Citalopram 20mg é nescessario descontinuar o Lexapro primeiro? Ou pode parar e já iniciar o outro?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Pode começar/trocar sem essa descontinuação sim.


  • posso tomar cefaliv para dor de cabeça fazendo uso de lexapro?

    posso tomar cefaliv para dor de cabeça fazendo uso de lexapro?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Pode, desde que seu tratamento para o que chama de "dor de cabeça" esteja sendo acompanhado pelo seu médico. Dor de cabeça pode ter várias causas e o uso de analgésicos não pode ser feito…


  • Meu filho 12 anos toma sertralina 75 mg a 1 ano. Agora o médico acrescentou 400mg de carbolitium por

    Meu filho 12 anos toma sertralina 75 mg a 1 ano. Agora o médico acrescentou 400mg de carbolitium por dia dividido em 2 vezes e ele está extremamente irritado, agressivo, sem paciência. Pode ser efeito colateral do carbolitium?
    Sertralina sempre fez muito bem a ele.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não são efeitos esperados com o uso do lítio porém, você não explicou porque essa medicação foi introduzida. Penso que essa agitação pode já ter começado antes e o médico introduziu o estabilizador…


  • Tomo anti depressivo há 2 anos... Vi uma grande melhora desde o início do tratamento até hoje. Mas

    Tomo anti depressivo há 2 anos... Vi uma grande melhora desde o início do tratamento até hoje. Mas tenho sentido alguns medos ao dormir. Sinto insônia e quando fecho os olhos e estou qse apagando, abro os olhos assustada, com a sensação de que algo ruim está tentando me pegar. Pode ser da depressão?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Somos seres biopsicosociais, nem tudo que você sente está relacionado aos remédios e o seu diagnóstico em si, que ao que parece pela sua descrição já entraram em remissao. Parece que esse incômodo…


  • Tenho uma amiga q tem bipolar esta doença pode dar em uma jovem de 25 anos porque tem medico que dis

    Tenho uma amiga q tem bipolar esta doença pode dar em uma jovem de 25 anos porque tem medico que dis que tem cura outro nao.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Em geral a primeira crise maníaca que faz com que esse diagnóstico seja dado acontece até o início da terceira década de vida, aos 25 já é possível sim fazer esse diagnóstico. Tem controle, raramente…


  • Eu percebi nos últimos dois meses que tenho reagido de forma involuntária a sons de alta intensidade(cheguei

    Eu percebi nos últimos dois meses que tenho reagido de forma involuntária a sons de alta intensidade(cheguei a gritar e até mesmo rir com os sustos).Tenho 19 anos e gostaria de saber se isso é um sintoma de esquizofrenia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não parece, o que você relatou é muito inespecífico e pode ser uma série de outras coisas. Convém de qualquer maneira passar por uma avaliação e uma conversa para tirar sua dúvida e entender o…


  • Clopixol pode causar distúrbios sexuais como: falta de desejo, dificuldade em manter a ereção, problemas

    Clopixol pode causar distúrbios sexuais como: falta de desejo, dificuldade em manter a ereção, problemas de ejaculação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Podem ocorrer mas não são comuns. Primeiro aconselho você procurar um urologista para descartar e diagnosticar outras situações que provavelmente estão levando a queda da libido e disfunção erétil.…


  • Porque é tão difícil chegar a uma medicação certa para uma pessoa de 77 anos que está desde junho

    Porque é tão difícil chegar a uma medicação certa para uma pessoa de 77 anos que está desde junho ainda tem delírios, alucinações,etc?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Depende do diagnóstico, nessa idade muitos fatores podem estar desencadeando o quadro psicótico.


  • Tenho TAG e quadros de pânico e tomava há 9 anos Paroxetina. Estou em crise forte há 3 semanas e resolvi

    Tenho TAG e quadros de pânico e tomava há 9 anos Paroxetina. Estou em crise forte há 3 semanas e resolvi procurar outro psiquiatra. Ele trocou por Desvenlafaxina de 50mg há 5 dias e estou muito mal, vômitos, ansiedade ao extremo e nem o alprazolam de 0,5 está me ajudando.Devo persistir no remedio?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    As medicações, quando bem prescritas, não devem apenas causar melhora/remissão dos sintomas mas também não apresentarem efeitos colaterais em demasia e serem bem adaptados pelo organismo. Após…


  • O meu filho tem 27 anos sofre com transtorno bipolar afetivo, ele toma olanzapina de 10 mg por dia. Levei

    O meu filho tem 27 anos sofre com transtorno bipolar afetivo, ele toma
    olanzapina de 10 mg por dia.
    Levei ao Psiquiatra e ele passou depakote 125mg, sendo que ele sai todo final de semana, e quando sai acaba bebendo.
    Não sei o que faço, se dou depakote?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Será perigoso interromper o estabilizador de humor, pode desencadear uma crises maníaca. Claro que há a interação com o álcool e é potencialmente perigoso é prejudicial mas é muito ruim para o…


  • Já tomei vários tipos de remédios para ansiedade porém nenhum faz efeito, não consigo sair de casa

    Já tomei vários tipos de remédios para ansiedade porém nenhum faz efeito, não consigo sair de casa faz 1 ano e meio que eu passo mal ( mal estar, tontura, medo, sensação de loucura), o que fazer? já tomo bupropiona mas é a mesma coisa que nada, o que fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    A bupropiona não é uma medicação indicada para casos de ansiedade como a sua descrição, portanto, compreensível que você não tenha melhorado nada mesmo. Converse com seu médico ou outro sobre a…


  • O que causa o Pondera a um paciente sem histórico ou sintomas de depressão ?

    O que causa o Pondera a um paciente sem histórico ou sintomas de depressão ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Vai fazer a pessoa provavelmente sentir os efeitos colaterais da medicação e quanto à possíveis alterações do humor não vai causar absolutamente nada. As medicações não agem como as drogas lícitas…


  • Sou transexual e diagnosticada como borderline.As vezes eu chego a duvidar da minha identidade de genero,vivo

    Sou transexual e diagnosticada como borderline.As vezes eu chego a duvidar da minha identidade de genero,vivo em crises,de tempos em tempos paro de tomar meu hormonios,e "voltar a ser homem".A crise para,e esses pensamentos somem.O borderline pode levar a essa duvida quanto ao proprio…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Pode sim, a identidade de gênero faz parte da noção que temos da nossa identidade, e entre outras coisas, essa noção está comprometida quando falamos desse transtorno de personalidade. Como já…


  • Tomei um comprimido de bromoprida antes de dormir, porém após 3 horas tive uma crise de ansiedade e

    Tomei um comprimido de bromoprida antes de dormir, porém após 3 horas tive uma crise de ansiedade e tomei uma gota de Rivotril. Há algum risco na interação dos medicamentos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não há, não esqueça que o rivotril não é a medicação indicada para TRATAMENTO de qualquer transtorno de ansiedade, mas como “SOS” e/ou uso ocasional.


  • Comecei a tomar sertralina a pouco tempo, 4 dias e sinto que quando durmo não consigo relaxar, meu cérebro

    Comecei a tomar sertralina a pouco tempo, 4 dias e sinto que quando durmo não consigo relaxar, meu cérebro parece que continua trabalhando, porque?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Você ainda está apresentando sinais/sintomas de ansiedade, o que é natural no início do tratamento mas não deve permanecer nas próximas semanas.


  • Fui a um psiquiatra fui diagnosticada com depressao, ansiedade e toc, deixei claro que estou amamentando

    Fui a um psiquiatra fui diagnosticada com depressao, ansiedade e toc, deixei claro que estou amamentando e que não queria parar. Ele me receitou sertralina,amitriptilina e clonazepam, achei que são varios medicamentos, posso tomar amamentando?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não vi necessidade de interagir a amitriptilina com a sertralina. Clonazepam e todos os demais benzodiazepinicos não estão liberados durante a lactação.


  • Existe algum medicamento além do antidepressivo para a anedonia?

    Existe algum medicamento além do antidepressivo para a anedonia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Se a causa da anedonia não for outra coisa além de depressão realmente não. O que geralmente acontece na falta de diagnóstico e tratamento adequados é a busca do sujeito por substâncias, lícitas…


  • Uso paroxetina 40 mg e clonazepam 3 mg, uso a 1 ano. fiz o desmame do clonazepam e estou muito ansioso

    Uso paroxetina 40 mg e clonazepam 3 mg, uso a 1 ano. fiz o desmame do clonazepam e estou muito ansioso e com medo atê de trabalhar, dores no corpo, irritabilidade e memória ruim.
    Voltei a usar o clonazepam de novo. quanto tempo leva pra eu ficar bem igual a antes na mesma dose?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    O ideal seria uma tentativa da troca do antidepressivo ou da dosagem como as colegas acima falaram e não, retornar com o benzo que já foi feito desmame. Além de investir em psicoterapia.


  • Quero tomar o ginseng mais tomo a sertalina50gm não faz mal?

    Quero tomar o ginseng mais tomo a sertalina50gm não faz mal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Não tem nenhuma relação. Continue com a sertraline normalmente.


  • Estou 35 kilo a mais do meu peso ideal, ja passei por nutricionista e nao consigo emagrecer, fiz tdo

    Estou 35 kilo a mais do meu peso ideal, ja passei por nutricionista e nao consigo emagrecer, fiz tdo certinho no lugar de emagrecer so aumento o peso sera pq sou ansiosa?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dra. Paula Trezena

    Pode ser pela ansiedade sim mas antes disso outras causas clínicas devem ser investigadas, como hipotireoidismo por exemplo.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.