Perguntas do paciente (70)
-
Quem é esquizofrênico pode exercer a profissão de médico?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Ter esquizofrenia não impede legalmente o exercício da Medicina.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os CRMs estaduais não restringem o registro profissional com base em diagnósticos psiquiátricos,… Mais
-
3 meses com paroxetina associado ao lítio. Nesse último mês tive uma recaída forte no quadro depress
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Uma recaída após 3 meses de uso de paroxetina associada ao lítio não é o esperado, mas pode acontecer, principalmente em quadros de depressão bipolar ou depressão resistente.
Isso… Mais
-
O diagnóstico da deficiência intelectual é possível ser diagnosticado na fase adulta ou apenas pode
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, a deficiência intelectual (DI) pode ser diagnosticada na vida adulta, embora o quadro geralmente tenha origem na infância.
O diagnóstico é feito quando há limitações significativas… Mais
-
quem é bipolar pode querer se automutilar?????????
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A automutilação não é um achado específico de nenhuma condição psiquiátrica.
Ela pode ocorrer em vários transtornos mentais, como transtorno bipolar, depressão, transtorno de personalidade… Mais
-
oi! síndrome do pânico pode ser sinal de transtorno bipolar?
oi! síndrome do pânico pode ser sinal de transtorno bipolar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
A síndrome do pânico e o transtorno bipolar são condições diferentes, mas podem coexistir na mesma pessoa.
Crises de pânico isoladas não indicam bipolaridade, mas em alguns casos —… Mais
-
Sou homem, tenho 24 anos, e, há um tempo, tive uma queda de libido muito grande. Já fiz o uso de ant
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, o acompanhamento com psiquiatra é o caminho certo para esse tipo de situação.
A queda de libido e o desânimo persistente podem ter várias causas, incluindo transtornos do humor… Mais
-
Que quadro pode indicar quando as palavras perdem significação para pessoa, quando parece que o cére
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O que você descreve — quando as palavras perdem o sentido habitual, e a pessoa sente que o cérebro não processa mais o significado delas — pode ocorrer em alguns quadros neurológicos ou psiquiátricos… Mais
-
Tenho 24 anos, e há um tempo perdi vertiginosamente minha libido. Já fiz o uso de antidepressivos po
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, o acompanhamento com psiquiatra é o caminho certo para esse tipo de situação.
A queda de libido e o desânimo persistente podem ter várias causas, incluindo efeitos residuais de… Mais
-
E normal sentir dores nas costas tomando o venlafaxina,estou tomando há 5 dias o 75mg?
E normal sentir dores nas costas tomando o venlafaxina,estou tomando há 5 dias o 75mg?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Dores nas costas não são um efeito colateral comum da venlafaxina.
Nos primeiros dias de uso, o que pode ocorrer é tensão muscular ou aumento da ansiedade, que em algumas pessoas se… Mais
-
Tenho TAG sempre que saio da rotina ou mudo meus hábitos fico muito ansiosa, tenho sintomas físicos…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Sim, isso é muito característico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
Quem tem TAG costuma ter o sistema de alerta constantemente ativo, e qualquer mudança na rotina, imprevisto… Mais
Autor
Perguntas frequentes
-
A Mirtazapina precisa ser administrada toda noite, só quando houver insônia ou depende do quadro do
Depende da indicação, mas a mirtazapina é, em regra, um medicamento de uso…