Perguntas do paciente (1547)

  • Fia uma cirurgia de no tornozelo, artrodese dupla, há 4 meses, sinto muito dor ao caminhar, na parte

    Fia uma cirurgia de no tornozelo, artrodese dupla, há 4 meses, sinto muito dor ao caminhar, na parte superior do pé, é normal? há possibilidade de eu retorne ser normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é normal. Nenhum paciente submetido a artrodese no pé ou tornozelo volta a ser normal. A operação serve para melhorar os sintomas de articulações que estão definitivamente lesionadas e não…


  • Tenho 21 anos, sou skatista, luxei meu tornozelo praticando o esporte e farei uma cirurgia para reparar

    Tenho 21 anos, sou skatista, luxei meu tornozelo praticando o esporte e farei uma cirurgia para reparar o tendão rompido. Daqui a alguns meses poderia praticar o esporte normalmente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é possível emitir qualquer opinião profissional responsável sem antes examinar detalhadamente o paciente, identificar o tipo da lesão que ocorreu e propor o método mais indicado de tratamento…


  • Tenho calcificação no calcanhar, gosto muito de jogar futebol, gostaria de saber se ainda posso jo

    Tenho calcificação no calcanhar, gosto muito de jogar futebol, gostaria de saber se ainda posso jogar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário exame clínico detalhado para considerar as possibilidades de tratamento. Eventualmente a cirurgia pode ser uma opção para permitir melhora da função e retorno ou continuidade com a…


  • Fratura com pseudoartrose do 5º metatarso. Com cirurgia e colocação de parafuso ha um mes Deve


    Fratura com pseudoartrose do 5º metatarso.
    Com cirurgia e colocação de parafuso ha um mes
    Deve ou não retirar-se o parafuso?
    Quais os inconvenientes ou contra-indicações caso não se proceda à remoção do mesmo? Não corre o risco de ficar mais frágil e voltar a fraturar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário cuidadosa avaliação clínica e dos exames de imagem para poder emitir opinião.


  • Ajuda em algo as meias de compressão para o esporão de calcaneo?

    Ajuda em algo as meias de compressão para o esporão de calcaneo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não.


  • Olá Dr. Torci meu pé faz 1 mês e meio. E a médica colocou a tala de uma semana. Quando eu torci senti

    Olá Dr. Torci meu pé faz 1 mês e meio. E a médica colocou a tala de uma semana. Quando eu torci senti rasgando e estralando. Se eu fico um tempo andando ele já incha e parece que está um pouco deformado. Não realizei a fisioterapia... será que minha entorse foi grau 2 ? O que eu faço...

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário acompanhamento médico durante o período de tratamento. O termo "tala de uma semana" que você mesmo utilizou para descrever o atendimento inicial nos dá a entender que não…


  • A duas semanas fiz uma cirurgia no tornozelo, coloquei placa e cinco parafusos, vi algumas pessoas dizendo

    A duas semanas fiz uma cirurgia no tornozelo, coloquei placa e cinco parafusos, vi algumas pessoas dizendo sobre retirar um dos parafusos mas meu medico nao me disse nada, consulta muito rapido, sera necessario retirar mesmo?? Qual o tempo ideal para começar a fisio??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Converse diretamente com o médico que o operou e peça informações sobre o planejamento pós-operatório. Ele é a pessoa mais indicada para informá-lo.


  • Qual o tempo de recuperação da cirurgia da coalizão subtalar?

    Qual o tempo de recuperação da cirurgia da coalizão subtalar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Existem diversas técnicas cirúrgicas disponíveis para tratamento da coalizão tarsal subtalar. A mais frequentemente indicada é a artrodese desta articulação. O tempo médio de recuperação para este…


  • Tive diagnóstico de osteomielite na infância e me curei..Agora, aos 58 anos de idade estou com sérios

    Tive diagnóstico de osteomielite na infância e me curei..Agora, aos 58 anos de idade estou com sérios problemas relacionados aos ossos; sinto dores insuportáveis...Estou tomando remédios, mas sem diagnóstico preciso até o momento. Preciso de um especialista em São Paulo/Capital. Podem me indicar…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não existe cura definitiva para osteomielite. Mesmo após vários anos os sintomas podem retornar e torna-se necessário tratamento ortopédico que frequentemente envolve uma ou mais cirurgias, além…


  • Meu filho tem 3 anos a pouco tempo descobri que ele tem pseudartrose congênita da tíbia...o medico

    Meu filho tem 3 anos a pouco tempo descobri que ele tem pseudartrose congênita da tíbia...o medico disse que ele q opera eles mesmo pode fratura a perna dele pra pode opera mas se eles fizer isso o osso não pode colar??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A pseudartrose congênita da tíbia é uma doença rara e extremamente grave para a extremidade afetada. O tratamento cirúrgico tentando corrigir o problema e consolidar o osso frequentemente falha.…


  • posso usar sapatilhas que tipo de sapatos e ideal?

    posso usar sapatilhas que tipo de sapatos e ideal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A pessoa pode calçar o que lhe convier, entretanto alguns calçados sabidamente predispõem a problemas nos dedos dos pés e na região plantar do antepé, principalmente aqueles de ponta triangular…


  • Qual o tratamento mais adequado para o diagnostico de Esporão de Calcanhar ?

    Qual o tratamento mais adequado para o diagnostico de Esporão de Calcanhar ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O diagnóstico de esporão de calcâneo não necessita tratamento. Muitas pessoas podem apresentar saliência óssea)esporão) no calcâneo e não apresentar nenhum sintoma correlacionado. Nestes casos…


  • Possuo meu tornozelo placa metal e parafusos por causa frat. 2 maléolos. Isso foi há quase 2anos e

    Possuo meu tornozelo placa metal e parafusos por causa frat. 2 maléolos. Isso foi há quase 2anos e meio. Posso fazer caminhadas , praticar corrida ? Corro o risco de refraturar esses ossos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso avaliação clínica e dos exames de imagem para poder responder adequadamente sua pergunta.


  • Dores em ambos os tornozelos + dores nos ambos os antebraços pode ser tendinite ? Ou quais seriam as

    Dores em ambos os tornozelos + dores nos ambos os antebraços pode ser tendinite ? Ou quais seriam as causas, de acordo com experiência clínica ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Pode, mas quando os sintomas estão simultaneamente presentes em mais do que um tendão é necessário investigar uma causa sistêmica para o problema.


  • Sofri uma queda e tive fratura de platô de tíbia, fiz uma cirurgia e foi colocado 2 placas e 13 parafusos,13

    Sofri uma queda e tive fratura de platô de tíbia, fiz uma cirurgia e foi colocado 2 placas e 13 parafusos,13 meses apos foi diagnosticado uma não consolidação uma pseudortrose e feito outra cirurgia com enxerto osseo dos quadris. Qual é a chance de cura?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Difícil responder esta pergunta sem avaliação clínica e dos exames de imagem.


  • Estava treinando movimento de corrida e torci o pé esquerdo no momento da torção ouvi um estralo muito

    Estava treinando movimento de corrida e torci o pé esquerdo no momento da torção ouvi um estralo muito alto. Estou sentindo dor e inchaço no local. O que pode ser ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Fratura, lesão ligamentar ou ruptura músculo-tendínea.


  • Há 8 anos sofri uma fractura bimaleolar no tornozelo, foram usados de um lado 6 pinos e uma placa e

    Há 8 anos sofri uma fractura bimaleolar no tornozelo, foram usados de um lado 6 pinos e uma placa e do outro 1 pino. Neste último ano tenho sentido muitas dores nesse tornozelo. Estas dores estão a afectar muito a minha vida. Acham que poderá ser relacionado com os pinos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Muito provavelmente não. Deve tratar-se de artrose pós-traumática. É necessário exame clínico detalhado e avaliação dos exames radiográficos para identificar a causa exata dos sintomas. Em se tratando…


  • Tenho artose no tornozelo e já quiseram fazer a Artrodese, mais eu não quis, não quero perder o movimento

    Tenho artose no tornozelo e já quiseram fazer a Artrodese, mais eu não quis, não quero perder o movimento do tornozelo. Tenho dor e inchaço e o tornozelo está soltinho, quero saber se fazendo a artroplastia isso vai melhorar e eu vou continuar tendo os movimentos normais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O objetivo da artroplastia é eliminar a dor e preservar os movimentos que a pessoa possui. A cirurgia não restabelece movimentos normais na articulação e, frequentemente, não elimina completamente…


  • Passei por cirurgia colocação implantes dev frat bimaleolar tornozelo há quase 2 anos De tempos para

    Passei por cirurgia colocação implantes dev frat bimaleolar tornozelo há quase 2 anos De tempos para cá meu tornozelo está ficando meio rígido O que pode ser isso ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário exame clínico para verificar as possíveis causas desta sensação de rigidez. Pode ser o primeiro sinal de artrose pós-traumática.


  • Quanto tempo demora para formar o calo ósseo após cirurgia no tornozelo devido fratura bimaleolar?

    Quanto tempo demora para formar o calo ósseo após cirurgia no tornozelo devido fratura bimaleolar? Antes de formar esse calo deve-se evitar carga total para pisar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Normalmente o calo ósseo pode ser visível após seis a oito semanas, apesar do processo de consolidação iniciar-se imediatamente após a lesão.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.