Perguntas do paciente (1547)

  • Olá, faz 1ano que fraturei meu pé, fratura de lisfranc, fiz cirurgia, coloque fixadores, e sinto muita

    Olá, faz 1ano que fraturei meu pé, fratura de lisfranc, fiz cirurgia, coloque fixadores, e sinto muita dor, muito incomodo, vou fazer outra cirurgia pois o osso colocou errado, a artrodese no meu caso tiraria a minha dor?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliar cuidadosamente seu problema por meio de exame clínico detalhado e verificação dos exames de imagem. A artrodese, como forma de tratamento das fraturas-luxações tarso-metatarsais…


  • qual chinelo adequado para pos cirurgia do tendao de aquiles?

    qual chinelo adequado para pos cirurgia do tendao de aquiles?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não existe nenhum chinelo designado para cirurgia do tendão de Aquiles. No pós-operatório as alternativas de imobilização são específicas: bota gessada ou órtese removível do tipo walker boot (robofoot).…


  • Na cirurgia do joanete qual o prazo de recuperação total? Haverá dor pós-cirúrgica e posterior quando

    Na cirurgia do joanete qual o prazo de recuperação total? Haverá dor pós-cirúrgica e posterior quando já há vida normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Existem vários tipos de operação para o tratamento do hálux valgo (joanete). Na literatura médica são mais de 100 cirurgias diferentes descritas ao longo dos anos. Cada situação exige um tipo diferente…


  • Sofri fratura na fibula e foi colocado placas e parafusos. Um dos parafusos foi colocado em cima da fratura

    Sofri fratura na fibula e foi colocado placas e parafusos. Um dos parafusos foi colocado em cima da fratura e com isso desviou um fragmento de osso. O que deve ser feito? Esse desvio pode trazer complicações ou não interfere?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não é possível responder sua pergunta com responsabilidade sem antes realizar detalhado exame clínico e analisar as imagens radiográficas pré e pós-operatórias.


  • Meu filho nasceu com os pés torto congênito bilateral aparte de 15 dias de vida ele usou gesso até

    Meu filho nasceu com os pés torto congênito bilateral aparte de 15 dias de vida ele usou gesso até fzr a cirurgia com dois meses de vida, um mês depois passou a usar aparelhos, usou um ano o aparelho +infelizmente ñ tive condições de trocar o aparelho.Ainda assim tem perigo pé volta a entortar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. É fundamental continuar o acompanhamento médico até o final do crescimento dos pés, o que ocore por volta dos 14 anos de idade. O fato de não ter dado continuidade no uso da órtese (aparelho)…


  • Ola, tive uma fratura cominutiva na base do 5 metatarso...é caso de cirurgia ou apenas gesso ? (No

    Ola, tive uma fratura cominutiva na base do 5 metatarso...é caso de cirurgia ou apenas gesso ? (No caso me 40 dias)?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Em se tratando de fratura cominutiva localizada na base do V osso metatarsal podemos afirmar que a grande maioria delas responde bem ao tratamento conservador (imobilização gessada ou bota removível…


  • não sou diabetica...eu sinto ja faz dias uma dor forte encima do pe direito..gostaria de saber qual

    não sou diabetica...eu sinto ja faz dias uma dor forte encima do pe direito..gostaria de saber qual especialista eu devo consultar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Ortopedista especialista em pé e tornozelo. Procure no site da Associação Brasileira de Pé e Tornozelo (ABTPé), uma entidade de médicos ortopedistas especialistas em pé e tornozelo filiada à SBOT…


  • Quais as consequencias possiveis depois de um diagnostico de osteomielite?

    Quais as consequencias possiveis depois de um diagnostico de osteomielite?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A infecção pode permanecer crônica e provocar a destruição lenta e gradual dos ossos e das articulações envolvidas com consequente perda da função.


  • Como cuidar da ferida dos dedos amputados do pé com neuropatia diabética?

    Como cuidar da ferida dos dedos amputados do pé com neuropatia diabética?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Lavagem frequente com soro fisiológico e antisséptico comum costuma funcionar quando não existe infecção remanescente e o estado circulatório ainda é adequado.


  • TENHO tendinopatia de Aquiles. È normal sentir mais incomodo quando o tempo esquenta mais?

    TENHO tendinopatia de Aquiles. È normal sentir mais incomodo quando o tempo esquenta mais?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Isto pode depender de grande número de variáveis. Frquentemente os sintomas se acentuam quando a pessoa realiza atividade mais intensa que requeira tração sobre o tendão de Aquiles (empurrar objetos…


  • Febre é condição obrigatória na osteomielite?

    Febre é condição obrigatória na osteomielite?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. Pacientes com imunidade adequada podem desenvolver osteomielite crônica pouco sintomática e, nestes casos, nem sempre a febre está presente.


  • Tive uma entorse no tornozelo. De acordo com a ressonância magnética tive ruptura em dois ligamentos,

    Tive uma entorse no tornozelo. De acordo com a ressonância magnética tive ruptura em dois ligamentos, o calcaneofibular e o talofibular anterior. Vi em vários lugares que não precisa de cirurgia, porém um ortopedista me recomendou fazer a cirurgia, então estou em dúvida se precisa ou não?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Lesões ligamentares agudas do tornozelo, mesmo as mais graves grau III aonde os ligementos fíbulo-talar anterior e calcâneo-fibular tenham sido completamente rompidos, respondem bem ao tratamento…


  • Qual o tempo para recuperação de uma cirurgia a condromatose sinovial no pé?

    Qual o tempo para recuperação de uma cirurgia a condromatose sinovial no pé?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Infelizmente é impossível responder esta questão sem detalhado exame clínico e de imagens do pé e tornozelo. Pode variar de poucas semanas até alguns meses.


  • Amanhã faz 3 semanas que operei,onde colocaram 3 parafusos,e eu hoje pisei sem querer (de forma sentado

    Amanhã faz 3 semanas que operei,onde colocaram 3 parafusos,e eu hoje pisei sem querer (de forma sentado ,empurando o corpo com o pé, para concertar o corpo sobre o sofá) não senti dor na hora ,mas estou preocupado ,pois o apoio do pé só era permitido apos a 4 semana.Vou ter complicações sobre…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Pode ter ocorrido soltura da fixação e afundamento do osso fraturado que, mesmo após a cirurgia, ainda não está suficientemente firme para suportar o apoio do peso corporal sem amassar novamente.


  • No caso de tendinopatia fibular qual o melhor : agua quente ou gelo?

    No caso de tendinopatia fibular qual o melhor : agua quente ou gelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O melhor mesmo é procurar um médico especialista em pé e tornozelo para avaliar a gravidade do problema (tamanho e magnitude da lesão), uma vez que existe grande possibilidade desta tendinopatia…


  • quantos pontos leva essa cirurgia?

    quantos pontos leva essa cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Qualquer cirurgia aberta necessita de sutura da pele. O número de pontos depende do tamanho da incisão cirúrgica necessária para realizar o tempo principal da cirurgia. O intervalo entre os pontos…


  • Fiz uma cirurgia no tornozelo há 4 semanas. Quebrei a tibula e coloquei placa e parafusos.Estou com

    Fiz uma cirurgia no tornozelo há 4 semanas. Quebrei a tibula e coloquei placa e parafusos.Estou com a bota desde o 4o.dia e em 2 semanas, passei a apoiar o pé. Agora fui autorizado a pisar, mas sinto que meu pé inchou,formiga e tbem fiquei com marca de sangue pisado na lateral da sola. É normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário contactar o médico que o operou para que ele o examine e possa esclarecer suas dúvidas. Não é possível responder sua pergunta de maneira responsável sem realizar exame clínico detalhado…


  • Fiz uma cirungia no tornozelo faz dois meses para tratar uma artrose subtalar mais ainda não consigo

    Fiz uma cirungia no tornozelo faz dois meses para tratar uma artrose subtalar mais ainda não consigo anda e tenho muita dor que vai até ó joelho, é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Se a cirurgia realizada foi a artrodese da articulação subtalar, o tempo médio previsto para a recuperação gira em torno de seis meses.


  • Qual o tratamento para fratura de estresse na fíbula acima do maléolo externo?

    Qual o tratamento para fratura de estresse na fíbula acima do maléolo externo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Depende de uma série de fatores, tais como: atividade física, biotipo, peso, mecanismo da fratura, deformidades pré-existentes da extremidade, osteopenia, etc. É necessário avaliação clínica e…


  • qual é a ação e a indicação do remedio meticorten ?

    qual é a ação e a indicação do remedio meticorten ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Reduzir a inflamação.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.