Perguntas do paciente (1547)
-
A minha filha 15 anos sofreu uma lesão na perna direita com fratura exposta quebrando os dois osso tibia
A minha filha 15 anos sofreu uma lesão na perna direita com fratura exposta quebrando os dois osso tibia e fíbula sendo que o medico disse que a fíbula esta perdida não recupera...Isso é normal.... Da pra viver sem esse osso na perna e andar normalmente ou vai ficar sequelas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Não, não é normal, mas se fratura foi extremamente grave com destruição da fíbula não existem muitas alternativas disponíveis. Nestes casos o problema maior é o comprometimento da articulação do…
-
Tenho o pé plano valgo tenho que operar e quero saber se a recuperação da cirurgia é muito dolor
Tenho o pé plano valgo tenho que operar e quero saber se a recuperação da cirurgia é muito dolorida?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pé plano valgo não precisa ser operado. A cirurgia é uma alternativa nos casos aonde existe sintomas dolorosos persistentes. Quando bam indicada a cirurgia, existem várias técnicas que devem ser…
-
quando o paciente e diabetico e normal sentir dor fisgadas nas pernas e pe?
quando o paciente e diabetico e normal sentir dor fisgadas nas pernas e pe?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode representar o início dos sintomas relacionados à inflamação e degeneração dos nervos (neuropatia). Isto pode representar um dos primeiros sinais das complicações tardias da doença, com graves…
-
Porque numa entesite no tendão de Aquiles a dor crônica é pior pela manhã e quando se anda em terrenos
Porque numa entesite no tendão de Aquiles a dor crônica é pior pela manhã e quando se anda em terrenos em declive ou descer escadas sente-se mais dor? Isso é comum? Ou pode estar no início de uma ruptura de tendão?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Trata-se de uma doença degenerativa do tendão aonde sobrepõem-se rupturas de algumas fibras com a reação inflamatória que tenta reparar a área lesada substituindo o tecido original por tecido cicatrical,…
-
Minha namorada tem gigantismo em dois dedos da mão, ele nasceu assim e segundo parentes não existe
Minha namorada tem gigantismo em dois dedos da mão, ele nasceu assim e segundo parentes não existe casos na família desse problema, e dizem ser um problema de má formação. Qual possibilidade de termos um filho com o mesmo problema?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Este tipo de alteração pode ser hereditária. É importante fazer uma avaliação genética na busca de informações mais precisas.
-
Oi eu tenho o pé torto com um caroço se formou por andar com pé torto por causa de uma doença neurológica
Oi eu tenho o pé torto com um caroço se formou por andar com pé torto por causa de uma doença neurológica chamada distonia muscular deformante é possível fazer uma cirurgia para remover esse caroço?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Possivelmente o caroço que você se refere trata-se de uma calosidade localizada na região dorso-lateral do pé, conhecido pelo nome científico de "higroma". Se realmente for este o caso…
-
Olá, fraturei o maleolo lateral e medial faz um mês, por volta de quanto tempo poderei pisar?
Olá, fraturei o maleolo lateral e medial faz um mês, por volta de quanto tempo poderei pisar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Receio não poder responder sua pergunta sem antes realizar exame clínico detalhado e avaliar as imagens radiográficas do tornozelo.
-
Sofri uma queda e estou com uma fratura completa, alinhada da base do quinto metatarso com superfícies
Sofri uma queda e estou com uma fratura completa, alinhada da base do quinto metatarso com superfícies e espaços articulares preservados, mas com aumento de partes moles adjacente área de fratura.
Qual o tratamento mais indicado para o meu caso?
É normal inchar tanto mesmo com o…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O texto que você enviou mais parece a descrição da sua lesão feita pelo laudo médico do radiologista. Fraturas na base do V osso metatarsal podem e devem, na sua grande maioria, ser tratadas de…
-
Fiz uma fratura na tíbia e fibula , fiz cirurgia com colocação de vareta intramedular e parafusos.
Fiz uma fratura na tíbia e fibula , fiz cirurgia com colocação de vareta intramedular e parafusos. Não tenho gesso, ao fim de 12 dias o médico já me deu ordem para andar aos poucos sem fazer pressão forte com o pé, a partir daí as dores aumentaram um pouco. Estou a fazer recuperação certa?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É necessário exame clínico detalhado e avaliação dos exames de imagem do tornozelo e pé para poder opinar sobre seu problema.
-
Ultrassonografia é eficiente para avaliar a situação do tendão de Aquiles?
Ultrassonografia é eficiente para avaliar a situação do tendão de Aquiles?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Pode ser empregada, mas não é o melhor exame atualmente disponível.
-
como e feito uma cirurgia osteossintese de fratura em pilao tibial?
como e feito uma cirurgia osteossintese de fratura em pilao tibial?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Depende do tipo de fratura, se foi exposta ou fechada, do grau de framentação óssea (fratura simples, multifragmentada), e do tamanho dos fragmentos (grandes ou extremamente pequenos). Não é uma…
-
Sofri um acidente de moto e tive fratura exposta dá tíbia e fíbula. Passei por uma cirurgia, onde
Sofri um acidente de moto e tive fratura exposta dá tíbia e fíbula. Passei por uma cirurgia, onde colocaram uma haste e 4 parafusos, porém não houve a calcificação. Será necessário outra cirurgia. Quais os tipos de cirurgias secundárias e qual a mais indicada?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É necessário exame clínico detalhado e avaliação dos exames de imagem para poder responder sua dúvida com responsabilidade.
-
Tenho pseudoartrose congenita fiz uma cirurga com 6 anos de idade, mas nao resolvel nada, hoje tenho
Tenho pseudoartrose congenita fiz uma cirurga com 6 anos de idade, mas nao resolvel nada, hoje tenho 31 anos gostaria de saber se ainda posso tentar fazer outra cirurgia pra recuperar o comprimento da perna?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Depende. O tratamento cirúrgico tentando preservar o membro pode ser realizado, mas a taxa de sucesso não é alta. Várias técnicas podem ser tentadas na infância, mas a amputação da perna e substituição…
-
Meu fisioterapeuta falou que a placa na fibula esta atrapalhando a articulação. É possivel isso?
Meu fisioterapeuta falou que a placa na fibula esta atrapalhando a articulação. É possivel isso?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É possível desde que parafusos que fixam a fíbula estejam salientes e interferindo com o movimento da articulação do tornozelo. É necessário analisar as radiografias e examinar clinicamente o tornozelo…
-
osteomielite Crônica em criança de treze anos, como tratar e com qual especialista devo procurar?
osteomielite Crônica em criança de treze anos, como tratar e com qual especialista devo procurar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Normalmente o médico ortopedista familiarizado com o tratamento de infecções ósseas é o mais indicado. Trata-se de uma complicação potencialmente grave e o tratamento da osteomielite crônica demanda…
-
Qual a diferença entre artroscopia e artrotomia do tornozelo?
Qual a diferença entre artroscopia e artrotomia do tornozelo?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Artrotomia é uma cirurgia aonde a articulação é aberta através de uma incisão ampla enquanto artroscopia é um procedimento aonde são introduzidas cânulas na articulação, necessitando de pelo menos…
-
Torci o tornozelo esquerdo há 3 meses. Houve estiramento do ligamento talofibular e derrame articular.
Torci o tornozelo esquerdo há 3 meses. Houve estiramento do ligamento talofibular e derrame articular. Mesmo depois de tanto tempo e 25 sessões de fisioterapia, o inchaço ainda persiste. Gostaria de saber se uma punção no local seria viável e, se sim, qual profissional realiza este procedimento?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
É necessário avaliação clínica cuidadosa. Aproximadamente 90% das lesões ligamentares do tornozelo evoluem bem com o tratamento clínico. Entretanto 10% podem provocar problemas residuais que exigem…
-
é possível reverter uma cirurgia de ligamentos do tornozelo? na minha cirurgia foi usado enxerto
é possível reverter uma cirurgia de ligamentos do tornozelo?
na minha cirurgia foi usado enxerto do tendão fibular curto para refazer o ligamento talo fibular, porém agora tenho muito mais dores do que antes (chego a mancar), seria possível restaurar o tendão ou isso é irreversível…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Normalmente não é possível reverter uma cirurgia já realizada. Existem opções alternativas para tratar os sintomas persistentes utilizando outras técnicas cirúrgicas. É necessário avaliação clínica…
-
Bom dia, eu torci o tornozelo e na altura ouvi um estalo, senti uma dor enorme e cai já fiz raio x
Bom dia,
eu torci o tornozelo e na altura ouvi um estalo, senti uma dor enorme e cai
já fiz raio x não acusa que parti algo
mas as dores e o inchaço não desaparece
já estou assim á 4 dias, o que posso fazer?
Agradecia que alguém me ajudasseRESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
O histórico por você relatado é altamente sugestivo de lesão ligamentar do tornozelo. É necessário exame clínico detalhado para identificar a gravidade da lesão (grau I: leve; grau II: moderada;…
-
Tive uma fratura exposta na tibia estou a 7 meses com o aparelho ilazarov, porque quando abaixo a perna
Tive uma fratura exposta na tibia estou a 7 meses com o aparelho ilazarov, porque quando abaixo a perna incha muito e arroxa ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Fratura da perna tratada com fixador externo circular geralmente é grave. O trauma que foi capaz de fraturar o osso também afetou os músculos e demais tecidos da perna. Neste tipo de fratura o…
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…