Perguntas do paciente (1547)

  • Há doze dias operei fratura bimaleolar no tornozelo, vou poder voltar aos treinos de jiu jitsu e musculação

    Há doze dias operei fratura bimaleolar no tornozelo, vou poder voltar aos treinos de jiu jitsu e musculação sem problemas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Somente com o transcorrer do tratamento o médico que o está acompanhando poderá responder a esta sua pergunta.


  • Olá, rompi o tendão de aquiles parcialmente, mais especificamente as fibras internas. Tive alta mais

    Olá, rompi o tendão de aquiles parcialmente, mais especificamente as fibras internas. Tive alta mais gostaria de saber qual o melhor exercício aeróbico agora que possa me ajudar a perder peso esque tenha pouco impacto inicialmente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Exercícios aeróbicos com baixo impacto são: natação, bicicleta e aparelho eliptical. Perder peso depende de dieta mais do que de exercícios. Sua capacidade para realizar exercícios físicos deve…


  • bom dia dr, sofri um acidente de moto e tive amputação do 2° metatarso do pé direito,há alguma

    bom dia dr, sofri um acidente de moto e tive amputação do 2° metatarso do pé direito,há alguma forma de implantar algo pra substitui-lo ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Após a amputação do osso metatarsal devido ao trauma geralmente não é uma boa idéia realizar nova cirurgia para tentar reconstituí-lo, apesar de ser possível. É necessário exame clínico para verificar…


  • o que é dedo bifido?

    o que é dedo bifido?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Significa uma malformação congênita aonde existe duplicação parcial da polpa digital (dedo parcialmente duplicado).


  • Tenho 18 anos meu 4 dedo do pé é menos que os outros não é muito pra cima mais é um pouco mais alto

    Tenho 18 anos meu 4 dedo do pé é menos que os outros não é muito pra cima mais é um pouco mais alto que os outro isso é só em um pé,era normal mais de 2014 pra cá ficou assim. Tem como ele voltar a ficar como os demais ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário realizar exame clínico detalhado e avaliar os exames radiográficos para diagnosticar o problema. A partir daí pode ser elaborado um plano adequado de tratamento que provavelmente envolverá…


  • quando tive um ano e meio tive osteomielite e hoje com trita e dois anos descobri q tenho osteocondrite

    quando tive um ano e meio tive osteomielite e hoje com trita e dois anos descobri q tenho osteocondrite com pequeno achatamento do tálus , tenho muitas dores acha q preciso fazer artrodese no tornozelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário exame clínico e de imagens para poder opinar quais são suas opções de tratamento.


  • Quando se tem o lado esquerdo do corpo menor que o direito 3 centímetros. Quais as sequelas com o passar

    Quando se tem o lado esquerdo do corpo menor que o direito 3 centímetros.
    Quais as sequelas com o passar do tempo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Discrepância de comprimento entre os membros inferiores superior à 2 cm costuma ser sintomática. Além da claudicação durante a marcha pode afetar principalmente a coluna vertebral que passa a ser…


  • Minha mae é diabética, ela amputou o penultimo dedo do pé direito e esta infecconado o que devo f

    Minha mae é diabética, ela amputou o penultimo dedo do pé direito e esta infecconado o que devo fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Pode tratar-se de um problema sério. Paciente diabético submetido a amputação de dedo do pé com persistência de secreção pode significar osteomielite. Caso isto se confirme pode ser necessária…


  • tenho dores forte nos pes e se torna difícil andar em cima na parte frontal dos pes tem duas bolas

    tenho dores forte nos pes e se torna difícil andar em cima na parte frontal dos pes tem duas bolas que estao crescendo gostaria de saber o que fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Procure avaliação médica para que possa ser feito adequado diagnóstico do seu problema. Somente a partir daí que será possível indicar algum tipo de tratamento.


  • quais os riscos da manipulaçao do joelho sob anestesia???

    quais os riscos da manipulaçao do joelho sob anestesia???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Fratura do fêmur ou da tíbia.


  • Tenho 33 anos e ja trato desde de criança, já fiz varias cirurgias, ja fiz o trasplante da fibula vascularizada

    Tenho 33 anos e ja trato desde de criança, já fiz varias cirurgias, ja fiz o trasplante da fibula vascularizada quando tinha 5 anos e não adiantou, já usei o fixador externo por muito tempo ela chegou a ter o mesmo tamanho mais também não adiantou, o que posso fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A amputação transtibial e utilização de prótese da perna é uma alternativa viável e satisfatória quando falham sucessivas tentativas de selvamento na pseudartrose congênita da tíbia.


  • Quem fez cirurgia tornozelo com placa e parafusos motivo frat. 2 maléolos , após 3 anos posso praticar

    Quem fez cirurgia tornozelo com placa e parafusos motivo frat. 2 maléolos , após 3 anos posso praticar exercicios de impacto com esse pé?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliação clínica e dos exames de imagem para poder responder adequadamente sua pergunta.


  • E necessário usar meia de compreensão na recuperação de cirurgia de tornozelo?

    E necessário usar meia de compreensão na recuperação de cirurgia de tornozelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Frequentemente sim. Outra alternativa é a tornozeleira elástica.


  • Tenho 55 anos e jogando futebol lesionei meu tendão de aquiles. Tomei ibuprofeno 600mg durante 7 dias,

    Tenho 55 anos e jogando futebol lesionei meu tendão de aquiles. Tomei ibuprofeno 600mg durante 7 dias, mas não melhorou nada. Pela manhã, ao levantar, parece que ele está enrijecido, curto. Qual o procedimento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário identificar se houve ruptura do tendão. Se isto tiver realmente acontecido será necessário realizar tratamento ortopédico por meio de imobilização gessada ou cirurgia para reparo do…


  • meu pe teve fratura cominutuva do metatrso segundo ao quarto demora muita a recuperaçao?

    meu pe teve fratura cominutuva do metatrso segundo ao quarto demora muita a recuperaçao?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Depende do tipo de lesão. Caso tenha afetado as articulações entre os metatarsos e os dedos (falanges) ou entre os metatarsos e os ossos do mediopé (articulação de Lisfranc) a recuperação pode…


  • Fiz cirurgia 35 dias atrás. Ainda estou de posição equina, quando tiro as vezes a tala de gesso noto

    Fiz cirurgia 35 dias atrás. Ainda estou de posição equina, quando tiro as vezes a tala de gesso noto a perna muito menor que a outra. Tem possibilidade, mesmo depois da fisio, da perna ficar menor que a outra?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Quando você descreve "menor" na pergunta que fez, mencionando que "sua perna está menor" você estava se referindo ao "diâmetro" da perna que se encontra menor em comparação…


  • Tendinopatia do Aquiles pode vir a romper o tendão?

    Tendinopatia do Aquiles pode vir a romper o tendão?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. Qualquer doença que afeta um tendão pode levar a sua degeneração e facilitar sua ruptura.


  • olá fiz uma cirurgia bimaleolar no tornozelo a uns 2 meses, mas ainda não piso no chão. quando eu

    olá fiz uma cirurgia bimaleolar no tornozelo a uns 2 meses, mas ainda não piso no chão.
    quando eu coloco o pé para baixo, ele fica vermelho, e só volta ao normal quando eu coloco ele reto. Isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Depende da situação. É necessário cuidadoso exame clínico e nas imagens para poder emitir uma opinião.


  • Fiz uma artrodese de tornozelo e gostaria de saber se posterioriormente e possível colocar uma prótese

    Fiz uma artrodese de tornozelo e gostaria de saber se posterioriormente e possível colocar uma prótese total de tornozelo e quais seriam os riscos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Normalmente a artrodese é a cirurgia definitiva. convertê-la para uma prótese não é recomendável.


  • Tenho muitas dores nos dedos dos pés, sao em garra, por motivo de artrose. Gostaria de saber o que devo

    Tenho muitas dores nos dedos dos pés, sao em garra, por motivo de artrose. Gostaria de saber o que devo fazer, além de massagens, medicaçao?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Deformidades graves e permanentes nos dedos dos pés podem dificultar o uso de calçado fechado e frequentemente favorecem ao aparecimento de calos dolorosos. O uso de órteses é a primeira opção…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.