Perguntas do paciente (1547)

  • Estou com uma sensibilidade na planta dos pés, somente na planta dos pes e nas pontas dos dedos. o que

    Estou com uma sensibilidade na planta dos pés, somente na planta dos pes e nas pontas dos dedos. o que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Problema de compressão dos nervos superficiais, problemas decorrentes de doença sistêmica como o diabetes, lesão degenerativa dos nervos periféricos como ocorre nas doenças desmielinizantes, compressão…


  • Seria necessário uma tomografia do local fraturado, ou somente o raio X atende?

    Seria necessário uma tomografia do local fraturado, ou somente o raio X atende?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A tomografia é indicada pelo médico quando este necessita avaliar algum detalhe da fratura que possa interferir ou mesmo modificar a forma de tratamento da lesão.


  • Sofri uma queda de uns três metros de altura o pé esquerdo,foi colocado um parafuso, quando tirou aliviou

    Sofri uma queda de uns três metros de altura o pé esquerdo,foi colocado um parafuso, quando tirou aliviou a dor, no pé direito não doí tanto quanto o outro doía, mas doí ! quero perguntar o seguinte; já faz trés anos tem 5 parafusos e uma placa,
    É aconselhável tirar estes metais ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A causa da dor provavelmente não está relacionada com a presença dos parafusos e placa. Nestes tipos de lesões que afetam a articulação a dor persistente pode ser resultado do mau alinhamento entre…


  • Após realização de cirugia para correção de fratura trimaleolar do tornozelo, os parafusos colocados

    Após realização de cirugia para correção de fratura trimaleolar do tornozelo, os parafusos colocados devem ser removidos ou podem ficar? existem problemas na não remoção dos mesmos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Como a cobertura de pele nos ossos localizados na região do tornozelo é escassa, frequentemente os materiais de implante (placas e parafusos) utilizados para fixação interna das fraturas maleolares…


  • Faturei a fíbula já tem um ano, coloquei placa e oito parafusos. Um desses parafusos foi fixado naquela

    Faturei a fíbula já tem um ano, coloquei placa e oito parafusos. Um desses parafusos foi fixado naquela bolinha interna do tornozelo (não sei o nome), sentia muita dor ao correr nesse local e retirei esse parafuso. Porém a dor ainda continua. O que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A causa da dor possui inúmeras possibilidades. É preciso realizar exame clínico detalhado e verificar os exames de imagem para poder identificar a possível causa da dor ainda persistir após ter…


  • Fiz uma cirurgia no tornozelo e fíbula, quando fui fazer o primeiro curativo tinha uma mancha vermelha

    Fiz uma cirurgia no tornozelo e fíbula, quando fui fazer o primeiro curativo tinha uma mancha vermelha e em carne viva,o que poderia ser ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Deiscência da ferida operatória ou proeminência do material de implante eventualmente utilizado para fixar e estabilizar a fratura, após o cirurgião realizar o alinhamento dos fragmentos ósseos…


  • Quanto tempo leva em média uma cirúrgia para remover uma placa com seis parafusos do peróneo?

    Quanto tempo leva em média uma cirúrgia para remover uma placa com seis parafusos do peróneo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Em mãos experientes aproximadamente 15 a 20 minutos.


  • Encurtamento do tendão de Aquiles(devido imobilização) pode provocar um "rangido" quando se flexiona

    Encurtamento do tendão de Aquiles(devido imobilização) pode provocar um "rangido" quando se flexiona o tornozelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. Normalmente o rangido se deve a líquido acumulado ao redor de um tendão que se encontra espessado devido a inflamação aguda (tendinite) ou degenerado nos casos de lesão crônica (tendinose).


  • Qual o tratamento para Fratura Unimaleolar do tornozelo?? É só cirurgico?

    Qual o tratamento para Fratura Unimaleolar do tornozelo?? É só cirurgico?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. É necessário avaliação do exame radiográfico para verificar o desvio do fragmento, a presença de instabilidade associada e o risco potencial para desvio tardio do fragmento. O tratamento deve…


  • Bom dia. Sofri um acidente de moto onde fraturei a fíbula do pé direito. Só que demorei cerca de dois

    Bom dia. Sofri um acidente de moto onde fraturei a fíbula do pé direito. Só que demorei cerca de dois meses para fazer a cirurgia pelo SUS. Após três meses da cirurgia, o médico retirou os parafusos e placa que havia colocado. Agora estou percebendo meu pé torto, gostaria de saber se isso é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Antes de poder opinar sobre sua condição é preciso realizar exame clínico detalhado além de avaliar com atenção as imagens das radiografia pré e pós operatóriaoperatórios. Caso contrário, qualquer…


  • fiz uma cirurgia de pilão a 15 dias e meu medico falou que a placa pode entortar com o peso do corpo.

    fiz uma cirurgia de pilão a 15 dias e meu medico falou que a placa pode entortar com o peso do corpo. quero saber quais outros fatores que pode entortar a placa e mexer os parafusos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliar a gravidade da fratura do pilão tibial e o resultado do tratamento cirúrgico por meio do exames de imagem para poder emitir uma opinião. O médico que o operou é o que tem maior…


  • Qual o tempo de recuperação de uma entorse de tornozelo? Qual o melhor tratamento? E em quanto tempo

    Qual o tempo de recuperação de uma entorse de tornozelo? Qual o melhor tratamento? E em quanto tempo posso voltar a caminhar? Quando movimento o 2, 3 e 4 pododactilo sinto uma dor aguda, pode ser sinal de logamento rompido? Ou é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O tratamento recomendado pela grande maioria dos especialistas em pe e tornozelo no mundo todo e o conservador (sem cirurgia), com raríssimas exceções. O tempo total de recuperação completa é de…


  • Meu filho tem 10 anos e foi diagnosticado com encurtamento no tendão no pé esquerdo e direito, foi

    Meu filho tem 10 anos e foi diagnosticado com encurtamento no tendão no pé esquerdo e direito, foi passado pra ele tratamento de fisioterapia,mais ñ 10 graus não estou vendo resultado ele continua sentindo dor e caminhando do mesmo jeito (marcha equina) Seria o caso de uma cirurgia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Pode ser. É necessário criteriosa avaliação clínica para emitir um parecer sobre este caso.


  • Que especialista devo procurar para a doença de Charcot?

    Que especialista devo procurar para a doença de Charcot?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Existem duas doenças que afetam os pés denominadas pelo mesmo autor. Uma delas é a doença neurológica conhecida como doença de Charcot-Marie-Tooth e a outra é a neuroartropatia de Charcot que…


  • È possível ter uma ruptura do tendão do Aquiles durante fisioterapia para recuepração após cirurgia

    È possível ter uma ruptura do tendão do Aquiles durante fisioterapia para recuepração após cirurgia fratura bimaleolar tornozelo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Possível é, mas pouco provável de acontecer.


  • Posso usar protocolo de Alfredson em caso de tendinopatia de Aquiles?

    Posso usar protocolo de Alfredson em caso de tendinopatia de Aquiles?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Poder pode, mas ele nem sempre funciona pois depende do estágio evolutivo da degeneração do tendão de Aquiles. Quando falha é necessário considerar outras opções de tratamento, entre elas a cirurgia.


  • minha filha tem pseudoartrose congenita da tibia qual e a idade certa para fazer cirurgia?

    minha filha tem pseudoartrose congenita da tibia qual e a idade certa para fazer cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O mais rápido possível, mas é importante saber que o prognóstico desta doença é ruim. É necessário conversar sobre as opções cirúrgicas, inclusive sobre a amputação da perna para colocação de prótese…


  • Sofri uma fratura de Jones no dia 01junho. Fiquei 6 dias de gesso sem colocar o pé no chao. Fui a um

    Sofri uma fratura de Jones no dia 01junho. Fiquei 6 dias de gesso sem colocar o pé no chao. Fui a um fisio e ele me disse q deveria apoiar o gesso pra ajudar na calcificaçao. Hj, 17 dias depois do acidente, ando sem muletas com uma bota, sem dor, isto é sinal de consolidação?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Para poder responder sua pergunta com responsabilidade é necessário realizar exame clínico detalhado do pé e verificar os exames de imagem, essencialmente radiografias simples do pé nas incid6encias…


  • Tenho uma lesão no dômus do tálus, onde há um edema na medular óssea adjacente, medindo 1,2 x 0,8

    Tenho uma lesão no dômus do tálus, onde há um edema na medular óssea adjacente, medindo 1,2 x 0,8 mm. Procurei especialistas ambos me disseram que é caso cirúrgico, só que 1 médico disse que a recuperação é de 10 dias pra começar a andar e o outro disse 3 meses. Na sua opinião, quanto tempo??

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    O tratamento cirúrgico está indicado nos pacientes cujos sintomas de dor e limitação para as atividades não melhoram com o tratamento conservados. Lesões deste tamanho podem ser tratadas com desbridamento…


  • Tenho placa e parafusos tornozelo devido fratura bimaleolar. Quando fico muito tempo em pé começa

    Tenho placa e parafusos tornozelo devido fratura bimaleolar. Quando fico muito tempo em pé começa a doer o local da cirurgia onde estão esses implantes. .É normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. A dor significa que existe algo alterado no local. É necessário avaliação clínica e verificação dos exames de imagem para tentar responder sua pergunta.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.