Perguntas do paciente (1547)

  • tem possibilidade de um tratamento de botox em paciente com atrofia muscular?

    tem possibilidade de um tratamento de botox em paciente com atrofia muscular?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Existe, mas o resultado é transitório. É necessária avaliação clínica pormenorizada para verificar se este tratamento é ou não uma boa opção para o paciente.


  • Tive uma lesão de sindesmose que já esta com 6 meses retornei ao médico e o mesmo libero para a prática

    Tive uma lesão de sindesmose que já esta com 6 meses retornei ao médico e o mesmo libero para a prática do esporte "futebol" mais a pergunta é seguro voltar a prática ou devo esperar mais tempo ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Para responder sua pergunta com responsabilidade é necessário realizar exame clínico detalhado e analisar cuidadosamente os exames de imagem do tornozelo, basicamente as radiografias pré e pós-operatórias.…


  • Fiz cirurgia para correção de Hallux Valgus nos dois pés a exatamente 40 dias; Percebo que o pés

    Fiz cirurgia para correção de Hallux Valgus nos dois pés a exatamente 40 dias; Percebo que o pés ainda estão bem inchados e o local da incisão/sutura está muito sensível; também sinto dores nas pernas quando ando um pouco mais com a sandália em cunha. O que dá pra fazer pra minimizar esses sintomas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário conversar diretamente com o médico que a operou. Ele precisa examiná-la e verificar se existe algum problema ou se trata apenas de evolução normal no período pós-operatório recente.


  • Devido cirurgia tornozelo ( fratura bimaleolar) fiquei quase 50 dias imibilizada e estou com meu tornozelo

    Devido cirurgia tornozelo ( fratura bimaleolar) fiquei quase 50 dias imibilizada e estou com meu tornozelo com poucos movimentos e a sensação de que tem algo "apertando" a parte do calcanhar e tornozelo e a musculatura nessa região está muito rígida. O que pode ser isso? Encurtamento…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Rigidez articular causada pela aderência cicatricial ao redor da articulação e encurtamento dos músculos e tendões adjacentes à ela.


  • O médico me disse que após romper o tendao de aquiles a outra perna tem 40% de chance de romper? isto

    O médico me disse que após romper o tendao de aquiles a outra perna tem 40% de chance de romper? isto procede?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. A frequência da ruptura bilateral não é tão alta quanto quarenta porcento, mas é ligeiramente maior nas pessoas que já romperam um lado.


  • Sofri fratura bimaleolar. Coloquei 1 placa e 6 parafusos no maleolo lateral. Ja no medial o medico disse

    Sofri fratura bimaleolar. Coloquei 1 placa e 6 parafusos no maleolo lateral. Ja no medial o medico disse que teve que "amarrar" pois nao conseguiu colocar o parafuso pq o fragmento de osso era muito pequeno. Sei que não foram fios de kirschner pois n aparecem no raio x. O que ele pode…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Esta é uma pergunta ninguém além do médico que o operou pode responder, uma vez que fios não metálicos são invisíveis nas radiografias convencionais.


  • Tenho tendinopatia do Aquiles e sindrome de Haglund. È normal em tempo que vai chover ficar dolorid

    Tenho tendinopatia do Aquiles e sindrome de Haglund. È normal em tempo que vai chover ficar dolorido?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não existe correlação direta comprovada entre mudanças climáticas e intensificação de dores osteoarticulares, apesar de algumas pessoas relatarem variação na sensação dolorosa.


  • Tive uma fratura na tíbia esquerda fui operado e foi colocado uma haste intramedular de 29 cm com dois

    Tive uma fratura na tíbia esquerda fui operado e foi colocado uma haste intramedular de 29 cm com dois parafusos em cada ponta. Isso faz 5 meses. Agora meu joelho e o tornozelo doem muito e agora ocorreram duas inflamações na cicatriz da operação com saída de secreção. O que pode ser?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário realizar exame clínico detalhado e verificar as imagens das radiografias para poder opinar com responsabilidade. Existem várias possibilidades para explicar o motivo da sua dor, desde…


  • Faz 15 dias que fiz a cirurgia. O segundo dedo estava torto e foi colocado um fio no

    Faz 15 dias que fiz a cirurgia. O segundo dedo estava torto e foi colocado um fio no meio do dedo. A deformação do dedão era pequena. Esse fio será retirado? É normal o pé ficar um pouco roxo. Não sinto dor alguma.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Estas perguntas devem ser feitas diretamente para o médico que a operou.


  • Tomar alendronato melhora dores reumáticas ?

    Tomar alendronato melhora dores reumáticas ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É possível corrigir as deformidades associadas ao pé cavo por meio de cirurgia. Existem diversas opções de técnica cirúrgica, mas é necessário cuidadosa avaliação clínica e verificação dos exames…


  • fiz um ano que fraturei o tornozelo trimaleolar fui operada e levei duas placas com parafusos ,agora

    fiz um ano que fraturei o tornozelo trimaleolar fui operada e levei duas placas com parafusos ,agora passado este tempo ando com dores e mais limitação de movimento será problema de rejeição ao material?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não. Provavelmente os sintomas estão relacionados a complicações deste tipo de fratura que envolvem: 1) rigidez articular pós-traumática; 2) artrose (desgaste) pós-traumático; 3) consolidação viciosa…


  • o que é descolamento epifisário?

    o que é descolamento epifisário?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É uma fratura localizada na extremidade óssea aonde ainda existe cartilagem do crescimento. Ou seja, esta fratura ocorre em crianças ou jovens adolescentes que ainda estão na fase do crescimento.…


  • Ola tive o tendao da minha perna esquerda rompido,e já faz dois meses e meio e fiz os exames médicos,

    Ola tive o tendao da minha perna esquerda rompido,e já faz dois meses e meio e fiz os exames médicos, mais ha uma enrolacao pra marcar a cirurgia.inclusive um medico se negou-se em fazer essa cirurgia.... Será q minha cirurgia é complicada????

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Se você se refere à ruptura do tendão de Aquiles, posso afirmar que uma cirurgia para sutura da lesão após dois meses e meio é muito mias difícil e complicada. Após cerca de três ou quatro semanas…


  • Trato osteomielite no tornozelo desde 1997. Com a artrodesia consegui um alivio de 8 anos sem a doença

    Trato osteomielite no tornozelo desde 1997. Com a artrodesia consegui um alivio de 8 anos sem a doença que agora voltou segundo exame de cintilografia. alguma opção, para saber o que pode me curar de vez?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não existe cura definitiva para osteomielite a não ser a amputação completa do osso infectado. Existem tratamentos paliativos que envolvem raspagem do osso e remoção do tecido morto. Isto pode…


  • Tenho pé torto e cavo e fui num medico. Ele disse que meu caso eram duas cirurgias, pode me explicar

    Tenho pé torto e cavo e fui num medico. Ele disse que meu caso eram duas cirurgias, pode me explicar como é essa cirurgia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Depende da gravidade do problema. A dor, a deformidade residual, e a dificuldade para a deambulação são os principais sintomas que podem ser melhorados com o tratamento cirúrgico. O tipo da cirurgia…


  • boa tarde, tive uma fratura na tibia a 5 meses e foi colocado uma haste intramedular e estou com uma

    boa tarde, tive uma fratura na tibia a 5 meses e foi colocado uma haste intramedular e estou com uma diástase de mais de 1 centímetro. É necessário colocar gaiola ou só tirando os parafusos e trocando a haste consigo aproximar a tíbia?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Para poder responder sua pergunta com responsabilidade é necessário avaliação clínica detalhada e verificação das imagens radiográficas em diferentes projeções.


  • Bom dia a 5 meses eu fiz uma cirurgia de luxacao no tornozelo e um dos parafusos acabou quebrando isso

    Bom dia a 5 meses eu fiz uma cirurgia de luxacao no tornozelo e um dos parafusos acabou quebrando isso pode me prejudicar futuramente?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário exame clínico detalhado e avaliação das imagens radiográficas pré e pós-operatórias para poder responder sua pergunta com responsabilidade.


  • Tenho o tendão tão preso que nem a fisioterapia o distendeu fiquei assim depois de três cirurgias

    Tenho o tendão tão preso que nem a fisioterapia o distendeu fiquei assim depois de três cirurgias para retirarem um tumor .não pouso o calcanhar no chão, há alguma cirurgia que me ponha de novo a andar sem coxear ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. Sempre é possível corrigir deformidades por meio de cirurgias. Entretanto, é necessário avaliar a magnitude do equino e a gravidade da rigidez articular do tornozelo para poder considerar…


  • Tive uma queda de escada e fraturei o calcanhar operei tem duas semanas o pe esta inchado e gostara de

    Tive uma queda de escada e fraturei o calcanhar operei tem duas semanas o pe esta inchado e gostara de saber se as dores sao normais e sentir como se o pe estivesse sempre formigando e normal desde ja agradeco a atencao

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Esta pergunta deve ser direcionada diretamente para o médico que o está tratando. É impossível respondê-la com responsabilidade sem exame clínico e das imagens da lesão.


  • Adquiri uma lesão no tendão de aquiles. Estou parado há mais de trinta dias. A res. mag. mostrou que

    Adquiri uma lesão no tendão de aquiles. Estou parado há mais de trinta dias. A res. mag. mostrou que não houve rupturas mas espessamento do tendão aquileu no segmento médio e edema peritendíneo hiperintenso em tr longo. Será que haverá cura total e conseguirei voltar a correr?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É possível, mas o espessamento do tendão indica que o mesmo vem sofrendo cronicamente a substituição das fibras normais do tendão ´por tecido cicatricial (lesões microscópicas repetitivas). Isto…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.