Perguntas do paciente (1547)

  • Após alguns anos participando de corrida de rua, soube que tenho coalisão tarsal no pé esquerdo,e

    Após alguns anos participando de corrida de rua, soube que tenho coalisão tarsal no pé esquerdo,e no primeiro diagnostico fui orientada a mudar de esporte.Realmente não ha tratamento ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    A coalizão tarsal é uma doença congênita que quando produz sintomas dolorosos, estes costumam surgir na adolescência. Dependendo da faixa etária em que você se encontra e levando em consideração…


  • Fiz osteotomia de tornozelo, depois de duas artroscopia, eu tinha um cisto e foi feito enxerto e ainda

    Fiz osteotomia de tornozelo, depois de duas artroscopia, eu tinha um cisto e foi feito enxerto e ainda esta doendo muito, o medico não colocou parafuso. Porque esta doendo tanto? ainda estou tomando tramal

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É preciso avaliação clínica e dos exames de imagem para poder responder adequadamente sua pergunta.


  • Eu fratuei a tíbia, a fíbula e lesionei o talus. Faz 1 mês que eu operei para colocação de 7 parafusos,

    Eu fratuei a tíbia, a fíbula e lesionei o talus. Faz 1 mês que eu operei para colocação de 7 parafusos, inclusive o parafuso de sindesmose. O médico que me operei já me avisou que não vai retirar os parafusos. tambem ja estou andasndo sem muletas. Se esse parafuso quebrar quais sao as consequencias?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Na maioria das vezes, nenhuma. Entretanto eventualmente pode produzir sintomas locais devido a proeminência sob a pela ou, eventualmente, favorecer uma nova fratura.


  • Qual a função do turbilhão na fisioterapia ?

    Qual a função do turbilhão na fisioterapia ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Hidromassagem na tentativa de estimular o fluxo sanguíneo local.


  • Uma pessoa jovem com fratura de calcâneo, tratado de forma conservadora, poderá após a recuperação

    Uma pessoa jovem com fratura de calcâneo, tratado de forma conservadora, poderá após a recuperação fazer caminhadas e usar salto por exemplo ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Depende do tipo da fratura. Quanto maior o desvio dos fragmentos e a fragmentação óssea, pior costuma ser o resultado final e maior a limitação funcional. Algumas fraturas se beneficiam com o tratamento…


  • eu sinto muita dor apos a cirurgia ja faz 20 dias é normal isso?

    eu sinto muita dor apos a cirurgia ja faz 20 dias é normal isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Não.


  • coloquei 7 pinos e quebrou dois dentro da tibia . Tem possibilidade de tira los?

    coloquei 7 pinos e quebrou dois dentro da tibia . Tem possibilidade de tira los?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim, caso o médico que o está acompanhando julgue necessário. As vezes a cirurgia para retirada de um parafuso quebrado dentro do osso causa mais danos do que simplesmente deixá-lo aonde se encontra.


  • Sofri uma contusão grave no Joelho direito ha 3 anos e em consequência sofri também uma lesão total

    Sofri uma contusão grave no Joelho direito ha 3 anos e em consequência sofri também uma lesão total do nervo fibular, ficando com o Pé direito caído;
    Há alguma cirurgia para correção do problema?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim. É necessário avaliação clínica para verificar se existe algum músculo nas imediações do pé e tornozelo que pode ser transferido para tentar substituir a função perdida. Caso não haja pode…


  • Qual é o tratamento cirúrgico da pseudoartrose?

    Qual é o tratamento cirúrgico da pseudoartrose?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Existem várias alternativas possíveis, com resultados variáveis. Na grande maioria das vezes são necessárias múltiplas cirurgias com longo período de tratamento. A amputação precoce da perna com…


  • Cirurgia de correção de pé torto congênito em uma pessoa de 18 anos, poder correr o risco

    Cirurgia de correção de pé torto congênito em uma pessoa de 18 anos, poder correr o risco de ficar sem andar?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim, especialmente se a pessoa nunca tratou o problema e o pé encontra-se completamente deformado (pé torto congênito inveterado). Em situações como esta existe a possibilidade de realizar cirurgia…


  • Tenho os dois pés cavos. Aos 7 anos fiz uma cirurgia em um dos pés para a correção, logo depois da

    Tenho os dois pés cavos. Aos 7 anos fiz uma cirurgia em um dos pés para a correção, logo depois da recuperação deveria fazer à cirurgia do outro pé, porém,me recusei em fazer. Hoje com 18 anos de idade, sinto dores no pé que não foi feito à cirurgia e no que foi feito. Qual procedimento deverei…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Recomendo agendar uma consulta médica com ortopedista especialista em pé e tornozelo e que tenha ampla experiência no tratamento de pé cavo associado com a doença de Charcot-Marie-Tooth, que é…


  • Descobri essa semana que tenho uma fissura com necrose no calcâneo (fraturei há 1 ano). Há dias que

    Descobri essa semana que tenho uma fissura com necrose no calcâneo (fraturei há 1 ano). Há dias que sinto dor e outros que não sinto nada, mesmo caminhando 45 minutos. Posso continuar a caminhar nos dias em que não tiver dor ou não é indicado. Há tratamento não cirurgico para isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário examinar o local e rever os exames de imagem para poder emitir um parecer confiável.


  • Eu nasci com os pés tortos e fiz cirurgia ando longas distancias á pé sem problema só que as minhas

    Eu nasci com os pés tortos e fiz cirurgia ando longas distancias á pé sem problema só que as minhas pernas do joelho pra baixo ou seja panturrilha se atrofiou tenho as pernas finas devido á isso nunca andei de bermuda pra evitar que as pessoas fiquem perguntando gostaria de saber se tem algum…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Apenas tratamento estético. É possível colocar implante de silicone na região da panturrilha. Normalmente este procedimento pode ser feito pelo cirurgião plástico, mas não tem nenhum efeito na…


  • tenho facistis plantar encurtamento do tendao e 2 esporoes qual o antiflamatorio e analgesico é in

    tenho facistis plantar encurtamento do tendao e 2 esporoes qual o antiflamatorio e analgesico é indicado?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Nenhum medicamento funciona no tratamento da causa do problema. Eventualmente produzem melhora parcial e temporária, mas o problema da dor crônica sempre costuma retornar. Na minha experiência…


  • Hoje faz 28 dias da operação do tendão de Aquiles no qual se rompeu parcialmente, ainda não consigo

    Hoje faz 28 dias da operação do tendão de Aquiles no qual se rompeu parcialmente, ainda não consigo flexionar o pé para cima e na parte direita do pé está dormente no qual sinto fortes beliscões e ardor na parte da tíbia além de um pouco inchado. Qual o procedimento para minimizar a dor?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário consultar o médico que o operou sobre as dúvidas relacionadas à sua cirurgia. Ele é a pessoa que melhor pode responder a estas questões formuladas.


  • O médico pediu pra começar a fisioterapia e receitou remédios pra dores, eu tive uma fratura no tornozelo

    O médico pediu pra começar a fisioterapia e receitou remédios pra dores, eu tive uma fratura no tornozelo e articulações, meu pé não sobe totalmente. A fisioterapeuta me fez pular com ele e ele tá bem dolorido no tornozelo e na parte da curva de cima, gostaria de saber se é normal sentir essa…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Dor é um sintoma que funciona como um alarme indicando que algo não está funcionando bem no corpo. Normalmente a dor se associa com processo inflamatório que no seu caso é decorrente da fratura…


  • olá. Sofri uma pancada no pé esquerdo, na parte lateral, abaixo do tornozelo, parte externa, num acidente

    olá. Sofri uma pancada no pé esquerdo, na parte lateral, abaixo do tornozelo, parte externa, num acidente de carro, há 27 dias. No dia coloquei gelo. Após uma semana começou a doer e inchar. Passei a colocar compressa quente. tomei um antiinflamatório, o tandrilax. Nada resolveu. O que fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Procure um médico ortopedista para ser examinado !


  • o que é osteofitos marginais nos bordos articulares? fiz uma retirada do tendao e nervo do segundo metatarso,e

    o que é osteofitos marginais nos bordos articulares? fiz uma retirada do tendao e nervo do segundo metatarso,e houve uma reduçao nesse dedo, sinto muitas dores na cabeça do 2 metarso. o que posso fazer?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Osteofito é uma projeção óssea (proeminência) normalmente relacionado com problemas articulares (artrose ou desgaste articular). O osteofito pode irritar por compressão os tecidos adjacentes e…


  • Doença de Haglund pode vir a prejudicar o tendão de Aquiles?

    Doença de Haglund pode vir a prejudicar o tendão de Aquiles?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    Sim, frequentemente prejudica o tendão devido ao atrito anormal com osso saliente no topo do calcâneo.


  • Sofri fatura bimaleolar com deslocamento no tornozelo. Após a retirada da imobilização, o pé está

    Sofri fatura bimaleolar com deslocamento no tornozelo. Após a retirada da imobilização, o pé está em posição de equino, com a dorsiflexão em 40°. Estou realizando fisioterapia, mas o fisio comentou que devo ficar com sequelas. Que sequelas posso ter?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Prof. Ricardo Cardenuto Ferreira

    É necessário avaliação clínica detalhada para verificar a razão da posição do tornozelo em equino. Rigidez articular, paralisia muscular por lesão nervosa periférica e mau alinhamento dos fragmentos…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.