Perguntas do paciente (327)

  • É normal após um relacionamento tóxico não querer ter muito contato com pessoas em geral? Inclusive

    É normal após um relacionamento tóxico não querer ter muito contato com pessoas em geral? Inclusive amigos e pessoas q eram do convívio antes do relacionamento? Sinto que após a relação me afastei de muitas pessoas e estou me isolando cada vez mais. E essa relação acabou há mais de 1 ano.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    É possível que aconteça, sim. É possível que você precise de ajuda profissional nesse processo de recuperação.


  • Na sua opinião, independente de sua abordagem de preferência, o que as outras abordagens têm de melh

    Na sua opinião, independente de sua abordagem de preferência, o que as outras abordagens têm de melhor a contribuir no entendimento dos fenômenos psicológicos? O ecletismo na psicologia no final das contas favorece o trabalho do psicólogo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Entendo que a diversidade de abordagens enriquece significativamente a reflexão sobre as questões humanas. Atuo e sempre atuei, desde os estágios na formação em psicologia, assim como a troca…


    Te convidamos para uma consulta

    Análise Junguiana

  • Boa tarde. Meu filho de 10 anos , tem nojo de restos de comida, que ele próprio comeu. Nojo de conti

    Boa tarde. Meu filho de 10 anos , tem nojo de restos de comida, que ele próprio comeu. Nojo de continuar na mesa após fazer as refeições. Chega a vomitar se ficar olhando .Hipnose ajuda ? Psicólogo ?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Recomendo acompanhamento psicológico, sim!


  • É normal sentir que gosta romanticamente de alguém e ficar dias pensando nela, mesmo sabendo que não

    É normal sentir que gosta romanticamente de alguém e ficar dias pensando nela, mesmo sabendo que não dá em nada, e quando penso nisso tudo some?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. É possível idealizar, viver fantasias em sua mente, sim. Ao se confrontar com a realidade, entretanto, tudo muda.É possível trabalhar esses conteúdos em psicoterapia.


  • Quetiapina causa impotência sexual masculino e como reverter?posso interromper o uso

    Quetiapina causa impotência sexual masculino e como reverter?posso interromper o uso

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Não é possível orientar você a interromper o udo de 1 medicação. Essa é uma decisão muito importante, particular e que só pode ser definida junto à ou o profissional que a prescreveu e acompanha…


  • Sinto uma angústia, meu coração acelera e tenho sensação de faltar o ar, as vezes alivia quando chor

    Sinto uma angústia, meu coração acelera e tenho sensação de faltar o ar, as vezes alivia quando choro. Isso acontece às vezes do nada, outras quando fico sabendo qualquer notícia ruim, seja próximo a mim ou no mundo.
    Tenho medo de não suportar alguma coisa ruim.
    O que seria isso?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Busque auxìlio emocional. A psicoterapia poderá ajudar muito. Caso possua plano de saúde, o serviço é fornecido. Você pode procurar também pelo SUS ou mesmo de forma particular.


  • o TOC sexual pode distorcer a percepção entre desejo real ou não? fazendo o paciente acreditar que s

    o TOC sexual pode distorcer a percepção entre desejo real ou não? fazendo o paciente acreditar que sente real atração

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. É possível, sim. Os momentos com maior nível de ansiedade, angustias são períodos com maior possibilidade de o TOC se apresentar, com a finalidade de aliviar as questões internas mais complexas.…


  • Olá! Qual o significado de "Impressão Diagnóstica" em Avaliação neuropsicológica? Obrigado.

    Olá!

    Qual o significado de "Impressão Diagnóstica" em Avaliação neuropsicológica?

    Obrigado.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. É o parecer, a conclusão do neuropsicólogo. Como alguns colegas já mencionaram, é onde a ou o profissional manifesta seua apontamentos diagnósticos, suas hipóteses.


  • He normal Se sentir inchada quando para de toma fluoxetina

    He normal Se sentir inchada quando para de toma fluoxetina

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    É possível surgirem diferentes sensações, sintomas com o uso e/ou redução do uso. O importante é você estar acompanhada pela ou pelo profissional que prescreveu seu tratamento e fat a sua assitência…


  • Boa tarde. Gostaria de saber se após o fim da terapia, o psicólogo pode se envolver amorosamente com

    Boa tarde. Gostaria de saber se após o fim da terapia, o psicólogo pode se envolver amorosamente com um ex-paciente? Sei que não pode haver mais o vínculo terapêutico após o envolvimento, que deverá ter outro terapeuta caso precise retornar. Mas gostaria de saber se após o fim da terapia,após…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Não há proibição legal se a relação romântica estiver dissociada da relação psicoterapeutica. Há que se refletir sobre as demais implicações que podem atravessar esse relacionamento.


  • Olá. Uma avaliação neuropsicológica feita por um psicológico é Válida?

    Olá. Uma avaliação neuropsicológica feita por um psicológico é Válida?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. A avaliação neuropsicológica deve ser realizada por uma psicóloga ou psicólogo com especialiazação em neuropsicologia.


  • Meu namorado tem depressão e me afirmou que desistiu de viver, disse que um dia vai tirar a própria

    Meu namorado tem depressão e me afirmou que desistiu de viver, disse que um dia vai tirar a própria vida. Ele não quer fazer terapia pois acredita que o tratamento apenas funciona em quem quer viver. O que faço?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Converse com a família dele. Atue para formar uma rede de apoio, solidariedade. Se ele aceitar, talvez você possa acompanhar até uma psicóloga, psicólogo ou psiquiatra.


  • Existem algumas emoções que só consigo sentir durante sonhos, quando a situação vivida durante o son

    Existem algumas emoções que só consigo sentir durante sonhos, quando a situação vivida durante o sonho desperta essas emoções como paixão, felicidade, entusiasmo, tristeza. No entanto, na vida real, desde a adolescência parece que eu vivo num constante estado de indiferença emocional onde não…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. É recomendável fazer avaliação psicológica e/ou psiquiátrica e analisarem juntos, cautelosamente, sobre o que pode se tratar.


  • Passei por Uma fase bem difícil na minha vida, de enfrentar traumas escondidos da adolescência que e

    Passei por Uma fase bem difícil na minha vida, de enfrentar traumas escondidos da adolescência que estavam afetando a minha vida como adulta.
    Na época não tinha condições de arcar com psicólogo, então, por um longo período, Fui superando com ajuda de familiares, Amigos já bem mais velhos,…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Já ouvi clientes trazerem temores semelhantes ao seu. Acredito que se sente vontade ou necessidade de buscar psicoterapia, faça isso. Converse com a ou o profissional que buscar sobre esse…


  • Olá, o Caps atendem pessoas com todo tipo de transtorno e doença mental? Eu tenho Toc e um trauma qu

    Olá, o Caps atendem pessoas com todo tipo de transtorno e doença mental? Eu tenho Toc e um trauma que que ocorreu comigo que está me estagnando e prejudicando muito a minha vida, eu consigo ser atendida no Caps e passar por tratamento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Recomendo buscar o CAPs, sim.


  • sou lésbica e meus pais n me aceitam e foram conversar com a mãe dela, n posso fazer mais nada dentr

    sou lésbica e meus pais n me aceitam e foram conversar com a mãe dela, n posso fazer mais nada dentro de casa. Estou proibida de tudo. Meus pais tambem marcaram um psicologo pra mim

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Aproveite o agendamento com psicóloga e trabalhe as angustias com esse momento. Busque compartilhar sobre enão poder fazer nada, como disse. Se gostar da ou do profissional se se sentir segura,…


  • Gostaria de tirar uma dúvida, tive problemas com a minha filha e tive que voltar a morar no meu anti

    Gostaria de tirar uma dúvida, tive problemas com a minha filha e tive que voltar a morar no meu antigo bairro na minha antiga casa, porem estava há 5 meses morando com o meu namorado apenas nós dois, depois que me mudei de volta pra minha casa comecei a ter muitas crises de choro do nada sinto…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Será muito bem-vindo que busque psicoterapia, sim.


  • Os tremores nas mãos pode ser relacionado a outra coisa,ser ser ansiedade?Tenho um filho de 13 anos,

    Os tremores nas mãos pode ser relacionado a outra coisa,ser ser ansiedade?Tenho um filho de 13 anos,e tem tremores nas mãos direto!

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. Recomendo fazer uma avaliação psicológica e também buscar avaliação médic.


  • Por que quando temos crise de ansiedade, ficamos preocupado excessivamente com a saúde, com medo de

    Por que quando temos crise de ansiedade, ficamos preocupado excessivamente com a saúde, com medo de passar mal, e ouvir sobre doenças é um gatilho para crise, achando que pode desenvolver essa doença a qualquer momento?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olà. O que você relata é possível, sim. Estar em alerta, com medo, apreensiva ou apreensivo significa que seu organismo se sente constantemente ameaçado. Assim, o medo de adoecer, estar atento,…


  • Olá!!! Seria possível fazer avaliação neuropsicológica para adolescente de 17 anos, de forma onlin

    Olá!!!
    Seria possível fazer avaliação neuropsicológica para adolescente de 17 anos, de forma online?
    Obrigada

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

     Sandra Cerqueira da Silva

    Olá. É possível, sim.


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.