Perguntas do paciente (327)
-
Por que me sinto triste longe de pessoas e me sinto muito triste com a falta de contato físico ? (ti
Por que me sinto triste longe de pessoas e me sinto muito triste com a falta de contato físico ? (tipo muito, querer o tempo todo)
Por mais que não quisesse estar assim o tempo todo, sendo mais como uma necessidade.RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Recomendo que busque trabalhar essas necessidades com psicoterapia. As indicações dos colegas para manter sua vida social ativa também é muito bem-vinda!
-
Posso pedir pra minha psicóloga me encaminhar pro psiquiatra? Ela nunca tocou no assunto de diagnóst
Posso pedir pra minha psicóloga me encaminhar pro psiquiatra? Ela nunca tocou no assunto de diagnóstico, mas me sinto pra baixo e estou numa situação da minha vida onde estou sem energia e vazia por dentro, sinto que apenas a terapia não ajudaria o suficiente
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Você pode e deve conversar com sua psicóloga sobre ir a uma ou um profissional de psiquiatria, se sente essa necessidade. Será proveitoso para o possível encaminhamento, assim como para dialogarem…
-
Ao se apaixonar, é normal nunca ter sentido os sintomas físicos da paixão (coração acelerado, frio n
Ao se apaixonar, é normal nunca ter sentido os sintomas físicos da paixão (coração acelerado, frio na barriga, etc..) em nenhum momento da vida?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. É possível que você se sinta apaixonada ou apaixomado e que perceba que essa paixão não traz associada a si certos sinais que estejam em um determinado imaginário social.
-
Boa noite, gostaria de saber se o que sinto é caso de ir ao psicólogo, psiquiatra ou é algo normal.
Boa noite, gostaria de saber se o que sinto é caso de ir ao psicólogo, psiquiatra ou é algo normal. Já não me sinto bem há algum tempo, guardando sentimentos e emoções para mim. Mas agora sinto travado, como se não sentisse mais prazer em fazer nada, nem comer dormir sair de casa, nada mais faz…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Pode ser apenas uma fase muito desafiadora, sim, emborq seja muito difícil afirmar sem conhecimento sobre como você se relacionava com a vida e seus sentimentos antes desse período. Mesmo…
-
É possível ter uma gravidez psicológica mesmo não querendo engravidar ?
É possível ter uma gravidez psicológica mesmo não querendo engravidar ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. É possível, sim.
-
Olá. Estou fazendo terapia (TCC) e surgiu a hipótese de eu estar no espectro autista (estou até pro
Olá.
Estou fazendo terapia (TCC) e surgiu a hipótese de eu estar no espectro autista (estou até procurando uma neuropsicóloga), mas tenho muitas dúvidas por causa da minha compreensão de linguagem. Na internet, já vi relatos de pessoas autistas com altas habilidades em linguagem, indo…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Acredito ser fundamental aguardar a avaliação neurológica e outras que se apresentarem necessárias. Esse diagnóstico tem um percurso, precisa amadurecer. Se possível, siga com tranquilidade…
-
Uma pessoa esquizofrênica conseguiria manter um relacionamento amoroso com uma pessoa com transtorno
Uma pessoa esquizofrênica conseguiria manter um relacionamento amoroso com uma pessoa com transtorno de personalidade bipolar?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, pessoas sempre poderão se relacionar, se fizerem essa escolha. O diagnóstico será algo presente para ser cuidado individualmente e também no contorno da relação. E poderá ocorrer, é claro,…
-
Olá! Me chamo Aline.E todas as manhãs eu esculto o toque do meu despertador antes dele t
Olá! Bom dia.
E todas as manhãs eu esculto o toque do meu despertador antes dele tocar, tipo uma horas antes e depois que toca eu desativo e ele fica tocando bastante tempo(na minha cabeça). É horrível! O que devo fazer ?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. As colegas e os colegas trouxeram apontamentos bastante significativos, a meu ver. Eu acrescentaria a sugestão de refletir a respeito do dormir e despertar. Observar todo esse ciclo ao longo…
-
Como controlar/curar tiques causados pela ansiedade?
Como controlar/curar tiques causados pela ansiedade?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Esse processo de conscienrização, busca por informações, com certeza ajudará. Como você disse, parece haver ansiedade. Precisa cuidar dela, de seu manejo, redução, equilíbrio. Importante fazer…
-
Como eu escolho qual abordagem da psicologia que mais me ajudaria a me entender melhor, meus problem
Como eu escolho qual abordagem da psicologia que mais me ajudaria a me entender melhor, meus problemas e traumas?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Todas as abordagens poderão te ajudar, cada uma a partir de seus pressupostos. Sugiro que compreender sobre as premissas básicas de cada abordagem para se aproximar um pouco mais de quais…
-
Por que eu não gosto quando as pessoas choram perto de mim? Na realidade sinto um misto de raiva q
Por que eu não gosto quando as pessoas choram perto de mim?
Na realidade sinto um misto de raiva quando alguem chora perto de mim, não consigo entender, tem alguma explicação pra isso ?RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Possivelmente o choro não foi uma emoção naturalizada pra você. Talvez te ha sido reprimida. Isso pode mudar. Busque conhecer essas causas em psicoterapia.
-
Minha criança não está querendo estudar. Ela está mostrando sinais de desinteresse, está se irritan
Minha criança não está querendo estudar.
Ela está mostrando sinais de desinteresse, está se irritando, chorando e as vezes ela entra em um modo q ela ñ quer falar nada e nem conversar.
O que eu posso fazer pra ela se interessar mais pelos estudos e se eu preciso me preocupar com…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. É preciso conhecer melhor a situação e como sua criança está se sentindo. Sempre foi assim ou é uma novidade? Ela fala sobre o que está acontecendo? Ela quer ir à escola, mas não quer fazer…
-
Minha cabeça cria uma situação que eu sei que não existiu mas faz me querer acreditar que sim, como
Minha cabeça cria uma situação que eu sei que não existiu mas faz me querer acreditar que sim, como se fosse pra me sabotar, isso está me deixando extremamente ansiosa porque ao mesmo tempo que eu sei que não aconteceu, fico me martirizando como se tivesse acontecido, e coisas de muitos anos…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Recomendo inicia um processo de psicoterapia. Auxiliará muito a compreender o que está abordando. É possível que haja questões traumáticas a serem elaboradas ou traços obsessivos, que compreendem…
-
Durante o meu Dia a Dia eu fico trabalhando e imaginando coisas.. na minha cabeça tipo vivendo uma v
Durante o meu Dia a Dia eu fico trabalhando e imaginando coisas.. na minha cabeça tipo vivendo uma vida diferente.. é tipo (exemplo) estou empilhando produtos é vendo o que estou imaginando com os olhos! Mais como eu continuo fazendo o trabalho sem errar.. sendo que naquele momento eu não estou…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Oriento que busque comprrender melhor esse cenário em um processo de psicoterapia.
-
Oii. Tenho algumas questões emocionais desde criança, e aprendi a lidar com isso. Porém, às vezes me
Oii. Tenho algumas questões emocionais desde criança, e aprendi a lidar com isso. Porém, às vezes me sinto cansada do mundo, de sair, de conversar, e não gosto de falar dos meus sentimentos e minhas questões por sentir que vou atrapalhar. Algumas pessoas próximas já disseram que eu sou fria,…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Recomendo buscar acompanhamento psicológico. Você pode trabalhar essas questões.
-
Tem como saber o que desencadeia uma crise de ansiedade? E porque ela acontece em momentos de descon
Tem como saber o que desencadeia uma crise de ansiedade? E porque ela acontece em momentos de descontração, como um passeio? Ou então, ao sair, como passo bastante tempo em home office.
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá, Sugiro que busque psicoterapia. Essa é uma investigação longa, profunda. Busque tomar consciência de seus medos.
-
Quanto tempo demora para o luto passar? Faz 2 anos que perdi meu pai e ainda sinto como se meu cora
Quanto tempo demora para o luto passar?
Faz 2 anos que perdi meu pai e ainda sinto como se meu coração estivesse sendo arrancando do meu peito todos os dias
Não consigo dormir, penso o tempo todo nele. Em tudo que eu queria poder dizer, em como eu poderia ter aproveitado mais a…RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. O luto é uma experiência singular, portanto não é possível definir tempo para que ele acabe. Tudo depende do apego que vocé tinha, da forma como se estabeleceu vínculo, se a relação era ou…
-
é normal na ansiedade sentir o corpo pinicar como se fosse uma sensação de pequenas agulhadas? (mas
é normal na ansiedade sentir o corpo pinicar como se fosse uma sensação de pequenas agulhadas? (mas é bem pouco)
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. A ansiedade pode causar diversos sintomas físicos. É prudente, no entanto, sempre fazer investigações devidas tanto na saúde mental/emocional com profissionais de psicologia, assim como consultar…
-
Olá a 20 dias eu me engasguei e depois pesquisei sobre engolir errado, por causa disso na minha ment
Olá a 20 dias eu me engasguei e depois pesquisei sobre engolir errado, por causa disso na minha mente e como se tivesse esquecido como engolir no automático,só consigo engolir comida junto com muita saliva pra desce líquido,a hipnose pode me fazer lembra como engolir como antes do ocorrido ?
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Sugiro consultar profissional de medicina para descartar possibilidades físicas, assim como procurar psicoterapia para investigar possibilidades emocionais envolvidas.
-
Descobri que tenho dependência emocional, e para reverter isso, estou buscando meios de acabar com essa dependência.
Descobri que tenho dependência emocional, e para reverter isso, estou buscando meios de acabar com essa dependência. Eu coloco lógica, por um momento passa, mas depois volta, só que com uma espécie de dor inconsciente. Para não desgastar meu relacionamento, como lido com essa dor involuntária?…
RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :
Olá. Busque psicoterapia. Leia a respeito. Encontre grupos relevantes, consolidados que tratem do tema. Exercite sua individualidade, sua autoestima.
Perguntas frequentes
-
Sinto muita dor no peito quando ando por subidas(ruas) . O que pode ser?
Existem diversas causas de dor no peito.
A associação da dor com esforços…