Perguntas do paciente (219)

  • Olá,hoje completa 6 dias que estive com otite externa fui ao otorrinolaringologia e me receitou os medicamentos,

    Olá,hoje completa 6 dias que estive com otite externa fui ao otorrinolaringologia e me receitou os medicamentos, não sinto mais dor porém não estou ouvindo nada , posso voltar ao otorrinolaringologia para fazer uma aspiração no ouvido , ou tenho que aguardar audição voltar por si própria é normal.?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    É importante sim que seu médico o reavalie pois é possível que ainda haja secreção no conduto externo ou ainda é possível que a otite se extenda para o ouvido médio.
    Cada situação requer…


  • A minha filha colocou tubo de ventilação ja cairam os dois. O médico me disse que no ouvido esquerdo

    A minha filha colocou tubo de ventilação ja cairam os dois. O médico me disse que no ouvido esquerdo o tímpano continua retraído e o ouvido direito está com o tímpano perfurado. O q fazer agora?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Seria importante saber se algo está obstruindo as tubas auditivas, como uma hipertrofia de adenóide, por exemplo. Supondo que seu médico já tenha verificado isto e supondo que as tubas auditivas…


  • Após a retirada de amígdalas(amigdalectomia) pode haver algum efeito colateral no corpo? Qual a função

    Após a retirada de amígdalas(amigdalectomia) pode haver algum efeito colateral no corpo? Qual a função das amígdalas?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    As amígdalas tem a função de proteger o nosso organismo contra agentes patógenos que chegam pela cavidade oral.
    Esta função é exercida até os 8 anos de idade aproximadamente.
    Porém,…


  • Meu filho fez a retirada dos dois! Adenoide e amígdala! Mas no quarto dia do pós operatório ele acorda

    Meu filho fez a retirada dos dois! Adenoide e amígdala! Mas no quarto dia do pós operatório ele acorda gritando de dor no ouvido! Aí questão de segundos param! Mas passa cerca de uma hora ele acorda com a mesma dor! E hoje ele está com 7 dias de cirurgia! Pode ter ocorrido algo na cirurgia? O…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Fique tranquila, isto é normal!
    Acredito que à partir de hoje as noites começarão a ser mais tranquilas.
    Boa recuperação!


  • Dr otorrino quando os pontos de uma cirurgia de amígdalas e adenoide rompem e cauterização das coneas

    Dr otorrino quando os pontos de uma cirurgia de amígdalas e adenoide rompem e cauterização das coneas como fica, tem que volta e fazer novamente o procedimento ou é normal com 7 a 8 dias, cai os pontos?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Normalmente eu não costumo utilizar fios pois prefiro fazer cauterização local, utilizo pontos apenas em casos excepcionais, mas esta é apenas a minha conduta em particular.
    Quanto aos pontos,…


  • A obstrução da trompa de eustaquio pode causar zumbido?

    A obstrução da trompa de eustaquio pode causar zumbido?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Pode sim, porém o mais comum é a sensação de "ouvido entupido".


  • Tenho 39 anos e passei pela cirurgia de otosclerose. Meu médico disse q não posso mais praticar atividades

    Tenho 39 anos e passei pela cirurgia de otosclerose. Meu médico disse q não posso mais praticar atividades físicas q pegam peso, q force o abdômen ou saltos. Isso procede? Estou condenada a uma vida sedentária? O risco do deslocamento da prótese é tão grande assim?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Olá! É muito complicado contrariar um colega médico , ainda mais porque foi ele mesmo que realizou a sua cirurgia e sabe quais são as reais condições do seu ouvido.
    Preciso porém te dizer…


  • Fiz audiometria e deu perda auditiva severa a moderada esq. E moderada na direita, agora fiz ressonancia

    Fiz audiometria e deu perda auditiva severa a moderada esq. E moderada na direita, agora fiz ressonancia magnetica e deu, velamento parcial das porçoes petrosas das mastoides, o que é, e a possibilidade de retornar a audição?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Acredito que haja possibilidade de reverter algum grau desta perda, mas realmente para se tomar uma decisão é necessária a avaliação de um Otorrinolaringologista, de preferência algum especialista…


  • Tenho desvio de septo e rinite. No futuro vou precisar de cirurgia. Meu nariz está sempre obstruido.

    Tenho desvio de septo e rinite. No futuro vou precisar de cirurgia. Meu nariz está sempre obstruido. Hoje estava conversando com uma amiga e comecei a sentir falta de ar e cansaço. Quero saber se é normal do desvio? Tenho 26 anos.

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Sim, esta obstrução provavelmente está relacionada ao desvio septal e hipertrofia de conchas nasais de origem alérgica.
    O ideal seria passar pela avaliação de um Otorrinolaringologista que…


  • este exame pode identificar picarros na garganta, queimação no estomago e refluxo?

    este exame pode identificar picarros na garganta, queimação no estomago e refluxo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Este exame pode identificar muitas doenças, entre elas, pode identificar sinais de Laringite posterior que sugere Refluxo Gastro - esofágico. Também é possível se verificar qualquer tipo…


  • Tenho ostosclerose em ambos os ouvidos, já operei o ouvido direito, gostaria de operar o esquerdo,

    Tenho ostosclerose em ambos os ouvidos, já operei o ouvido direito, gostaria de operar o esquerdo, é recomendável ???

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Com certeza, é uma ótima opção pois trata-se de um procedimento com grandes chances de sucesso deste lado assim como foi do lado já operado!
    Discuta com seu médicos esta e outras opções.


  • Meu neto tem 2 anos respira pela boca e ronca muito, pode ser por conta da adenóide?

    Meu neto tem 2 anos respira pela boca e ronca muito, pode ser por conta da adenóide?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Existem várias causas de obstrução nasal e roncos nesta idade, porém o mais provável seria realmente a hipertrofia de adenóides e /ou amígdalas.
    O melhor exame para se fazer um diagnóstico…


  • Meu filho operou tem 3 dias adenóide e amígdalas e está roncando muito,mais do que antes da cirurgia

    Meu filho operou tem 3 dias adenóide e amígdalas e está roncando muito,mais do que antes da cirurgia é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Sim, é normal, não se preocupe.
    Todo o edema (inchaço) que ocorre após a cirurgia provoca estes roncos.
    Muito provavelmente haverá uma boa melhora nos próximos dias e é de suma importância…


  • meu filho operou da adenoide e amigdalas recentemente, ficou uns 2 meses bem, sem roncar, agora começou

    meu filho operou da adenoide e amigdalas recentemente, ficou uns 2 meses bem, sem roncar, agora começou a roncar muito forte como se tivesse catarro na garganta, mas está usando avamis e mesmo assim apresenta os roncos. o que pode estar ocorrendo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Como bem colocou o colega é difícil uma adenóide reicidivar em um intervalo de tempo tão curto e , caso seja algum tipo de rinite (o que seria bem provável) , nem toda rinite é alérgica e nem todas…


  • Tenho um Problema Sério com cheiros Fortes..Perfume..Produto de Limpeza.etc isso é Rinite?

    Tenho um Problema Sério com cheiros Fortes..Perfume..Produto de Limpeza.etc isso é Rinite?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Provavelmente seu problema seja Rinite Alérgica e, dependendo do seu caso, o tratamento também pode ser feito em conjunto : Otorrinolaringologista + Alergologista


  • Perfurei o timpano fui no otorrino ele nao quis passar remedio pediu pra espera 3 semanas pra cicatrizar.

    Perfurei o timpano fui no otorrino ele nao quis passar remedio pediu pra espera 3 semanas pra cicatrizar. É mesmo assim?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Sim, é uma conduta correta pois, quando a perfuração timpânica é causada por um trauma , existe uma grande chance da perfuração se fechar naturalmente em semanas.
    Caso isto não ocorra após…


  • Meu filho tem 7 anos e tem adenoide que atrapalha a respiração, é verdade que conforme ele vai crescendo

    Meu filho tem 7 anos e tem adenoide que atrapalha a respiração, é verdade que conforme ele vai crescendo essa adenoide vai regredindo?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Concordo com os colegas que já responderam.
    À partir desta idade existe uma "tendência" que a adenóide pare de crescer e chegue a diminuir até a idade adulta.
    O fato que…


  • Depois de feita uma cirurgia de adnoide em uma criança de 1 ano e 11 meses e possivel ficar com alguns

    Depois de feita uma cirurgia de adnoide em uma criança de 1 ano e 11 meses e possivel ficar com alguns sitomas depois da operacao?ele hoje tem 3 anos e a noite o mesmo ronca e possuí dificuldade para respirar enquanto dormi ,é normal?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Existem várias causas de obstrução nasal e roncos nas crianças. Podemos estar tratando da "volta" da adenóide ou também podemos estar diante de outro problema muito comum como de Rinite…


  • ola minha filha retirou as amígdalas e adenoide ontem 06-11,mas agora ela esta com muito catarro preso

    ola minha filha retirou as amígdalas e adenoide ontem 06-11,mas agora ela esta com muito catarro preso no nariz e um pouco de tosse. o que eu faço espero o retorno com o otorrino, daqui sete dias ou levo ela na emergência.?

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Não me parece ser nada grave, mas nesta situação te aconselho a entrar em contato com o especialista que realizou a cirurgia pois este contato é muito importante nas primeiras semanas após a cirurgia.


  • Tive uma gripe e meu ouvido está com zumbido tomei uma injeção e passou a dor no domingo à noite

    Tive uma gripe e meu ouvido está com zumbido tomei uma injeção e passou a dor no domingo à noite começou a sair pus do ouvido fui ao otorrino e ele passou Nimesulida e outro medicamento .hoje é terça e o líquido não parou ainda. Posso praticar atividade física sem problemas?e quando irá parar…

    RESPOSTA DO ESPECIALISTA DA SAÚDE :

    Dr. Sandro Sérgio Muniz da Silva

    Seu ouvido provavelmente necessita de um tratamento diferente. Possivelmente seja necessário algum antibiótico sistêmico, mas só mesmo a avaliação ou reavaliação de um especialista poderá determinar…


Perguntas frequentes

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.