A ansiedade de desempenho no trabalho,medo de ser avaliado e fobia social e a mesma coisa?? A pessoa

14 respostas
A ansiedade de desempenho no trabalho, medo de ser avaliado e fobia social são a mesma coisa?? A pessoa pode ter os 3 ao mesmo tempo?
A ansiedade de desempenho no trabalho e o medo de ser avaliado estão ligados entre si. A insegurança em relação a realização de tarefas e o fato de não saber se está executando da melhor forma geram o medo de ser avaliado e ter um feedback negativo.
A fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social, é um transtorno psicológico no qual a pessoa apresenta uma ansiedade e medo excessivos diante de situações em que poderia ser avaliada de forma negativa por seu desempenho ou pelo o que outras pessoas vão dizer ou pensar sobre ela.
Portanto, a fobia social engloba ansiedade de desempenho no trabalho e medo de ser avaliado. Mas vai além disso, pois está relacionada também a uma preocupação excessiva com a opinião alheia.
E é possível sim ter ansiedade de desempenho no trabalho, medo de ser avaliado e fobia social ao mesmo tempo.
O mais importante é dizer que existe tratamento através de psicoterapia. E, em alguns casos,será necessário acompanhamento com psiquiatra.

Olá! Não são a mesma coisa, mas podem ser associadas uma com as outras, elas podem ter uma ligação. Além disso, são formas distintas de nomear um sofrimento que provavelmente esteja passando. Caso isso esteja atrapalhando o seu cotidiano, sugiro que procure um psicanalista para endereçar suas questões e encontrar um espaço para falar sobre. Coloco-me a disposição
Olá, medos e fobias estão ligados sempre a ansiedade. A ansiedade é um comportamento natural do corpo humano, como forma de preservação, mas quando esta ansiedade começa a atrapalhar o dia a dia da pessoa é preciso entender o porquê desta ansiedade estar ficando cada vez maior. Um psicólogo vai lhe ajudar a entender o que está gerando esses sentimentos e lhe ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
Busque ajuda.
Estou a disposição.
Olá! Muito importante a sua pergunta. Existem diferença entre o medo, a ansiedade e a fobia social mas, a depender do caso, elas podem alimentar uma a outra. O medo de ser avaliado no trabalho, por exemplo, pode ter relação com uma dificuldade com o julgamento, com experiências anteriores de decepcionar outras pessoas, com medo de ser visto como fracassado. Isso pode alimentar uma necessidade crescente de ter um desempenho acima da média, se cobrar excessivamente, fazer mais do que os outros para ser reconhecido. Então, o foco excessivo no trabalho, na competitividade, pode influenciar num afastamento das pessoas porque você talvez acredite que elas não gostam de você e te julgam pelo modo como vivencia sua relação com o trabalho, que elas podem pensar ou falar mal de você por isso. É importante que você consiga trabalhar essas questões e poder vivenciar de forma saudável seu trabalho e as relações pessoais.
Olá, boa tarde. Como vai?
Não são a mesma coisa, mas certamente estão relacionadas.
Indico que inicies psicoterapia, pois independente de como você estiver chamando, precisa ser tratado.
Fico a sua disposição caso queiras iniciar tal processo. Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá, como você anda?
Os primeiros sintomas relatados podem ter ou não relação com a Fobia Social e não necessariamente serem a mesma coisa. Na realidade, antes de caracterizar como Fobia Social é preciso avaliar os níveis dos sintomas. Independente do rótulo dado, são questões importantes para se trabalhar em terapia, pois demonstra insegurança, baixa autoestima.
Espero ter te ajudado!
Oi, elas podem acontecer de forma conjunta, mas lembre-se, essas condições não definem quem vc é. Vc nem sempre foi assim e se for tratado, não será lá na frente. Todos temos medos, ansiedades e dificuldades, mas elas podem ser tratadas e melhoradas. Venha conhecer meu plano de psicoterapia de 6-15 semanas. Vc vai se sentir melhor. Fico no aguardo. abs.
Olá! Não são as mesmas coisas, mas podem estar interligadas.
Para que você tenha uma resposta correta,sugiro que consulte um Psicólogo, será feita uma avaliação adequada!
São comportamentos que provavelmente possuem a mesma função. São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição
Olá, tudo bem?

A Fobia Social, ou Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é caracterizada por diversos sintomas de ansiedade quando o indivíduo é exposto a situações sociais, por exemplo, apresentações, conversas, avaliação, etc, causando-lhe muita tensão e estresse.
Para que haja o TAS, é necessário que esteja presente um conjunto de sintomas, que ocorra de forma persistente e recorrente, atrapalhando suas tarefas cotidianas e influenciando na sua qualidade de vida.
A ansiedade de desempenho e o medo de ser avaliado não são transtornos, mas são sintomas que podem estar presentes na Fobia Social ou em outros transtornos de ansiedade.
É importante buscar auxílio profissional especializado na saúde mental com psicólogo e psiquiatra, para a melhor compreensão dos sintomas e causas, e a criação de um plano terapêutico adequado ao caso.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição.

Abraço.
Não são as mesmas coisas, mas é importante você procure um Psicólogo, para iniciar uma terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal
Olá! O medo de ser avaliado e a ansiedade estão relacionados e podem ser tratados em psicoterapia. A fobia social já é um pouco diferente mas também pode causar impacto negativo no trabalho. No entanto, com psicoterapia, é possível alcançar resultados, de modo a amenizar teu sofrimento relacionado ao que tu relatou.
Espero que tu encontre o que busca!
Fica bem!
Olá, tudo bem? A "ansiedade de desempenho " e medo de ser avaliado podem ser entendidos como próximos, entendendo como característicos de um transtorno de ansiedade generalizada, já o transtorno fobia social é também fortemente voltada a ideia de ansiedade, contudo há suas características. Se pegarmos com base o DSM-V não são associados como comorbidade de um para outro, mas como um diagnóstico diferencial. Mas de qualquer forma, se você se encontra incomodado, com algum problema procure ajuda de um psicólogo pode ser grande auxílio para sua situação. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Todos esses sintomas tem relação com as crenças da pessoa. As crenças de cada indivíduo afeta diretamente todas as áreas da vida da pessoa. Estas, podem ser trabalhadas para que a qualidade de vida melhore.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!