A ansiedade pode alterar os níveis de glicose e insulina no sangue? Isso realmente pode acontecer?

8 respostas
A ansiedade pode alterar os níveis de glicose e insulina no sangue? Isso realmente pode acontecer?
A ansiedade não altera o nível de glicose e insulina no sangue. Mas, é preciso tratar com o médico se vc é diabético. Entretanto, importante lembrar que a ansiedade pode causar sintomas indesejáveis, ruins, causar sofrimento no indivíduo, além de prejudicar o tratamento de qualquer doença. Importante fazer o acompanhamento com o médico e psicóloga. Os dois são indispensáveis para se chegar a uma homeostase física. A TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) têm tido bons resultados com o transtorno de ansiedade. Boa Sorte!

Ansiedade não aumenta níveis de glicose, não aumenta resistência a insulina e nem causa diabetes. Não existe "diabetes emocional". (quem quiser ler mais a respeito procure o artigo "anxiety symptoms and the risk of diabetes mellitus in australian women: evidence from 21 year follow up)

Entretanto, quem tem diabetes pode ter o controle da glicose dificultado por um transtorno de ansiedade, principalmente se "descontar a ansiedade na comida".
A ansiedade em si não aumenta o nível de glicose, mas junto a ansiedade pode ocorrer diversos sintomas que irão influenciar no funcionamento do seu organismo. Entre eles o sintomas de stress. O ideal é continuar o tratamento orientado pelo médico. Mas também buscar tratamento em psicoterapia, pois uma vez que percebe que a ansiedade está incomodando e está difícil de suportar, .. é preciso o tratamento para que outros sintomas não prejudiquem o funcionamento da sua vida diária. Procure um profissional psicólogo que trabalhe com a Terapia Cognitivo-Comportamental.
Apesar de não haver uma relação direta entre ansiedade e níveis de glicose e insulina no sangue, quando a ansiedade passa a se configurar como um transtorno psiquiátrico (impondo limitações na vida do sujeito) é comum serem despertadas reações no funcionamento do organismo como um todo, podendo, eventualmente, aparecer alterações em exames laboratoriais, principalmente se o quadro perdura muito tempo e surge estresse como uma comorbidade associada à ansiedade.
Como nos transtornos ansiosos ocorrem sintomas físicos (taquicardia, dores de cabeça e musculares, sudorese, etc.) relacionados a fatores emocionais e psicológicos, além do atendimento médico é importante buscar um profissional de psicologia.
Olá! o sujeito ansioso pode desencadear inúmeras alterações no corpo,as que mais se pre-dispõe serão o alvo. As doenças são descuidos emocionais e comportamentais. Segue aquele antigo ditado que diz: "cabeça que não pensa é o corpo que sofre". Procure um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
A ansiedade em si não altera os níveis de glicose e insulina no sangue. Contudo uma ansiedade crônica e intensa expõe o organismo ao estresse que chegando a fase de exaustão pode aumentar muito a concentração de glicose no sangue, o que agrava o quadro de diabetes.
A ansiedade pode estar ligada ao estresse e quando isto acontece, a ansiedade pode gerar aumento de PA e eventos cardiovasculares indesejáveis. O aumento da glicose pode estar relacionado ao Estresse e a outros fatores, como causas hereditárias, genéticas e ambientais. Abraço e boa semana!
Olá. A ansiedade em si não altera exames de sangue, contudo as consequências dela, como o beber e beber excessivo, uso de tabaco, entre outros podem sim gerar aumentos nas taxas de glicose. De qualquer modo, a capacidade da somatização é sempre válida em diversos aspectos, não hesite em procurar um profissional da área psi, preferencialmente psicanalista. Espero ter ajudado.