a ansiedade tem cura ou vou ficar dependente da sertralina ?

3 respostas
a ansiedade tem cura ou o paciente fica dependente da sertralina ?
Primeiramente, é necessário deixar claro que "ansiedade" não é doença, sendo um fenômeno normal, em várias circunstâncias. Há, também pessoas com maior tendência a terem ansiedade e isto só passa a ser um transtorno se determinados sintomas estiverem presentes, num número mínimo e por um tempo mínimo. Nestes casos, algumas medicações podem ser muito úteis e uma delas (dependendo do tipo de transtorno ansioso) é a sertralina. As pessoas não ficam "dependentes" da sertralina, o problema é que ainda não há cura medicamentosa para os transtornos psiquiátricos (assim como não há para hipertensão arterial, diabete, artrite reumatoide etc.) e, se a pessoa para de tomar o remédio, a tendência do problema é voltar. Se nunca tivesse tomado a medicação, provavelmente os sintomas nem teriam desaparecido! A medicação é boa para controlar. Sem ela, as pessoas podem não ter melhoras ou ter períodos de melhoras e períodos de piora, com duração e intensidade variáveis. Em alguns casos, entretanto, há estudos que mostram que a modalidades de terapia comportamental (por exemplo, terapia cognitivo-comportamental e "acceptance and commitment therapy" - ACT) poderiam também levar a um controle dos sintomas, sem medicação. Porém, há estudos que sugerem que mesmo estas modalidades são mais eficazes se forem usadas junto com a medicação e não isoladamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você pode buscar um tratamento psicológico para entender melhor a raiz dessa ansiedade. Assim você poderá contar com mais esse apoio para o tratamento. Me coloco a disposição
A ansiedade é uma emoção natural, benéfica, que nos avisa que há algo para acontecer, portanto devemos nos preparar. Porém em alguns casos, quando ela é persistente e com maior gravidade temos o que chamamos de Transtorno de Ansiedade. Para cuidar deste transtorno, devemos buscar tratamento psicoterápico, e para alguns pacientes, dependendo do nível de gravidade, precisamos ter também a intervenção medicamentosa, combinando acompanhamento de Psicólogo E Psiquiatra. A Terapia Cognitiva-Comportamental tem efeitos positivos comprovados cientificamente com relação aos Transtornos de Ansiedade, e outros tipos de transtornos mentais, por lhe ensinar técnicas de enfrentamento e soluções de problemas, que você poderá utilizar para ter equilíbrio, qualidade de vida, e percepção dos próprios sentimentos/pensamentos/comportamentos.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 989 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.