A depressão pode melhorar sozinha?

10 respostas
A depressão pode melhorar sozinha?
A depressão é um distúrbio afetivo, uma doença, e seus principais sintomas são: tristeza, baixa autoestima, solidão, pessimismo, ansiedade entre outros.Estes sintomas aparecem com freqüência e podem combinar entre si. Em casos de depressão o mais aconselhável é que a pessoa procure tratamento com psiquiatra e psicólogo. O acompanhamento deve ser multidisciplinar para garantir a eficácia no tratamento.

A depressão é um distúrbio afetivo que traz consigo diversos sintomas: tristeza, melancolia, baixa autoestima, solidão, ansiedade, o não interesse por nenhum tipo de atividade, etc. Não se deve ignorá-los achando que são passageiros, procure sempre um especialista.
O paciente com depressão precisa procurar ajuda profissional, pois ficar contando com a sorte é arriscar demais. O ideal é buscar ajuda psicológica e psiquiátrica. Caso contrário, a depressão tira do paciente a capacidade de reagir frente á vida, portanto, precisa de um bom suporte para restaurar a sua saúde mental.
O fato de estar receoso em procurar um tratamento para depressão já indica que precisa dele o mais rápido possível, pois já aparenta o desânimo característico da doença.

A primeira vista nossa reação natural é negar a doença, uma vez que conseguimos compreender que ela existe, é importante buscar ajuda, não deixe o problema virar crônico. Procure um psicologo e um psiquiatra.

Att,
Pode. Mas não é bem "sozinha". Uma palavra melhor seria "espontâneamente".

A depressão depende de como você vê o mundo, como você consegue superar experiências negativas, ameaçadoras, da infância e em consequência se relacionar com outras pessoas sem ficar de mau humor, sem ser negativ@ com elas, e aproveitar a ajuda emocional que os relacionamentos podem significar.

Com a idade que avança, muitas pessoas conseguem diminuir as suas ansiedades e os seus negativismos. Espontáneamente algumas e em certa medida. Melhor é trabalhar a sua própria mente para encarar a vida de maneira mais positivamente e sem ter que se defender o tempo todo.

Psicoterapia humnanista ou psicanálise são bons métodos. A psicoterapia cognitiva comportamental pode ajudar, mas depressão não é falta de disciplina.

Voltando a sua pergunta: Vigie o seu comportamento nas relacões humanas. Procure apoio emocional para ganhar em autoestima ao invés de viver em medo de ser desprezad@. É dificil, sim.
Qualquer doença que apareça ela nunca poderá sarar sozinha, por isso que temos várias especialidades e ferramentas para trabalhar. A depressão não tratada pode psicossomatizar e transformar em um transtorno maior.
At.
Monica Araújo
Neuropsicologa
Não. Pois pode vir de causas orgânicas. Para isso é necessário avaliação psiquiátrica e se necessario tratamento com medicamento além disso aliar a psicoterapia pode judar na busca de novas ressignificaçoes. Causas orgânicas ou não a psicoterapia pode ajudar você a trilhar esse caminho nada fácil. Não prolongue a busca de ajuda para que essa doença não avance. Cuide-se
Como dito pelos colegas, não.
Acho importante acrescentar que após um episódio depressivo não tratado, ou tratado de modo inadequado, a doença pode ficar "camuflada" propiciando o surgimento de novos episódios, mesmo que tenha passado muito tempo desde o último.

A disposição,
Mônica M. M. Fiorotto.
O que geralmente caracteriza uma afecção psíquica é sua rigidez. O processo analítico ou terapêutico trabalha no sentido de desestabilizar essa rigidez que prendeu o sujeito em tal afecção. Portanto, é mais aconselhável buscar ajuda profissional.
A depressão é uma doença séria que não se deve esperar melhorar sozinha, pois você estará colocando sua vida em risco. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!