A depressão pode melhorar sozinha?

10 respostas
A depressão pode melhorar sozinha?
A depressão é um distúrbio afetivo, uma doença, e seus principais sintomas são: tristeza, baixa autoestima, solidão, pessimismo, ansiedade entre outros.Estes sintomas aparecem com freqüência e podem combinar entre si. Em casos de depressão o mais aconselhável é que a pessoa procure tratamento com psiquiatra e psicólogo. O acompanhamento deve ser multidisciplinar para garantir a eficácia no tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão é um distúrbio afetivo que traz consigo diversos sintomas: tristeza, melancolia, baixa autoestima, solidão, ansiedade, o não interesse por nenhum tipo de atividade, etc. Não se deve ignorá-los achando que são passageiros, procure sempre um especialista.
O paciente com depressão precisa procurar ajuda profissional, pois ficar contando com a sorte é arriscar demais. O ideal é buscar ajuda psicológica e psiquiátrica. Caso contrário, a depressão tira do paciente a capacidade de reagir frente á vida, portanto, precisa de um bom suporte para restaurar a sua saúde mental.
O fato de estar receoso em procurar um tratamento para depressão já indica que precisa dele o mais rápido possível, pois já aparenta o desânimo característico da doença.

A primeira vista nossa reação natural é negar a doença, uma vez que conseguimos compreender que ela existe, é importante buscar ajuda, não deixe o problema virar crônico. Procure um psicologo e um psiquiatra.

Att,
Pode. Mas não é bem "sozinha". Uma palavra melhor seria "espontâneamente".

A depressão depende de como você vê o mundo, como você consegue superar experiências negativas, ameaçadoras, da infância e em consequência se relacionar com outras pessoas sem ficar de mau humor, sem ser negativ@ com elas, e aproveitar a ajuda emocional que os relacionamentos podem significar.

Com a idade que avança, muitas pessoas conseguem diminuir as suas ansiedades e os seus negativismos. Espontáneamente algumas e em certa medida. Melhor é trabalhar a sua própria mente para encarar a vida de maneira mais positivamente e sem ter que se defender o tempo todo.

Psicoterapia humnanista ou psicanálise são bons métodos. A psicoterapia cognitiva comportamental pode ajudar, mas depressão não é falta de disciplina.

Voltando a sua pergunta: Vigie o seu comportamento nas relacões humanas. Procure apoio emocional para ganhar em autoestima ao invés de viver em medo de ser desprezad@. É dificil, sim.
Qualquer doença que apareça ela nunca poderá sarar sozinha, por isso que temos várias especialidades e ferramentas para trabalhar. A depressão não tratada pode psicossomatizar e transformar em um transtorno maior.
At.
Monica Araújo
Neuropsicologa
Não. Pois pode vir de causas orgânicas. Para isso é necessário avaliação psiquiátrica e se necessario tratamento com medicamento além disso aliar a psicoterapia pode judar na busca de novas ressignificaçoes. Causas orgânicas ou não a psicoterapia pode ajudar você a trilhar esse caminho nada fácil. Não prolongue a busca de ajuda para que essa doença não avance. Cuide-se
Como dito pelos colegas, não.
Acho importante acrescentar que após um episódio depressivo não tratado, ou tratado de modo inadequado, a doença pode ficar "camuflada" propiciando o surgimento de novos episódios, mesmo que tenha passado muito tempo desde o último.

A disposição,
Mônica M. M. Fiorotto.
O que geralmente caracteriza uma afecção psíquica é sua rigidez. O processo analítico ou terapêutico trabalha no sentido de desestabilizar essa rigidez que prendeu o sujeito em tal afecção. Portanto, é mais aconselhável buscar ajuda profissional.
A depressão é uma doença séria que não se deve esperar melhorar sozinha, pois você estará colocando sua vida em risco. Muitas pessoas confundem tristeza com depressão. A Tristeza é um sentimento básico do ser humano, que vem como uma reação comum diante de algum problema da vida, é passageira, considerada saudável e importante. Já a depressão é quando essa tristeza se torna profunda e não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1127 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.