A esclerore lateral amiotrófica pode iniciar com atrofia lombar e espaticidade pélvica ?

2 respostas
A esclerore lateral amiotrófica pode iniciar com atrofia lombar e espaticidade pélvica ?
Sim, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) pode começar com sintomas como atrofia muscular na região lombar e espasticidade pélvica. A ELA é uma doença neuromuscular que afeta os neurônios motores, responsáveis pelo controle dos movimentos voluntários. Ela pode iniciar em diferentes partes do corpo, variando de pessoa para pessoa. Em alguns casos, os primeiros sinais são fraqueza e atrofia muscular nas pernas, podendo incluir a área lombar e pélvis. A espasticidade, que é um aumento do tônus muscular levando a rigidez e movimentos espasmódicos, também pode ser um sintoma inicial, especialmente quando a doença afeta primeiro as regiões inferiores do corpo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na ELA, os sintomas não costumam ser descritos inicialmente como “atrofia lombar”, mas sim como fraqueza e perda de massa muscular em membros inferiores, principalmente nos pés, pernas ou quadris, associadas a dificuldade para caminhar, quedas, rigidez e espasticidade (aumento do tônus muscular).

A espasticidade pélvica, por outro lado, não é uma expressão muito comum em neurologia. Pode estar sendo usada aqui para se referir a rigidez ou dificuldade de mobilidade da região do quadril ou membros inferiores, o que pode sim estar presente na ELA, especialmente com espasticidade nas pernas (músculos duros, marcha travada ou em tesoura). Já a chamada “atrofia lombar” pode ser confundida com perda de musculatura paravertebral ou postura alterada por fraqueza de musculatura axial, o que pode acontecer em fases mais avançadas da doença.

Em resumo: ELA pode sim começar com fraqueza, atrofia e espasticidade nos membros inferiores, mas é essencial que isso seja avaliado com muito cuidado por um neurologista, pois existem várias outras doenças neuromusculares e da medula que podem causar sintomas semelhantes, como esclerose múltipla, mielopatias, doenças da medula espinhal, neuropatias motoras e até algumas miopatias. A investigação clínica e com exames (como eletroneuromiografia e ressonância da coluna) é fundamental para um diagnóstico preciso.

Especialistas

Julys Souza Barbosa

Julys Souza Barbosa

Neurologista

Umuarama

Laís Cordeiro

Laís Cordeiro

Neurologista

Petrolina

Amanda de Toledo Troian

Amanda de Toledo Troian

Neurologista

Campo Grande

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Neurologista

Belo Horizonte

Carlos Regoto

Carlos Regoto

Neurologista

Rio de Janeiro

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 86 perguntas sobre Esclerose Amiotrófica Lateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.