A forma como os pais se relacionam com o álcool influenciam na maneira como os filhos se relacionam

14 respostas
A forma como os pais se relacionam com o álcool influenciam na maneira como os filhos se relacionam com esses tipos de bebidas ?
Sim, sao comportamentos aprendidos, acontece que muitas vezes ao se reunirem para conversar o alcool esta presente o que traz memorias afetivas voltadas para este habito.
E necessario colocar limites quanto ao uso, orienta-los quaantos os beneficios e maleficios do alcool e nao tornar uma rotina este tipode comportamento

Pode influenciar sim, visto que é um estímulo presente na vida familiar. Importante identificar qual a relação que vocês estabelecem com o álcool e pensar em estratégias funcionais para lidar com isso.

Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 230
Olá, não necessariamente. Existe a possibilidade por ser algo aprendido pelos filhos, hábitos familiares, aspecto orgânico, uma vez que a dependência é singular, e vai depender também do olhar, de como você se relaciona com estes comportamentos e com a bebida. Acha prazerosa? Usa porquê aprendeu desta forma? É importante refletir a respeito para tomar um caminho diferente, lembrando que o uso contínuo, independente da quantidade, causa o alcoolismo, que é uma doença, que traz vários malefícios para a saúde e vida como um todo. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Olá, bem possivelmente sim, mas não necessariamente. Os estímulos quanto ao uso do álcool podem influenciar em seus filhos, mas também pode haver tantas outras variáveis no ambiente e na vida de cada para a utilização. Sabemos que ha um pouco de genética, fatores ambientais entre outros. Para melhor tratamento e cuidado sugiro buscar profissional da saúde mental.
Fico a disposição.
Olá! Sim, a forma como os pais se relacionam com o álcool influencia na maneira como os filhos se relacionam com esse tipo de bebida. Mas isso não significa que os filhos vão se relacionar da mesma forma que os pais, e nem que os filhos vão se relacionar de forma oposta aos pais. Significa que os filhos vão conviver com alguns valores e conceitos sobre o álcool (via convivência familiar), e que eles vão, de forma única e singular, construir seu modo próprio de se relacionar com o álcool. Chamo atenção para o fato de que “se relacionar com o álcool” não significa apenas usar ou não, mas todos os hábitos, valores e vivências que estão junto. Espero ter ajudado!
Olá. Sim, há uma influência no modo como o filho vai se relacionar, mas nada garante que ele vá ter a mesma relação ou uma relação diferente. Há filhos que podem ter aquilo como certo e fazer igual, achando que é o certo, mas podem conhecer, fora de casa, outra relação e preferí-la.
Sim a genética tem forte influência, sendo um caso de paciente alcoolista acredito ser importante a participação nao só da terapia mas tb do AA.
Importante tb que se reconheça que o álcool está sendo um problema.
Sim. Tanto o aspecto genético quanto o ambiental são influenciadores fortes no desenvolvimento de comportamentos, em geral.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Sim, a maneira como os pais se relacionam com o álcool pode ter um impacto significativo na maneira como os filhos se relacionam com essas bebidas. Os pais podem modelar comportamentos de uso de álcool, bem como transmitir atitudes e crenças sobre o uso do mesmo.
Olá! Pode sim... os pais servem de modelos aos filhos.
Olá! Certamente, a maneira como os pais lidam com a bebida alcoólica tem impacto na forma como os filhos se relacionam com esse tipo de substância. Isso, no entanto, não significa que os filhos vão se relacionar da mesma forma que os pais, ou que eles vão se relacionar de forma oposta aos pais. Significa que os filhos vão conviver com alguns valores e conceitos sobre a bebida alcoólica (através da convivência familiar), e que eles vão, de forma única e singular, construir seu próprio modo de lidar com a bebida alcoólica. É importante lembrar que "se relacionar com a bebida alcoólica" não se refere apenas ao uso ou não dela, mas também a todos os hábitos, valores e experiências relacionadas. Espero ter esclarecido!
Olá Sim, pode ter um impacto significativo nos filhos, é necessário muita consciência e responsabilidade por parte dos pais. Estudos demonstram que os modelos comportamentais, influenciam como os filhos percebem e lidam ou lidarão com o álcool. Além disso, ocorre o risco de causar danos emocionais e psicológicos nos filhos ,incluindo aumento de estresse, irritabilidade emocional, medo, e decorrente disso, diferentes transtornos. Busquem ajuda! Sempre à disposição.
Há estudos que indicam uma elevação nos riscos... precisamos compreender que a forma como a família lida com o consumo de bebidas, poderá facilitar o acesso aos mais jovens - e pensando que a média de idade dos jovens brasileiros para o primeiro acesso a este consumo está em 13 anos, torna-se essencial que haja um modelo parental e relação saudável e não abusivo neste consumo de álcool, uma vez que as nossas crianças e jovens estão em pleno desenvolvimento, com células neuronais em amadurecimento, principalmente em regiões responsáveis pela memória, atenção e pensamento crítico... sem falar na impulsividade das ações comportamentais.

A responsabilidade neste consumo precisa sempre ser esclarecida e compartilhada, alertando principalmente para os riscos do consumo precoce.
Olá! Pode influenciar, mas não é uma causa determinante.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 70

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!