A gagueira tem realmente origem psicológica?

5 respostas
A gagueira tem realmente origem psicológica?
Olá!
A gagueira pode sim ter uma causa psicológica, seja um trauma ou complexo não resolvido.
Caso você sofra com isso, indique que, além de uma fonoaudióloga, procure também uma psicóloga para entender melhor quando a gagueira começou e as possíveis emoções relacionadas a ela.
Boa sorte!

A gagueira é causada pela interação de diversos fatores (genéticos, orgânicos, sociais e psicológicos).
Estudos acadêmicos atuais sugerem que fatores psicológicos e sociais vão trazer essa dificuldade de fala para a pessoa se já houver uma predisposição genética e orgânica para isto.

Grande abraço!
A gagueira pode ter diversos fatores e um deles o psicológico. É importante fazer um tratamento em conjunto fonoaudióloga e psicólogo para que ambos os profissionais possam te ajudar melhor em ter o sucesso no tratamento.
Se você mesmo é o gago, me estranha você perguntar. A gagueira é um tipo de inibição. Você deve estar sentindo esta inibição, a timidez de falar. Se você realmente conseguiu não se sentir inibido, a gagueira lhe lembra que a sua inibição não está resolvida e que você está pagando um preço por esquecê-la.

Tendo dito isto, evidentemente dá para viver bem com gagueira. Outras pessoas têm outras inibições e também vivem do jeito delas. Mas você perguntou. Assim tenho a impressão que não é o seu caso.
Algumas gagueiras podem ser de origem emocional, gerada por algum complexo formado por alguma experiência negativa. Todas as vezes que uma situação vivida pareça com a situação onde o trauma foi constelado, a pessoa entra num estado extremo de ansiedade gerando como sintoma, a gagueira.
Através de um bom trabalho psicoterapêutico; dependendo do seu empenho e disponibilidade, podemos até falar em cura.