A hipersensibilidade é um sintoma do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

3 respostas
A hipersensibilidade é um sintoma do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Sim, a hipersensibilidade é considerada um dos sintomas ou características centrais do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).

Explicação:

Hipersensibilidade emocional: Pessoas com TPB frequentemente reagem de forma intensa a estímulos emocionais, experiências ou sinais sociais, demonstrando uma sensibilidade aumentada a críticas, rejeições ou até pequenos detalhes interpessoais.

Percepção exagerada de ameaças sociais: Essa hipersensibilidade pode levar à interpretação equivocada de situações sociais, muitas vezes vendo ameaça ou rejeição onde outras pessoas não percebem.

Reatividade emocional: A combinação da hipersensibilidade com dificuldades em regulação emocional resulta em respostas emocionais rápidas e de alta intensidade frente a estímulos sociais ou internos.

Portanto:
A hipersensibilidade às críticas, rejeições ou sinais sociais é uma característica marcante no quadro do TPB, contribuindo para a instabilidade emocional e os relacionamentos interpessoais complicados que frequentemente caracterizam o transtorno.

Se desejar, posso ajudar a entender como essa hipersensibilidade impacta o cotidiano ou sugerir estratégias de manejo

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A hipersensibilidade social não é um sintoma oficial listado nos critérios diagnósticos do Transtorno de Personalidade Borderline, mas é uma manifestação frequente desse transtorno. Ela reflete a forma intensa como o sujeito vivencia vínculos e sinais do outro, interpretando gestos, palavras ou silêncios como ameaças de abandono ou rejeição. Na análise, essa sensibilidade é importante porque revela padrões emocionais e relacionais repetidos, permitindo que o sujeito compreenda suas r
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? A hipersensibilidade não aparece como um critério diagnóstico isolado do Transtorno de Personalidade Borderline, mas ela é, sim, um elemento central do funcionamento emocional que sustenta muitos dos sintomas do TPB. Em outras palavras, não é um “item da lista”, mas está por trás de vários comportamentos e experiências emocionais que caracterizam o transtorno.

No TPB, o sistema emocional tende a reagir de forma muito intensa e rápida a estímulos internos e externos, especialmente aqueles ligados aos vínculos. Essa hipersensibilidade faz com que emoções como medo, tristeza, raiva ou vergonha surjam com força elevada e dificuldade de regulação. A partir daí, aparecem manifestações conhecidas do quadro, como instabilidade emocional, reações impulsivas, conflitos relacionais, sensação de vazio e mudanças bruscas na forma de se ver e de ver os outros.

Por isso, muitas vezes a hipersensibilidade é confundida com “exagero” ou “drama”, quando na verdade ela reflete um sistema nervoso que aprendeu a funcionar em estado de alerta constante. O cérebro reage como se precisasse proteger a pessoa de uma dor relacional iminente, mesmo quando o risco não é concreto naquele momento. Isso ajuda a entender por que os sintomas não surgem do nada, mas seguem uma lógica emocional interna.

Vale se perguntar: o que costuma disparar emoções intensas em você? Elas aparecem mais em situações de vínculo, frustração ou incerteza? Depois que passam, você sente que a reação foi maior do que gostaria? Essas perguntas ajudam a perceber como a hipersensibilidade atravessa diferentes aspectos do funcionamento emocional.

Na psicoterapia, compreender esse papel da hipersensibilidade permite trabalhar o TPB de forma mais integrada, focando menos em “controlar comportamentos” e mais em regular emoções, construir segurança interna e relações mais estáveis. Se a pessoa já estiver em acompanhamento, conversar sobre essa compreensão com o profissional que a atende pode aprofundar bastante o processo. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2879 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.