A l'carnitina prejudica ou atrapalha o envolvimento de anticoncepcional???

4 respostas
A l'carnitina prejudica ou atrapalha o envolvimento de anticoncepcional?
Olá prezada. Na verdade, algumas substâncias podem sim afetar o efeito tanto diminuindo a eficácia ou mesmo cortando o efeito do anticoncepcional. São estas substâncias, alguns remédios e anabolizantes, como por exemplo antibióticos, anticonvulsivantes, barbitúricos, antirretrovirais e anabolizantes. Mas claro que não são todos! Apenas os que apresentam em suas formulações, substâncias que interferem e interagem com os hormônios que compõem o anticoncepcional. Vale consultar seu médico antes de utilizar qualquer tipo de medicamento, ok! No caso da L- carnitina em si, ela é uma substância sintetizada em nosso próprio organismo, pelos rins, fígado e cérebro, e participa do processo de geração de energia para as células e os músculos. Mas quando utilizada como suplementação, as doses devem ser utilizadas com cautela, pois de qualquer forma, a substância é um termogênico, interage com os ácidos graxos, que também são necessários para o metabolismo dos hormônios sexuais, como os presentes nos anticoncepcionais. Sendo assim, da mesma forma que um medicamento, não se deve utilizar nenhum suplemento sem prescrição e acompanhamento nutricional ou médico! Tanto para avaliar a real necessidade de uso de substâncias quanto as dosagens. Me coloco a disposição caso tenha dúvidas ou queira agendar um horário para realizar um acompanhamento nutricional. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, primeiro qual o motivo de você está tomando a L-cartinina? Seria para emagrecimento ou você está pretendendo ser mamãe, mas ainda não parou com o anticoncepcional ? Você precisa de uma avaliação para dizer quais são os suplementos indicados para você de acordo com o seu objetivo..
L- carnitina não atrapalha, nem interfere do resultado contraceptivo do anticoncepcional, por se tratar de um aminoácido encontrado no nosso músculo esquelético. Contudo, ele pode ser a favor no homem, para melhorar a qualidade do esperma, tendo trabalhos científicos mostrando o quanto ele ajuda ao homem a gerar filhos.
Olá,

a dose precisa ser prescrita e acompanhada por um nutricionista para não ter problema de super dosagem ou uso indevido. No entanto, se usado corretamente, não tem interferência na eficácia do anticoncepcional.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Especialistas

Luiz Fernando Dale

Luiz Fernando Dale

Ginecologista, Especialista em reprodução humana

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Raquel Pegoraro

Raquel Pegoraro

Nutricionista

São Paulo

Agendar uma visita
Zenaide May

Zenaide May

Nutricionista

São Paulo

Agendar uma visita
Roberta Zahra

Roberta Zahra

Nutrólogo, Pediatra

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Nutrição e Fertilidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.