A Lamotrigina é um bom coadjuvante para o tratamento de depressão unipolar?

9 respostas
A Lamotrigina é um bom coadjuvante para o tratamento de depressão unipolar?
Dr. Lucas Farnese
Psiquiatra
Contagem
Lamotrigina é sim um bom coadjuvante para o tratamento de depressão bipolar, podendo ser usada em muitos casos como um "potencializador" do tratamento, para casos em que a monoterapia com antidepressivo se mostrou insuficiente, desde que usada na dose correta e pelo período correto, uma vez que o seu aumento de dosagem deve ser feito de forma lenta e gradual, devido ao risco de algumas reações adversas. Mas todo bom psiquiatra sabe manejar bem esta medicação.
Abraços.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Lamotrigina age como um bom estabilizador de humor. Pode com ctza ser usado na depressão unipolar, ainda mais se for como coadjuvante a um antidepressivo clássico. Deve ser iniciado em baixas doses e aumentando gradualmente se necessário, de forma lenta.
A Lamotrigina tem sua eficácia científica comprovada em tratamento de episódios depressivos em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar!
Existem indicadores que pode ter eficácia em associação para depressões unipolares,mas as evidências científicas são bem menores.
O ideal é você conversar com o profissional de confiança que está prescrevendo.
Espero ter ajudado!
A Lamotrigina é um medicamento que age como um bom estabilizador de humor.
Entretanto, recomendo nesse caso, procurar um médico psiquiatra ou neurologista, para elucidar melhor sua dúvida. Visto que nos psicólogos, não prescrevemos medicamentos.
Porém, tem um ótimo resultado o tratamento psicológico e o medicamentoso, nos casos de transtorno de humor.
 Aline Cristina Araujo Vargas
Psicólogo
Curitiba
O uso da Lamotrigina, enquanto regulador de humor, deve ser avaliado pelo médico psiquiatra ou neurologista, enquanto coadjuvante no tratamento medicamentoso. Importante lembrar que o tratamento para transtornos de humor envolve necessariamente tratamento psicológico além do farmacológico.
 Josemeire Lucilia da Silva Statella
Psicólogo
Presidente Prudente
A Lamotrigina tem obtido resultados muito satisfatórios para transtornos de humor. Porém convido você procurar um psiquiatra para um maior esclarecimento das dúvidas, sendo ele o profissional especialista na área de medicamentos e seus efeitos.
Apesar do Psicólogo não medicar nenhum remédio e sim encaminhar em alguns casos, para psiquiatria ou outros médicos. A lamotrigina tem um resultado considerado bom em relação ao estabilizador de humor em alguns pacientes com transtornos distintos. Consulte um psiquiatra.
Olá boa noite!!
Concordo com o colega Wesley Henrique, apesar de não receitar nenhum medicamento, o psicólogo compreende a queixa do paciente e encaminha para outros profissionais de saúde. A lamotrigina é um excelente estabilizador de humor para os quadros de Transtorno Afetivo Bipolar, sugiro que agende uma consulta com um neurologista ou psiquiatra. Se houver necessidade de psicoterapia, esses profissionais também podem lhe encaminhar para um tratamento psicológico. Espero ter contribuído:)
A Lamotrigina é indicado na prevenção de.episódios de alterações de humor em pacientes com transtorno bipolar. Porém é necessário que faça uma avaliação com um profissional de psiquiatria.

Especialistas

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.