A menopausa colabora com o aparecimento da fadiga?

8 respostas
A menopausa colabora com o aparecimento da fadiga?
Sim, colabora, devido a uma questão hormonal, a mulher deve procurar seu ginecologista e ver se é possível para ela uma reposição hormonal, tendo em vista que algumas mulheres não podem fazer essa reposição. Vale lembrar que o exercício físico é muito rico em seus benefícios para a vida da mulher, em toda idade e principalmente nesse momento da menopausa. O exercício físico produz endorfina, que é hormônio natural e de grande beneficio para o organismo. Vale também um exame de sangue para medir as taxas dos hormônios da tireóideo, pois o hipotireoidismo pode trazer fadiga também.
A Disposição
Dra. Sayonara Machado

Vários fatores podem estar associados a fadiga. Uma avaliação médica completa deve ser realizada. A Medicina Ortomolecular pode ajudar muito nesses casos com reposição de elementos que podem estar deficientes.
Certamente. A alteração na produção hormonal pode provocar o aparecimento da fadiga, entre outros sintomas. Nesse momento é fundamental consultar seu ginecologista, bem como um endócrino para que seja possível avaliar a melhor estratégia clínica para lidar com essa nova fase. Contudo, como psicóloga, devo lhe alertar sobre a importância de refletir sobre como deseja viver essa nova etapa de sua vida. A menopausa, fato natural da nossa trajetória, inaugura um novo ciclo. Saber como se deseja vivê-lo é poder se preparar para nele estar alinhada aos seus verdadeiros valores, desejos e necessidades.
A menopausa pode colaborar sim, devido às alterações hormonais, por isso é importante fazer seu acompanhamento médico periódico pra se certificar de qual a melhor forma de agir diante de uma fadiga que pode estar atrapalhando sua vida. Além disso um acompanhamento psicológico pode auxiliá-la a regular seu emocional já que, especialmente na menopausa, os sintomas são muito atravessados por fatores emocionais.
Olá, sua pergunta é interessante, a fadiga pode sim estar relacionada aos sintomas do climatério. A menopausa é caracterizada pelo declínio natural dos hormônios reprodutivos desencadeia uma série de sintomas entre eles a fadiga. Porém, é interessante buscar a avaliação médica, para compreender e diagnosticar melhor. Além do que a psicoterapia é uma grande aliada na trajetória deste novo ciclo de vida. Pense nisso!
Abraços!
Boa tarde. Embora eu não seja médica, afirmo que por causa das questões hormonais possa aparecer a fadiga.
Um abraço
Sim, pode. Além disso pode vir junto como "brinde"depressão, insônia e labilidade no humor. Além do seu médico, às vezes vale buscar um suporte com um psicoterapeuta perto de você. Boa sorte!
Ola, a menopausa é um periodo de reduçaõ dos hormonios sexuais, que eram produzidos pelos ovários e , consequente reduçaõ do metabolismo, da disposiçaõ fisica , do metabolismo ósseo e piora nos valores de lipideos (gorduras ) no sangue. Isso tudo associado a alteração no ritmo do sono e fogachos ( ondas de calor) ; portanto , uma avaliaçaõ laboratorial e clinica deve ser feita para o tratamento se for confirmado esse diagnostico.