Fadiga - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a fadiga e por que a fadiga ocorre?

Fadiga é difícil de definir porque cada pessoa tem sua própria idéia do que significa estar cansado. Quem já não sentiu cansado antes? Este é um problema muito comum causa mais comum é a falta de sono.

Fadiga também pode ocorrer como um sintoma isolado ou acompanhado de outros sintomas, em uma ampla gama de problemas de saúde e doenças. Nestes casos, o indivíduo muitas vezes se sente a perda de energia, ou não tomar as pernas, e precisam de mais descanso e dormir mais. Estes eventos podem afetar seu desempenho no trabalho e ser uma causa freqüente de consulta com o seu médico.

Fadiga também é um sintoma comum quando uma pessoa se sente deprimido.

Quantas horas de sono são necessárias?

As horas de sono necessárias podem variar muito dependendo da pessoa, embora seja normal a necessidade cada vez menos à medida que envelhecem.

Crianças pequenas muitas vezes precisam de muitas horas de sono. Por exemplo, as crianças podem precisar começar a andar entre 14 e 16 horas por dia. A necessidade é cada vez menor na infância, embora a maioria das crianças que vão para a faculdade ter pelo menos 10 ou 12 horas de sono para o seu melhor durante o dia.

É bom deixar as crianças ficar até tarde e depois arrastado para fora da cama pela manhã. Um sono de boa noite parece ajudar a concentração e melhorar o sistema imunológico (que reduz o risco de doença).

A maioria dos adultos precisa entre 6 e 8 horas de sono diariamente, mas isso pode mudar de uma pessoa para outra.

Qual é a causa da fadiga?

Como observado acima, muitas doenças ou condições que podem incluir sintomas de fadiga, entre os quais:

Anemia

Anemia ou baixa quantidade de proteínas que carregam glóbulos vermelhos (hemoglobina) pode ser devido, como causa mais freqüente de falta de ferro, e geralmente ocorre em mulheres com períodos pesados ??e duráveis. Isso produz uma perda de sangue a cada mês e, portanto, você precisa de mais ferro na dieta ou pílulas para repor essas perdas.

Outras causas produzindo deficiência de ferro são:

  • Gravidez: Durante a gravidez as necessidades de ferro aumentam da mãe para nutrir seu filho.
  • Em tempos de rápido crescimento da criança, certas doenças ou problemas intestinais que reduzem a quantidade de nutrientes que são absorvidos, como a doença celíaca ou intolerância ao glúten pode levar à anemia ferropriva.
  • As úlceras com sangramento digestivo, pólipos ou pilhas (hemorróidas). Eles são mais comuns em homens.

Infecções

É comum que a fadiga ocorra devido a várias infecções. Por exemplo, após a gripe uma pessoa pode estar cansado por um par de semanas. Outras vezes, a fadiga pode ser a manifestação inicial de doenças causadas por outros vírus, como mononucleose infecciosa, hepatite ou AIDS.

Depressão

Uma pessoa pode se cansar facilmente se está deprimida ou sofre desgaste emocional. Depressão, que muitas vezes requer ajuda médica, normalmente exibido por extrema fadiga e fraqueza, acompanhada de outros sintomas tais como anedonia (incapacidade de sentir prazer) e tristeza.

Câncer

A maioria das formas de câncer causar fadiga, pelo menos até certo ponto. Por isso é muito importante consultar um médico se você está sofrendo de fadiga, aparentemente, não têm uma causa específica (insônia, etc) .. Câncer também pode se manifestar falta de apetite (anorexia chamada) e perda de peso indesejado que, juntamente com a fadiga a fadiga, por vezes chamado, compõem a chamada síndrome constitucional ou tóxicos.

Metabolismo

Para pessoas com metabolismo lento como no déficit dos hormônios da tireóide (hipotireoidismo), a fadiga e a necessidade de sono pode tornar-se cada vez mais extremas. Pessoas que suspeitam que seu metabolismo é lento demais devem procurar um médico, uma vez que existem tratamentos eficazes para este problema.

Um metabolismo rápido, como no excesso de hormônios da tireóide (hipertireoidismo) também pode causar fadiga. Nestes casos, pulso rápido, difícil de quebrar e provoca grande cansaço e desconforto. Existem tratamentos eficazes disponíveis para este transtorno.

Diabetes

Diabetes ou açúcar no sangue é outra doença que pode causar fadiga, bem como sede e fome excessiva e urina abundante. Diabetes foi diagnosticado e tratado precocemente para evitar a deterioração grave e complicações associadas potencial. Normalmente, o diagnóstico pode ser feito com um simples exame de sangue.

Outras causas

Existem outras doenças que podem causar fadiga. Um dos mais controversos é a síndrome da fadiga crônica é uma condição que causa a exaustão ea fadiga sem saber a causa ainda é responsável. Não há nenhum teste específico para o diagnóstico e atualmente é diagnosticada "por exclusão", o que significa que se os médicos descobriram que todos os testes são normais, a doença é a única possibilidade restante.

O que eu posso fazer?

A primeira e mais importante é garantir uma vida saudável. Isto significa ter uma boa dieta, tais como a dieta mediterrânea assim chamada, exercícios físicos regulares e dormir horas suficientes no dia.

Vitaminas e minerais são necessários para muitos processos no corpo e uma dieta saudável e equilibrada que fornece quantidades suficientes para o funcionamento apropriado do corpo. Assim, na maioria das vezes não são necessárias contribuições extraordinárias de vitaminas em forma de pílula.

Curiosamente, a falta de exercício pode aumentar os sentimentos de fadiga. Se você não estão acostumados a exercer, fazer longas caminhadas pode ser uma boa maneira de começar. São recomendados como exercícios de natação envolvendo grandes grupos musculares do corpo.

O que devo fazer se o cansaço continua?

Tente descobrir se a fadiga é simplesmente devido à falta prolongada de sono ou excesso de trabalho. Se você pode excluir estas causas e fadiga durou três ou quatro semanas, pode ser uma boa idéia ver o seu médico de família para explicar o seu problema. Isto é especialmente importante se a fadiga é acompanhada de outros sinais ou sintomas, tais como:

  • Suores noturnos
  • Pele pálida ou membranas mucosas dos olhos, nariz ou boca
  • Sangue nas fezes
  • Linfáticos
  • Com muita sede.

Embora estes sinais e sintomas possam indicar uma doença grave oculta, também é possível que eles possam ser facilmente aliviados com a ajuda de seu médico.

Especialistas em fadiga

Encontre um especialista em Fadiga na sua cidade:
Izabela Gaspar Fontes

Izabela Gaspar Fontes

Psicólogo

Salvador

Ilana Ferreira de Lima

Ilana Ferreira de Lima

Psicólogo

Aracaju

Fernanda Mallmann

Fernanda Mallmann

Psicólogo

Curitiba

Maiana Rocha

Maiana Rocha

Psicólogo

Salvador

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas sobre Fadiga

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Fadiga

Primeiramente nem a duloxetina e nem nenhum outro antidepressivo é indicado para tratar um queixa isolada. Se o seu único sintoma for indisposição e fadiga significa que não possui nenhum diagnóstico…
5 respostas

Olá. Estes sintomas também podem estar associados à depressão. Por isso as dicas acima são importantes e, em paralelo, você pode iniciar uma psicoterapia com um(a) psicólogo(a) para acompanhar…
6 respostas

Dr. Marcelo Rocha Nasser Hissa
Dr. Marcelo Rocha Nasser Hissa
Médico clínico geral, Endocrinologista
Fortaleza
Ortopedista/traumatologista.
4 respostas

Especialistas falam sobre Fadiga

O sintoma fadiga é um dos sintomas mais recorrentes na minha prática clinica há pelos menos 6 anos. Infelizmente as causas são inúmeras e a abordagem é bem complexa. Muitas vezes necessitando o paciente de acompanhamento com neurologista ou psiquiatra. A abordagem nutrológica objetiva detectar déficits que possam ocasionar o sintoma. Bem como a busca de intoxicação por metais tóxicos.

Frederico Lobo

Nutrólogo

Goiânia


Fadiga é definida por uma percepção generalizada de fraqueza, associada à dificuldade de concentração, alteração de memória e instabilidade emocional. Quadros de origem psiquiátrica, como depressão e transtornos de ansiedade estão entre as principais causas. No entanto, a fadiga também pode ser ocasionada por problemas hormonais (hipotireoidismo, diabetes, hipocortisolismo), uso de medicações, deficiências nutricionais (deficiência de ferro), distúrbios do sono e doenças infecciosas.

Rafael Nardini Queiroz Pergher

Médico clínico geral, Endocrinologista

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Fadiga?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.