Tenho sono, os olhos até doem, porém quando deito não consigo dormir, tomo remédio pra pressão alta,

19 respostas
Tenho sono, os olhos até doem, porém quando deito não consigo dormir, tomo remédio pra pressão alta, mas fico sem dormir até dois dias , só com pequenos cochilos e quando levanto, tenho a sensação que nada dormi, obrigada Deus abençoe
Olá! Vários fatores podem estar afetando seu sono, tanto biológico como Psicológico, como ansiedade,depressão,stress, alimentação e tantos outros. Esta sensação de que o período que dormiu não é reparador (ou que não dormiu) pode ser um indício de que seu sono é superficial, fragmentado e/ou insuficiente, provavelmente relacionado a algum distúrbio do sono, que deve ser melhor avaliado, para correto diagnóstico e tratamento. Deve-se fazer uma investigação detalhada do que esta acontecendo. Vá ao médico que te receitou o remédio da pressão tomar medicamento pode influenciar bastante, seria interessante também procurar um Neurologista ele vai te avaliar corretamente. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Então, precisamos entender melhor o q impede de se entregar ao sono. Pode ter questões emocionais? Claro! Somos uma engrenagem, mente, físico, emocional e espiritual, qdo um deles começa a dar problemas afeta as outras instancias, isso é inevitável e quanto mais tempo demoramos para tratar mais complexo fica o tratamento.
Mas podemos tb falar dentro da visão da acupuntura que vc está com alguma deficiência em algum elemento físico como o baco ou fígado. Ou ainda um excesso em outros elementos. Teria q averiguar.

Olá! Concordo com as colegas. A insônia pode ser causada por diversos fatores. Ela pode ser um sintoma de algum quadro (como de ansiedade, por exemplo) ou até mesmo uma doença (quando a insônia é crônica). Por isso mesmo, é importante que todos esses fatores sejam investigados para que você possa receber o tratamento adequado e ter mais qualidade de vida. Dormir pouco ou não dormir é muito prejudicial a a saúde. Ter uma boa noite de sono é essencial para a nossa sobrevivência. Então recomendo que converse com um psiquiatra a respeito. Em alguns casos, somente a mudança de hábitos (fazer uma boa higiene do sono e praticar exercícios físicos regularmente) já é suficiente para resolver esse problema mas, em outros, não. A higiene do sono nada mais é do que a adoção de um conjunto de bons comportamentos, rotinas e condições ambientais relacionadas com o sono, que possibilitam uma melhor qualidade e duração do sono. Você pode pesquisar a respeito e colocar as orientações em prática. Porém pode ser que também precise recorrer a psicoterapia e ao psiquiatra para fazer um tratamento mais completo. Cuide-se bem!
O sono é um marcador importante da nossa qualidade de vida e saúde mental. Quando o sono não é reparador, é hora de pensar logo na terapia. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) parece ser eficaz tanto nos casos em que a insônia se dá de forma isolada, como naqueles em que ela se apresenta de forma comórbida à ansiedade e/ou à depressão. Além disso, há outro conjunto de técnicas utilizadas para abordar a regulação emocional e dos pensamentos que podem dificultar o início do sono, como as técnicas de relaxamento, parada de pensamentos e solução de problemas, entre outras
Alguns fatores devem ser observados e são relacionados diretamente a higiene do sono (qualidade do sono reparador).

A TCC conta com diversos componentes. Em primeiro lugar, existem diversas técnicas relacionadas ao melhor controle dos estímulos das condições associadas ao dormir. Nesse caso, as técnicas mais importantes seriam a educação do sono, a higiene do sono, o controle dos estímulos e a terapia de restrição do tempo de sono.
Evitar o consumo de produtos que contenham cafeína, teína ou excitantes a partir de 6 horas antes de se deitar.
Evitar consumir álcool a partir de 6 horas antes de se deitar. Em caso de consumo de álcool durante o dia, fazê-lo de forma moderada.
Parar de consumir alimentos de 1 a 2 horas antes de se deitar.
Fazer ceias leves e evitar gorduras e carboidratos.
Evitar o consumo excessivo de líquidos durante a ceia.
Deitar-se sem fome ou sede.
Privar-se de comer ou beber ao acordar durante a noite.
Características do quarto:
Garantir que o dormitório esteja em silêncio, com a menor quantidade de ruídos possível, tanto internos quanto provindos do exterior.
Manter a temperatura do dormitório entre 20º C e 22º C.
Ventilar adequadamente o quarto durante o dia.
Utilizar um colchão adequado, de dureza intermediária, que facilite o apoio da coluna vertebral.
Utilizar pijama e roupa de cama confortáveis (preferencialmente de algodão).
Utilizar travesseiro baixo e firme.
Evitar dormir com aparelhos eletrônicos (por exemplo, o telefone celular) dentro do quarto.
Hábitos de saúde

Evitar o consumo de nicotina próximo à hora de se deitar e também ao se despertar durante a noite.
Privar-se de fazer exercícios físicos intensos próximo do momento de se deitar.
Ter em mente que o exercício regular durante o dia pode favorecer o início do sono. Recomenda-se o mínimo de 30 minutos de atividade física moderada por dia.
Rotinas do sono:
Levantar-se e deitar-se todos os dias aproximadamente na mesma hora, sendo permitida uma ligeira variação de não mais de 1 hora entre os dias de trabalho e os de finais de semana ou feriados.
Estabelecer uma rotina pré-sono constante (de 20 a 30 minutos antes de se deitar).
Evitar cochilos durante o dia. Se cochilar, fazê-lo por no máximo de 25 a 30 minutos.
Privar-se de realizar atividades físicas, de estímulo mental ou emocionalmente perturbadoras próximo da hora de se deitar.
Privar-se de utilizar a cama para atividades que não sejam dormir (por exemplo, assistir televisão, ler, estudar, pensar ou planejar a agenda do dia seguinte etc.).
LEMBRAR QUE O USO DO CELULAR É O MAIOR PREJUDICIAL DO SONO ATUALMENTE.
Bom dia, tudo bem contigo?
Então, inicialmente precisaria de algumas informações sobre ti, tais como idade, se há presença de alguma doença crônica na família, etc. É importante que se possa fazer uma avaliação da tua higiene do sono, alimentação e estado mental.
O que eu te sugiro é que procures um psiquiatra, faças com ele uma primeira avaliação, talvez ele insira algum antidepressivo para te ajudar inicialmente. Em seguida, procures um psicólogo para tratar as causas disso. Lembre-se que apenas medicação nunca será suficiente ok?
Fico a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
O sono é um importante preditor de saude, e se você está com dificuldades para dormir precisa buscar ajuda profissional o quanto antes, pois a privação de sono traz consequências graves para a saude em geral, acarretando prejuízos na memória, alterações de peso, nível atencional, taxas hormonais, dentre outros. Você pode estar sofrendo um nível de tensão muito alto que te deixa em alerta o tempo todo, como uma forma de se proteger de algo que está lhe trazendo inquietação. Em um processo de análise, você terá a oportunidade de pensar sobre suas questões e trazer para sua fala, de maneira presente e atenta, seus medos, dúvidas, dores e expectativas, o que pode ser bastante apaziguador. Concomitantemente, é indicado que você faça exames com um médico que possa avaliar sua saúde física e descartar qualquer fator fisiológico que o impeça de dormir. Busque ajuda profissional e melhora sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do sono - R$ 180
Olá,
Muitas vezes é a ansiedade gerada pelos pensamentos preocupantes que persistem no momento de dormir, e assim você não consegue entrar no sono. É importante, também, avaliar o corpo: se está se alimentando bem, se tem cuidado da sua saúde, como se encontrar sua relação com familiares/trabalho/vida social.
Dessa forma, a psicoterapia irá te auxiliar a manter um equilíbrio, entre esses pensamentos constantes e as suas emoções. Concomitantemente, tornando sua vida mais saudável, em vista que, o sono é essencial ao bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Olá, o sono é um comportamento que pode ser comunicação do seu corpo. Ele é influenciado por fatores biopsicossial e emocional. Teria que refletir como está hoje a sua vida? Como está o seu emocional? Que preocupações você anda tendo? Sugiro prestar atenção em algumas recomendações a seguir: se preparar para dormir num ambiente de sono adequado e fazer uma boa higiene do sono controle de iluminação, se necessário utilizar cortina blackout; controle de temperatura entre 20 e 23 graus; controle de barulhos e ruídos, se necessário, utilizar ruído branco; não utilizar redes sociais e telas 2 horas antes do horário de dormir, assim seu corpo vai se preparando para o sono). Ingerir alimentos ricos em ômega 3, magnésio, triptofano, vitamina d. Ter contato com o sol para potencializar a secreção da melatonina. fazer exercício físico. Provavelmente seu corpo está em estado de alerta e hipervigilância, por isso é muito importante buscar o controle emocional e psicológico. O pode te ajudar nesse caso, além de buscar a psicoterapia, praticar mindfulness ou meditação para seu corpo relaxar (não tem a ver com religião), importante para o corpo e mente desacelerar, sair do automático e do estado de alerta. Trabalhar técnicas de respiração também auxiliam no estado de regulação emocional e do sistema nervoso. Espero ter te ajudado. Fique bem.
O sono é essencial para um equilíbrio emocional e físico. è importante verificar as causas desta dificuldade, para que seja tradada o mais rápido possível, pois quanto mais se fica sem dormir, mais prejuízos isso pode trazer para sua vida. Cansaço, desanimo, irritabilidade, sonolência, ansiedade, entre outras consequências. Procurar uma clinica do sono pode te ajudar a encontrar o diagnóstico adequado.
Oi amigo, tudo bem por aí? Minha recomendação para tua pergunta é a de procurar uma ajuda profissional para começar a realizar rituais saudáveis de higiene do sono. Sugiro a busca por psicólogos de vertente TCC, ok? Neste meio tempo, tenta compreender melhor o que fica se passando pela tua cabeça nessas horas que não consegue dormir. Sugiro também verificar se não está fazendo atividade física muito tarde (os hormônios que são liberados após o exercício são antagonistas ao estado de relaxamento que o corpo precisa estar para iniciar sono). Existem algumas questões da dieta que também podem estar influenciando, porém o recomendado é que realmente procure um profissional! Abraço e fica bem.
Olá! Vários fatores interferem no sono; fazer uma alimentação adequada e saudável é um dos itens que são importantes para a saúde. O corpo precisa descansar em um sono profundo para que haja neste momento a produção de alguns hormônios que são essenciais para a saúde. A falta do sono e como consequência - não dormir, vai trazer desequilíbrio e irá impactar na saúde física e emocional. Procure ajuda e estabilize o seu ciclo do sono.
Olá bom dia, vejo que meus colegas foram bem categóricos em suas colocações! De fato, o sono é um pilar fundamental para saúde, tanto física quanto psicológica. Reconsidere seus hábitos que podem estar sendo contraproducentes para uma boa noite de sono (alimentação, exercícios, estimulação inapropiada, para tal... pesquise sobre higiene do sono). Observe também fatores psicológicos como estresse, ansiedade, e até mesmo a influência de possíveis quadro depressivos que podem apresentar alterações do sono como: hipersonia, insônia. Mas se você estiver percebendo que já está tendo muitos prejuízos, ou se com essas intervenções não obtiver resultados, procure um médico, pois pode haver inclusive alterações no sistema endócrino e sistema nervoso central.
Poxa, sinto mto por estares passando por isso. O sono é essencial pro bom funcionamento do corpo e da mente, precisas consultar um especialista pra ver o que está acontecendo. Eu costumo dizer que os pensamentos que tentamos evitar durante o dia, nos assombram a noite e nos impedem de ter um sono de qualidade. Se quiser ajuda, estou a disposição.
Olá, boa tarde!
Infelizmente não podemos te trazer respostas que venham a aliviar seus sintomas de forma mais imediata. Precisamos primeiro entender mais afundo o que está por trás da perda do seu sono, quais fatores emocionais e até fisiológicos podem estar relacionados. O processo terapêutico se faz extremamente necessário para maior compreensão e que possa ser formulado um caminho de tratamento eficaz.
É muito importante que você procure ajuda médica para descobrir a causa do seu problema de insônia. Existem várias possíveis causas, como estresse, ansiedade, problemas de saúde mental, alergias, problemas de sono, entre outros. Seu médico pode avaliar seu caso e recomendar tratamentos adequados para ajudá-lo a dormir melhor. Além disso, existem algumas medidas que você pode tomar para melhorar a qualidade do seu sono, como manter um horário regular de sono, evitar cafeína e álcool antes de dormir, praticar exercícios regulares e relaxamento.
Sinto muito que você esteja tendo dificuldades para dormir. É importante investigar a causa desses problemas para poder tratá-los adequadamente. A insônia pode ser causada por muitos fatores, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica, apneia do sono, entre outros. Além disso, alguns medicamentos também podem afetar o sono.

É importante que você procure um médico para avaliar a sua condição de saúde e verificar se o medicamento para pressão alta que você está tomando pode estar contribuindo para os seus problemas de sono. Além disso, o médico poderá indicar tratamentos específicos para a sua condição, como terapia cognitivo-comportamental para insônia, medicação para dormir ou outras intervenções.

Algumas mudanças no estilo de vida também podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, como evitar cafeína, álcool e nicotina antes de dormir, criar um ambiente tranquilo e escuro para dormir, praticar atividades relaxantes antes de dormir, entre outras.

Espero que essas informações sejam úteis e que você consiga encontrar ajuda para melhorar o seu sono.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Procure profissionais para te auxiliarem, consulte médicos e psicólogo para avaliar participação de questões emocionais nesse processo de dificuldade de dormir.
Olá, boa tarde!
Como você toma remédio para pressão alta, te aconselho a procurar primeiramente o médico que te acompanha para verificar se esses sintomas podem estar relacionados ao remédio (efeitos colaterais). Caso não sejam...
São sintomas bastante comuns em quadros de ansiedade, stress e em alguns quadros de depressão também. Como um sono de boa qualidade é fundamental para a manutenção da nossa saúde física e mental e qualidade de vida, recomendo que você procure um(a) bom psicólogo(a) o quanto antes, para te ajudar a descobrir o que está te mantendo em alerta desta forma e te ajudar a desmontar esse processo o mais rápido posível.
Espero ter ajudado :D
Se precisar, estou a disposição
Entendi. O fato dos seus olhos doerem seria interessante você procurar o oftalmologista; tente dormir o mínimo possível durante o dia e; a tardinha, já prepare seu corpo e mente com atividades relaxantes para que você chegue a noite dando sinais ao seu cérebro sobre o sono. No site da associação brasileira do sono você vai encontrar cartilhas e dicas para fazer a higiene do sono que é muito importante e envolve, por exemplo, a preparação do ambiente em que você dorme e o Não uso de telas 4h antes de dormir. Mas se você já tentou estas estratégias, e não identificou nenhum estímulo que atrapalhe seu sono, a indicação é consultar um médico do sono ou Psiquiatra para que eles te auxiliem nesse tratamento. Pode estar havendo situações orgânicas que precisam ser acompanhadas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150