A mentalização pode substituir exposição gradual pra quem tem ansiedade de desempenho??

13 respostas
A mentalização pode substituir exposição gradual pra quem tem ansiedade de desempenho??
Olá, a prática constante da mentalização, ou da meditação, corroboram para redução dos níveis do transtorno de ansiedade. No entanto, é importante também que você siga o tratamento psicoterápico para compreender melhor o sujeito que está para além de qualquer transtorno! Mas recomendo sim que continue praticando. Qualquer dúvida estou à disposição.

Olá, a prática da mentalização ou meditação são medidas com bastante eficácia para a redução dos sintomas de ansiedade, entretanto é importante ressaltar que o acompanhamento com um profissional irá te dar as ferramentas necessárias para o manejo desses sintomas e diminuição da ansiedade, o acompanhamento com um profissional qualificado trará resultados a longo prazo de forma efetiva. Espero ter ajudado e me coloco a disposição no que necessário.
Olá, a mentalização é uma etapa importante do processo de exposição a estímulos ansiosos. Contudo, ela não substitui a exposição em vivo. Para que o processo seja mais fácil de ser seguido, é importante que seja feita uma análise cuidadosa dos estímulos que geram ansiedade e que a exposição seja desenha de maneira bastante gradual e sem pressa. Dessa maneira, a pessoa vai descobrindo o que realmente teme e pode aprender como se relacionar de maneiras mais saudável com as situações temidas. O tratamento como um todo costuma trazer muito resultado!
Com certeza! A mentalização vai ajuda-lo a treinar mentalmente as situações androgênicas e desenvolver a capacidade em deixar de fomentar os pensamentos que geram ansiedade e medos. Em contrapartida, ele conseguirá usar a mente como ferramenta para viver bem, produzindo pensamentos que geram autoconfiança e bem estar,
Um abraço,
Lea
Olá! A mentalização ou meditação é uma importante prática utilizada nesses casos, no entanto, um maior repertório de prática leva a resultados mais satisfatórios. Você pode aumentar o repertório com a ajuda de um profissional da área da psicologia. Com o auxílio do profissional, você alcançará resultados mais positivos.
Espero que você encontre o que busca! Fique bem!
Sim, porém precisa ser feito sistematicamente. A dessensibilização sistemática por imagem utiliza a imaginação para a confrontação do situação temida, ensinando-o a relaxar no momento do confronto imaginário. Sendo necessário o treino de relaxamento muscular progressivo, construção de hierarquia de medo e dessensibilização com exposição de forma graduada para ajuda-lo a lidar e ter recursos no confronto real. Porém esse recurso é mais utilizado para situações que o acesso é mais custoso ou inviável, pois a dessensibilização sistemática ao vivo tem ótimos resultados e dependendo da situação, em um período menor de tempo.
Olá! Se com "mentalização" você estiver se referindo ao uso de imagens mentais (imaginação) para exposição à ansiedade de desempenho, então sim, a exposição imaginária é um recurso bastante valioso. Contudo, eu argumentaria que ela NÃO SUBSTITUI inteiramente todo o processo de exposição, incluindo a in vivo ("no mundo real"). Um tratamento psicoterápico da ansiedade de desempenho envolve várias facetas relacionadas à exposição, incluindo compreensão dos gatilhos, sensações e pensamentos associados, manejo de ansiedade, identificação de estratégias de segurança, entre outras coisas. A exposição gradual muitas vezes utiliza imagens mentais, mas dificilmente é a única modalidade utilizada. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Olá, como vai? Sim, essa prática pode te ajudar a minimizar os sintomas de ansiedade, porém poderá ter melhores resultados através da psicoterapia. Espero que faça sentido, uma boa sorte.
Olá, tudo bem? A mentalização é uma das partes de exposição gradual. Você está correta(o) nesse sentido. Porém, não se expor ao vivo na situação estressora faz com que essa técnica não seja totalmente concluída. Diminuindo sua eficácia.

Lembre-se que muitas técnicas são cognitivas e comportamentais justameste por isso. Elas tem uma sequência que precisa ser respeitada.

Claro que aqui, nós profissionais, colocamos informações mais generalistas por não conhecer a sua história, suas particularidades. Cada caso é avaliado em terapia.

Marque sua sessão o quanto antes.
Depende , algumas pessoas com o nível de ansiedade cognitiva alto (mente, pensamentos acelerados e invasivos) terá muita dificuldade com essa prática , aconselho buscar a psicoterapia afim de reduzir e manejar melhor a ansiedade para ai sim iniciar essa prática e obter bons resultados..
Bom dia amigo! Espero que esteja tudo bem contigo, então vamos lá. A TCC irá compreender qualquer tipo de exercício de mentalização como um tipo de exposição mental, etapa necessária no processo de tratamento de qualquer tipo de transtorno relacionado à ansiedade. Dependendo do nível de ansiedade que estejamos falando, dentro de seu contexto a ansiedade de desempenho, posso assegurar que somente a utilização de técnicas de exposições imaginativas não é suficiente para o tratamento completo da questão que você deseja trabalhar. Técnicas de exposição gradual imaginativa, aliadas com o treino de alguns tipos de respiração ou relaxamento muscular progressão são uma parte fundamental do tratamento, mas não ele em si de forma completa. Em alguma etapa será necessário realizar a exposição ao vivo o no local que a ansiedade de desempenho está sendo o maior gatilho. Aliado a isso, também sugiro que seja investigada a origem das crenças/ideias da necessidade do desempenho, para que também seja trabalhada uma boa reestruturação cognitiva. Tá bem? Grande abraço e boa semana!
Olá! A mentalização pode ajudar na exposição, mas não pode ser substituta. A exposição funciona como se fosse uma prática da habilidade a qual deseja desempenhar. Vamos imaginar uma pessoa que queira aprender a tocar violão. Ela pode mentalizar tocando o instrumento, mas só o fato de mentalizar tocando não irá fazer com que essa pessoa aprenda a tocar o instrumento de fato, falar uma nova língua, aprender um novo esporte, funciona da mesma forma. Não conseguimos fazer essas habilidades só mentalizando.
Vamos supor que a pessoa tenha ansiedade de desempenho ao falar em público, mentalizar essa situação pode ajudar, mas não reduzirá a ansiedade ou levará a pessoa a aprender ou aprimorar essa habilidade. Por isso a exposição e a prática são fundamentais quando se refere a ansiedade de desempenho. É preciso praticar a habilidade a qual geral ansiedade.
Olá!

A mentalização pode contribuir positivamente, mas a exposição gradual também é tão necessária quanto. Entretanto, sugiro que tais práticas sejam desenvolvidas com orientação psicológica.

Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 70

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!