A minha es mulher toma cerveja a mais de 30 anos quantidades altas nos finais de semana e as vezes dias de semana ela e´analista judiciaria agora notei ela tomava uma cx e meia mais ou menos quando bebia,
agora toma duas cervejas e simplesmente apaga dorme quando antes não acontecia. O que posso fazer?
Olá! primeiramente para qualquer tentativa de tratamento ela precisa tomar consciência de que uma alcoólatra.Para a Organização Mundial de Saúde é alcoólatra aquele ou aquela que bebe abusivamente uma vez por ano. Paz e bem!

Olá! Primeiramente nesses casos a pessoa que está em uso precisa estar motiva para um tratamento, pois sem essa motivação é difícil que aceite alguma ajuda, mas o que você pode estar ajudando é ir mostrando a ela os prejuízos ocorridos por conta do uso, e sugerir ajuda psicológica. Fico a disposição!

 Daniela Sarmento
Daniela Sarmento
Psicólogo
Rio de Janeiro
Pelo seu relato, sua ex companheira tem problemas de dependência. Além dos cuidados citados pelo colega acima, é preciso um acompanhamento terapêutico mais de perto.
Procure conversar com ela e entender se ela tem consciência do que pode estar acontecendo e sobre o quanto ela entende a importância de prestar mais atenção nisso.
Se você tiver a oportunidade, muitas vezes é preciso mostrar a ela como ela fica nestes momentos, pra que ela tenha a real noção.

Se a conversa for positiva, você pode ir com ela a um CAPs na sua cidade e procurar ajuda com o tratamento de dependentes de álcool.

Falar sobre o assunto e cuidar da saúde física são essenciais para sua recuperação.

Boa sorte !

Dr. Eduardo Adnet
Dr. Eduardo Adnet
Nutrólogo, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Olá! Primeiramente é importante que se saiba que o Álcool Etílico é extensamente metabolizado pelo Fígado. Pessoas que antes ingeriam grandes quantidades de Álcool e que nem sequer aparentemente embriagadas ficavam, mas que de um momento a outro, passam a ficar visivelmente embriagadas ou sonolentas, isto não é um bom sinal. Pois o que pode estar acontecendo é um início de Insuficiência Hepática que faz com que o Fígado metabolize o Etanol em uma velocidade bem mais lenta do que antes ocorria. Isto pode significar um comprometimento das funções hepáticas induzido pela ingesta excessiva e crônica de Álcool. No que diz respeito ao papel do médico, a medida prioritária é realizar a avaliação da Função Hepática. Em se tendo estes resultados (Exames) pode vir a ser necessária a recomendação médica da interrupção temporária do uso do Álcool, ou a interrupção definitiva. Lembrando que, dependendo de cada caso, a necessidade de tratamento do Fígado também pode estar indicada.

Especialistas em Alcoolismo

Luiza B. S. Bertolino

Luiza B. S. Bertolino

Psiquiatra

Florianópolis

Maria Alice Soares Silveira Cardoso

Maria Alice Soares Silveira Cardoso

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Adna de Moura Fereli Reis

Adna de Moura Fereli Reis

Psiquiatra

Londrina

Maria Alice Ferragut

Maria Alice Ferragut

Psiquiatra, Radioterapeuta

Vinhedo

Thábata da Silva Cardoso Luiz

Thábata da Silva Cardoso Luiz

Psiquiatra

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Alcoolismo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.