A minha filha tem 18 anos e foi diagnosticada com hipertiroidismo no passado dia 18 de Agosto. Ela t

2 respostas
A minha filha tem 18 anos e foi diagnosticada com hipertiroidismo no passado dia 18 de Agosto. Ela trabalha e dá aulas de dança de hip-hop. Ela já esta medicada, ela pode fazer a sua vida normalmente ou precisa de algum cuidado?
Olá tudo bem?

O paciente que esteja com diagnóstico de hipertireoidismo e está em tratamento mantendo os hormônios tireoidianos normais (ou seja não está nem em hipertireoidismo nem em hipotireoidismo), pode levar uma vida normal sim!

Quando sua filha de 18 anos foi diagnosticada com hipertireoidismo, é natural que surjam preocupações sobre como essa condição pode afetar sua rotina, especialmente considerando seu envolvimento com atividades físicas intensas, como dar aulas de dança de hip-hop. O hipertireoidismo, caracterizado pelo excesso de produção de hormônios tireoidianos, tem um espectro amplo de influência no corpo, afetando desde o metabolismo até o sistema cardiovascular e o estado emocional.

A gestão do hipertireoidismo geralmente envolve tratamento medicamentoso, e em alguns casos, terapia com iodo radioativo ou cirurgia, com o objetivo de normalizar os níveis hormonais. Com o tratamento adequado, muitas pessoas conseguem manter suas atividades diárias e exercícios físicos, o que inclui a prática e o ensino de dança.

No início do tratamento, é importante estar atento a como o corpo reage às atividades físicas. O hipertireoidismo pode levar a um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de uma maior sensibilidade ao calor. Essas condições podem tornar as atividades físicas intensas mais desafiadoras. Portanto, sua filha pode precisar observar como se sente durante e após as aulas de dança, ajustando a intensidade ou a duração das atividades conforme necessário. Isso não significa que ela deva interromper suas paixões, mas sim adaptar-se para garantir que sua saúde não seja comprometida enquanto o equilíbrio hormonal está sendo restabelecido.

Além disso, manter uma comunicação aberta com o médico responsável pelo tratamento do hipertireoidismo é crucial. Compartilhar informações sobre o tipo e a intensidade das atividades físicas que ela pratica permite que o médico ajuste o tratamento de forma a apoiar um estilo de vida ativo, garantindo ao mesmo tempo que a condição esteja sob controle.

Em resumo, com o acompanhamento médico adequado e ajustes personalizados baseados em como ela se sente, sua filha pode continuar a desfrutar de sua paixão pela dança. O mais importante é monitorar os sintomas e as respostas do corpo às atividades, adaptando-se conforme necessário para manter um equilíbrio saudável entre a gestão do hipertireoidismo e um estilo de vida ativo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.