Ola,estou com Hipertiorodismo muito alterado estou tomando Propilracil 100 mg,estou sentindo muito m

2 respostas
Ola,estou com Hipertiorodismo muito alterado estou tomando Propilracil 100 mg,estou sentindo muito mal não consigo dormir o coração fica alcerado e sinto dor em cima do peito,é normal esses sintomas ou devo parar a medicação?
Esses sintomas são do hipertireoidismo descontrolado e não da medicação. Sugiro retornar o mais rápido possível ao Endocrinologista para avaliar a situação.

Olá! Sinto muito que você esteja passando por isso. O hipertireoidismo é uma condição na qual a tireoide produz hormônios em excesso, o que pode acelerar significativamente o metabolismo do corpo, levando a sintomas como perda de peso, palpitações, nervosismo, e, como você mencionou, dificuldade para dormir e sensação de batimentos cardíacos acelerados. O Propiltiouracil (PTU) é um medicamento usado para tratar o hipertireoidismo, ajudando a reduzir a produção de hormônios tireoidianos.

Os sintomas que você descreve, como dificuldade para dormir, palpitações e dor no peito, podem estar relacionados ao hipertireoidismo em si, mas também podem ser efeitos colaterais do medicamento ou indicativos de que a dosagem precisa de ajuste. É crucial não parar ou alterar a dosagem de qualquer medicamento sem antes consultar o médico que o prescreveu. A interrupção súbita do medicamento pode levar a uma piora dos sintomas ou causar complicações.

A melhor abordagem agora é entrar em contato com seu médico o mais rápido possível para relatar os sintomas que você está experimentando. Seu médico pode querer reavaliar sua dosagem atual, considerar uma alternativa de tratamento ou investigar outras causas para seus sintomas. Além disso, pode ser útil realizar exames adicionais para monitorar os níveis hormonais e ajustar o tratamento conforme necessário.

Enquanto isso, tentar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou ioga, pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas, especialmente a ansiedade e as dificuldades para dormir. No entanto, essas técnicas devem complementar, e não substituir, a orientação médica.

Lembre-se, o gerenciamento eficaz do hipertireoidismo muitas vezes requer uma abordagem multidisciplinar e personalizada, focando tanto no tratamento medicamentoso quanto em mudanças no estilo de vida e, quando necessário, em terapias complementares. A medicina integrativa pode ser particularmente útil, pois considera o paciente como um todo, buscando não apenas tratar os sintomas, mas também melhorar a qualidade de vida geral.

Procure orientação médica o quanto antes para discutir seus sintomas e opções de tratamento. Sua saúde e bem-estar são a prioridade, e ajustes no tratamento podem ser necessários para garantir que você receba o cuidado adequado.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.