A multitarefa pode estar ligada a algum traço de personalidade?

3 respostas
A multitarefa pode estar ligada a algum traço de personalidade?
Sim. Traços como alta consciência, organização, abertura a experiências e busca por estímulos podem facilitar alternância de tarefas. Por outro lado, impulsividade ou baixa tolerância à frustração pode prejudicar a multitarefa, tornando a gestão de múltiplas demandas mais difícil.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem?
Essa é uma pergunta muito interessante, porque liga algo cotidiano — o hábito de fazer várias coisas ao mesmo tempo — a algo mais profundo: o jeito como cada pessoa se relaciona com o próprio tempo, controle e estímulos.

A multitarefa pode, sim, se conectar a alguns traços de personalidade, especialmente quando pensamos em padrões de funcionamento emocional e cognitivo. Pessoas com traços mais impulsivos, perfeccionistas ou com alta necessidade de controle tendem a se envolver mais em multitarefas. Às vezes, é uma tentativa inconsciente de se sentir produtivo, preencher vazios ou evitar o desconforto de parar. Já indivíduos com traços de neuroticismo elevado (tendência à preocupação e ansiedade) podem usar a multitarefa como uma forma de aliviar a tensão — o cérebro se mantém ocupado para não lidar com o que é incômodo.

Há também um aspecto ligado à busca de estímulo. Pessoas mais criativas, curiosas ou com alto traço de abertura à experiência podem alternar entre tarefas com mais naturalidade, porque o cérebro delas se alimenta da variedade. Nesse caso, a multitarefa pode funcionar bem — até certo ponto —, desde que haja equilíbrio e pausas reais para o sistema nervoso se reorganizar.

A neurociência mostra que o cérebro se adapta ao estilo de vida que mais se repete. Se a pessoa vive em constante alternância, o sistema dopaminérgico aprende a buscar novidades o tempo todo, o que pode aumentar a dispersão. E se vive em ritmo mais centrado, fortalece os circuitos de atenção sustentada.

Você sente que precisa estar sempre fazendo algo para se sentir “em movimento”? Ou que, quando tenta desacelerar, vem uma sensação de inquietude ou culpa? Essas pistas ajudam a perceber se a multitarefa está a serviço da curiosidade ou como forma de escapar do silêncio.

Explorar isso em terapia costuma ser transformador — porque, muitas vezes, entender o ritmo que o próprio cérebro pede é o primeiro passo para viver com mais presença. Caso precise, estou à disposição.
Sim. A multitarefa pode estar relacionada a alguns traços de personalidade.
Pessoas com maior impulsividade, busca por estímulos, ansiedade ou necessidade de controle tendem a fazer várias coisas ao mesmo tempo. Já traços como organização, foco e preferência por rotina costumam favorecer a execução de uma tarefa por vez. É importante lembrar que a multitarefa nem sempre indica eficiência; muitas vezes é uma resposta ao estresse ou à pressão externa.

Especialistas

Shirley Tavares

Shirley Tavares

Psicopedagogo

Jacaré

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Gabriela Rogata Ferreira Vieira

Psicólogo

Goiânia

Glaucia de Carvalho

Glaucia de Carvalho

Psicólogo

Belo Horizonte

Homero Pedro

Homero Pedro

Terapeuta complementar

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.