A pouco tempo um conhecido adulto teve grandes interesses por religiões (fora do normal) acreditou ter

7 respostas
A pouco tempo um conhecido adulto teve grandes interesses por religiões (fora do normal) acreditou ter outra identidade, amigos imaginários e sintomas de depressão, se excluindo socialmente. Oque pode ter ocorrido?
Olá.
Além do exposto acima, existem demências que cursam com alterações de comportamento tais como descreveu.
Provar um neurologista para avaliação e diagnóstico ou exclusão do quadro.

Boa sorte!

Olá! Essa é uma pergunta muito instigante, mas praticamente impossível de se dar uma resposta (diagnóstica ou explicação funcional) à primeira vista: podem ser causas muito distintas entre si que levam a essas mudanças que você relata. Respostas prontas podem encobrir algo que não se observa agora, então qualquer palpite deve ser encarado com cuidado. O ideal é buscar um psicólogo para levantar os acontecimentos anteriores e as consequências dessa mudança de comportamento. Um perfil indicado é o de psicólogos que trabalhem dentro da linha de análise do comportamento, que saberão avaliar com precisão os eventos relevantes para explicar as mudanças no comportamento desse conhecido. De qualquer forma, uma investigação mais detalhada é indispensável antes de se chegar a uma conclusão.
Olá! A busca por religiões vem crescendo ultimamente, fator que se dá por uma necessidade em encontrar algo que possa nortear seu pensamento em confluência com suas ações.
Entretanto, o caso relatado apresenta alguns aspectos que fogem ao padrão normativo, podendo ter ocorrido algum quadro patológico. O ideal é que se busque uma avaliação psicológica para saber o que pode ter ocorrido com a pessoa, para que se consiga respostas mais concisas e fidedignas, conseguindo encaminhá-lo(a) para um tratamento que supra as necessidades em questão.
Bom dia, diversas estressores podem ter corroborado para o desencadeamento deste tipo de comportamento. O ideal seria procurar o auxílio de um psicólogo para entender o que está por trás destes comportamentos e sintomas, que podem causar sofrimento.
Olá. Solicite os familiares de seu conhecido que o mesmo seja avaliado por um profissional psiquiatra. Atenciosamente, Rockson Pessoa
Leve-o o mais breve possível ao consultório de um profissional psicólogo ou psiquiatra. Você já deve saber que aqui ninguém vai dar um diagnóstico, mas com certeza sabe que o que passa com seu conhecido não é normal. Então procure a família e a incentive a procurar ajuda.
Dificil saber sem mais dados, parece um quadro psicótico, mas a origem pode ser distinta.(uma demencia, um quadro psiquiatrico, um quadro metabolico/clínico), somente através do médico e de exames será possível saber do que se trata realmente.