A suplementação com triptofano poderia ajudar no combate à depressão?, ele consegueria atravessar

9 respostas
A suplementação com triptofano poderia ajudar no combate à depressão?, ele consegueria atravessar a barreira hematoencefálica?
Olá! Concordo com a colega e saliento que é muito importante que tenha um tratamento adequado para a depressão, para que possa ter uma melhora significativa. Aconselho procurar tratamento na linha da terapia cognitivo comportamental, vai lhe ajudar bastante. Fico a disposição!

Olá, Visto que o triptofano é um aminoácido que pode auxiliar no aumento da serotonina (hormônio do prazer), e dessa forma poderá ajudar problemas como depressão e ansiedade, você poderá buscar alimentos que tenham esse aminoácido, verificando com um médico que poderá ser o psiquiatra o quando esse tipo de alimento pode ser efetivo para seu organismo pensando no combate a depressão. De qualquer forma procure alinhar exercícios físicos, um estilo de vida saudável além de inserir a terapia na sua vida.
Espero ter ajudado.
Grande abraço.
Segundo as pesquisas ele ajuda na depressão, mas não tenho conhecimento científico e nem na minha clínica de pessoas que façam esse tipo de tratamento. Quanto a barreira hematoencefálica, creio que não tenha nenhum impedimento, pois a farmacocinética do nosso corpo, irá levar o triptofano direto para os neurotransmissores serotoninérgicos e fazendo com que ele atue. Lembrando que depressão só com medicação e sem terapia não tem melhora no quadro clínico e mais, não se deve tomar nenhuma medicação que influencie nos nossos neurotransmissores sem que um médico prescreva.

Espero ter ajudado.
Recomendo que aliado ao tratamento medicamentoso, realize Psicoterapia para autoconhecimento, isso lhe auxiliará a entender seus aspectos psico emocionais, e ter mais equilíbrio para vida pessoal e profissional.
Abraços
Como precursor auxiliador da serotonina cerebral, o triptofano exerce papel fundamental em diversos mecanismos fisiológicos e comportamentais como sono, depressão, ingestão alimentar, fadiga, entre outros. Não há estudos específicos que possam comprovar no combate à depressão. Há estudos que indicam que auxila no tratamento aliado a medicamentos antidepressivos pois potencializa a medicação, lembrando que é necessário ter o diagnóstico do tipo de depressão e associar a psicoterapia, atividade física como estratégia de atuação eficaz no tratamento. Obrigada pela pergunta.
Olá, o triptofano é um aminoácido essencial que o cérebro utiliza para produzir a serotonina, ele é um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir o triptofano e é preciso ingeri-lo por meio da alimentação. Porém a medicação prescrita pelo seu médico deve ser tomada de forma correta segundo suas instruções. O triptofano pode ser acrescentado como suplemento vai ajudar mas nunca deixe de tomar o que foi recomendado pelo seu médico. Pois nem tudo ainda está comprovado ao combate à depressão. Mas saiba que a terapia cognitiva é uma abordagem que pode muito ajudar tb assim como as outras. Trabalho com a cognitiva com meus pacientes e tem tido bons resultados. Busque fazer a psicoterapia que vai lhe ajudar na sua forma de compreender suas questões existenciais e assim mudando sua forma de interpretar o mundo , as pessoas e o futuro , você terá emoções e comportamentos mais adequados diante da vida e ter um novo olhar sobre tudo, modificando suas emoções negativas para mais positivas e realistas. Conte conosco! Att.
Rejane
Recomendo que além da medicação procure fazer psicoterapia. Crenças limitantes que devem mudar, e mudar seus hábitos de vida podem ser mais importantes que a própria medicação. Nada contra mas a psicoterapia é fundamental!
Pode ajudar sim. Já vi na Farmácia Mundo Verde onde há medicamentos Naturais, porém deve se atentar se com o tempo não surtir nenhum efeito é porque pode haver muita intensidade no quadro clínico o que requer avaliação de dosagens de medicamentos ou até piderá ter comorbidade. Nesse caso, apenas o Psiquiatra pode intervir, ele fará uma Anamnese para avaliar clinicamente se há outros transtornos. Tanto o Psicólogo como o Psicanalista não se envolvem com nas questões de medicamentos!
O Tratamento com Triptofano é um paliativo sem evidências cientificas.O ideal para o tratamento da Depressão, na maioria dos casos, é um Tratamento combinado ( Psicofármacos e Psicoterapia). Para tanto, uma Avaliação Psiquiátrica e Psicológica, se faz necessária. Procure ajuda com esses profissionais. Fico á disposição para eventuais dúvidas. Abço.