Abstinência de benzodiazepínicos tem cura?

6 respostas
Abstinência de benzodiazepínicos tem cura?
Qualquer tipo de sintomas de abstinência e fissura eles diminuem ao longo do tempo. O importante é fazer uma retirada do medicamento de forma segura, ou seja, gradativa.
Existem muitos estudos mostrando a eficácia da meditação mindfulness e da terapia cognitiva no cuidado para sintomas de abstinência, fissura e dependencia de drogas, incluindo os benzodiazepinicos.
É possível você buscar tratamentos como esse para aprender a enfrentar o desconforto? Se sim, busque! Acredito que lhe fará bem.

Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Benzodiazepínicos têm uma meia vida curta no organismo, assim os sintomas de abstinência são sentidos rapidamente, contudo a duração depende do tipo do remédio, quantidade de uso, tempo, particularidades biológicas....
O máximo que pode durar são quatro semanas.
Toda abstinência tem cura, com o acompanhamento de um médico de confiança, será utilizado medicamentos para auxiliar na abstinência.
Mas tem que ser observado se está abstinência é somente medicamentosa ou se houve um vício por utilizar o medicamento como "bengala".
Observando isto o tratamento será completo. Obrigado!.
Ola, quando você diz abstinência, acredito que esteja se referindo a um uso prolongando de benzodiazepínico, ou seja mais de 6 semanas, que podem causar tolerância e dependência. Caso seja esse o caso, deve ser tratado e acompanhado por um médico psiquiatra e também um psicologo, para auxilia-los na resolução de problemas e conflitos, auxiliando assim, na diminuição dos niveis de ansiedade.
Mas somente o medico poderá prescrever e analisar sobre os sintomas que esteja ocorrendo. Caso esteja em uso inicial e retirou a medicação por conta própria, ocorrerá o que chamamos de efeito rebote, em que há uma exacerbação de todos os sintomas iniciais que o levaram ao tratamento. Portanto, sugiro que busque ajuda de um profissional médico, para avaliar sua real situação.
Tem e habitualmente ocorre naturalmente em poucos dias, não sendo necessário intervenções nos quadros leves. No entanto, devido a possibilidade de quadros graves e complicações secundárias, a retirada de benzodiazepínicos deve ocorrer com supervisão médica
Olá! A abstinência a medicamentos deve ser tratada com o acompanhamento de um médico - preferencialmente o que te receitou ou retirou o medicamento. Além disso, seria importante refletir se a sua abstinência se relaciona apenas com a química do remédio ou se é também psicológica. A dependência psicológica se relaciona com a sensação de necessitar estar medicado para estar sob controle. Nesses casos é muito importante o acompanhamento de um psicólogo, pois esse profissional poderá te ajudar a compreender os motivos por trás da dependência e, além disso, fortalecer seu emocional para que consiga seguir sua vida sem a dependência de um medicamento.
Boa empreitada!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 281 perguntas sobre Diazepam
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.