Acho que estou com alguns problemas relacionados a ansiedade, seria melhor passar primeiro no psiqui

16 respostas
Acho que estou com alguns problemas relacionados a ansiedade, seria melhor passar primeiro no psiquiatra ou no psicólogo?
Olá, seria importante buscar por um psicólogo inicialmente para que o mesmo possa entender seus sintomas, buscar te auxiliar com estratégias e ferramentas de manejo de ansiedade para então confirmar se seria necessário o uso de medicação já que nem todos os casos de ansiedade precisam de acompanhamento psiquiátrico. A ansiedade é um sentimento base, então ele sempre vai existir a intensidade e os sintomas que ela causa que vão diferenciar se essa ansiedade é "padrão" ou se trata de algo mais profundo. Espero que fique bem e me coloco a disposição.

Olá! Você pode ir ao psicólogo para fazer um avaliação, ansiedades que são causadas por conflitos emocionais e que fazem surgir sintomas no organismo. Caso precise, o profissional da Psicologia vai te encaminhar para o Psiquiatra. Espero ter ajudado!
Olá! Sugiro que procure primeiro um psicólogo pra entender se é possível um tratamento apenas com psicoterapia ou se será necessário o trabalho em conjunto com psiquiatra, se for o caso, ele mesmo te encaminhará.
É recomendado que você busque primeiro um psicólogo para que sejam identificadas as possíveis causas e desdobramentos dos sintomas que você reconhece como ansiedade. Depois de uma avaliação, você poderá seguir para um psiquiatra, que irá indicar um tratamento medicamentoso coadjuvante à terapia. Mas nada impede que você busque primeiro um psiquiatra... O importante é ter consciência de que a medicação sozinha dificilmente poderia resolver um quadro ansioso que tem por base questões emocionais importantes.
Depende de como sao seus sintomas... o psiquiatra é quando ha a necessidade de entrar com medicação, quando vc acredita que as crises estao altas a ponto de nao conseguir sentir um certo equilibrio.. o psicologo ira te orientar a entender o que esta acontecendo ..causas dessas crises.
Boa tarde! Inicialmente você pode buscar um Psicólogo. Na realidade, é muito comum que psicólogos e psiquiatras atuem juntos, principalmente quando há transtorno estabelecido e se houver necessidade.O Psicólogo pode te encaminhar caso ele identifique que você precise de medicação para tratar sua ansiedade.
Depende da sua urgência. Um psiquiatra provavelmente lhe receitará algum medicamento e/ou encaminhará você a um Psicólogo. Um Psicólogo avaliará sua situação e também poderá solicitar, se julgar necessário, a consulta com um Psiquiatra. A diferença é que o Psicólogo pode te passar técnicas muito eficazes para você aprender a lidar sozinho com essas questões, sem precisar correr o risco de depender de um medicamento para somente aliviar sintomas.
Boa noite! procure inicialmente um psicólogo, pois através de uma anamnese detalhada buscará entender seus sintomas de ansiedade e sendo necessário te encaminhará para o psiquiatra para um tratamento medicamentoso.
A psicologia e a psiquiatria caminham juntas, enquanto uma trata seus sintomas emocionais a outra a parte química do seu organismo.
Em um primeiro momento seria interessante buscar uma psicóloga para uma avaliação e entender melhor essa ansiedade, se é possível o acompanhamento apenas com a psicoterapia (com a psicóloga) ou se é necessário o acompanhamento com ambos, psicóloga e psiquiatra. Caso necessário o atendimento com ambos, a psicóloga fará o encaminhamento ao psiquiatra.
Ambos têm autonomia para iniciar seu tratamento. Porém, você poderia procurar o psicólogo, a depender de sua ansiedade, o tratamento poderá ser apenas com psicoterapia. O mais importante é iniciar logo seu acompanhamento terapêutico.
Primeiro no psicólogo depois se houver necessidade encaminhado ao psiquiatra
Boa tarde, o melhor é você procurar um psicoterapeuta e se for necessário ele te encaminha ao psiquiatra
Em caso de urgência, onde você percebe que as crises são incapacitantes, você pode procurar um psiquiatra primeiro, mas a psicoterapia é indispensável. Em casos menos urgentes, o psicólogo pode ajudar a ponderar sobre a necessidade de intervenção medicamentosa, a depender dos prejuízos que você vem tendo e das possibilidades que a psicoterapia oferece.
Se sua ansiedade é exarcebada, procure de imediato um profissional psiquiatra para possíveis uso de medicação, mas é importante o acompanhamento psicológico para o tratamento combinado, o remédio irá ajudar na diminuição dos sintomas, mas é necessário tratar aquilo que propicia a ansiedade. Abraço!
Olá! Creio que a decisão será sua, mas antes, vale a pena explicar melhor o papel de cada um. O profissional da Psicologia vai ouvir você e lhe auxiliar a entender qual seria o motivo da ansiedade. E assim poder trabalhar com você como lidar com as situações que geram ansiedade ou, quem sabe, evitá-las. Psiquiatra vai lhe medicar para que se acalme. Ou, se atrapalha o sono, para que durma. Percebe que se não fizer nada, só a medicação a situação permanece? Fico à disposição.
Olá. Um psicólogo experiente vai lhe dizer se é necessário ou não. A medicação ajuda a controlar a ansiedade, porém não resolve o problema.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!