Acho que posso ter TDAH e TOC, quando passar no psicólogo devo falar sobre isso?

21 respostas
Acho que posso ter TDAH e TOC, quando passar no psicólogo devo falar sobre isso?
Olá! Sim... imagino que isso deve causar uma certa angústia... o psicólogo somente poderá ajudar se você compartilhar tudo o que sente, pensa, enfim, suas angústias, medos e preocupações. O psicólogo poderá ajudar a avaliar para confirmar se realmente possui TDAH/TOC, encaminhando para profissionais especializados como psiquiatra ou neurologista, além de atuar no tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, é bastante importante falar sobre isso com um psicólogo para que esse profissional possa ajudar na avaliação e entendimento do que está acontecendo. Dessa forma, o psicólogo também pode fazer o encaminhamento a outros profissionais que podem ajudar no tratamento, caso isso seja necessário.
Dr. Paulo S. Designe
Psicólogo
Santo André, SP
Não só pode como deve. O psicólogo não é juiz para julgar ou criticar, portanto o consultório do psicólogo é o local mais seguro e assertivo para você falar tudo que quiser. Desta forma o psicólogo poderá entender exatamente o que está passando com você e tentar te ajudar da melhor forma possível. abs
Dra. Ana Carolina Magalhães Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
Sim sim! É super importante você se sentir confortável para falar todas as suas questões com seu psicólogo! Será muito bom para você quando se entregar totalmente ao processo terapêutico!
Um bom Caminho!
Dra. Mariana Ozório
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá! Espero que esteja bem. Acho que é interessante sim que você leve esse relatos na sua sessão de psicoterapia, para que possa ser auxiliada(o) da melhor forma possível! Estou à disposição. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Fabrícia Vieira
Psicólogo
Uberlândia
É importante que você fale sobre todos os sintomas que você tem ao psicólogo para que ele possa fazer o diagnóstico e o tratamento adequado pra você. Para não esquecer o que precisa falar leve anotado!
Boa tarde! É importante que você leve para a terapia todas suas dúvidas, angústia e qualquer assunto que te cause qualquer tipo de aflição, ali é seu momento e o Psicólogo com certeza vai te ajudar! Você precisa se sentir à vontade com ele. Espero ter ajudado!
Dra. Jussara Campos Machado
Psicólogo
Belo Horizonte
Bom dia.
Durante as sessões de psicoterapia é importante falar sobre tudo.
Somente assim nós poderemos te conhecer e estudar os melhores caminhos para vc ter uma vida saudável e plena
 Yhasmim Marinho
Psicólogo
Maceió
Oii, sim é importante falar sobre, imagino que deve te causar vários sentimentos e emoções que você não consegue lidar e para te ajudar nisso você precisa compartilhar, a terapia é para isso o seu maior objetivo é te ajudar a lidar com seus pensamento, sentimentos e emoções e compreender como tudo isso está afetando sua vida, suas relações, dessa forma encontrar estratégias que te ajudaram a superar toda essa confusão mental que o TDAH e TOC desenvolve, assim você vai se compreender melhor, entender o porque tudo isso acontece e que você não se limita ao seu diagnóstico.
 Ricardo C. Koury
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá, certamente você deve conseguir expressar o que acredita ter de transtorno mental, no entanto, não tente criar um rótulo acerca de si mesmo, pelo contrário! Busque ampliar ainda mais, junto com o psicólogo, sobre quem você é e todas as suas potências, virtudes e pontos a serem trabalhados. A psicoterapia lhe permitirá conhecer sobre si mesmo e também diluir registros do passado, dar funcionalidade para o presente e criar possibilidades de futuro que sejam favoráveis. Se quiser, podemos falar sobre a sua preocupação sobre o TDAH e TOC, mas também aprofundar mais outras questões. Abs
 Stefano Caberlon
Psicólogo
Porto Alegre
Sim.
Com certeza. É d suma importância que o(a) psiólogo (a) saiba todos seus sintomas, pensamentos e história de vida do paciente para traçar um tratamento eficiente. Espero ter ajudado.
Desde já me ponho à disposição
um abraço
 Gabriel Gomes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
Sim, deve falar. Especialmente se o sofrimento estiver lhe causando prejuízos em vários aspectos de sua vida. E, também, para ter certeza desses diagnósticos. Somente um profissional da área da saúde poderá avaliar com precisão seu quadro clínico para poder confirmar sua hipótese diagnóstica. A partir disso, vc poderá obter orientações do que fazer de acordo com suas necessidades e seu caso de sofrimento psíquico. Espero ter colaborado. se cuide.
 Renata Pereira dos Santos
Psicólogo
São Paulo
Sim, o psicólogo pode te ajudar a entender essas questões e encaminhar para avaliação com psiquiatra ou neuropsicólogo.
Olá, sim com certeza. Na psicoterapia você poderá falar sobre tudo que envolve sua vida. Quanto aos diagnósticos que mencionou o psicólogo poderá criar um plano de tratamento para te ajudar a enfrentar os desafios que você possui criando estratégias de enfrentamento saudável. Espero ter ajudado. Cuide bem de você.
 Valdina Biano
Psicólogo
Santo André
Sim, é muito importante falar sobre isso quando você for ao psicólogo. Se você acha que pode ter TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), compartilhar essas preocupações pode ajudar o psicólogo a entender melhor o que você está sentindo e a fazer uma avaliação mais precisa.

Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), o psicólogo pode ajudá-lo a identificar e entender seus sintomas. Para o TDAH, a TCC pode ajudar você a desenvolver estratégias para melhorar a atenção, organização e controle de impulsos. Para o TOC, a TCC pode ajudar a gerenciar os pensamentos obsessivos e reduzir os comportamentos compulsivos através de técnicas específicas, como a exposição e prevenção de resposta.

A TCC trabalha com a mudança de padrões de pensamento e comportamento, ajudando você a lidar melhor com os desafios diários. Falar sobre suas preocupações com o psicólogo é o primeiro passo para receber o apoio e o tratamento que você precisa. Não tenha medo de compartilhar o que está sentindo; o psicólogo está lá para ajudar.
 Sâmila Candeia Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Linhares
Sim, com certeza você deve falar sobre isso! É importante levar aos atendimentos o que está passando na sua vida no momento em que busca por um profissional. A partir daí se torna possível construir seu processo psicoterapêutico.
Com certeza, compartilhar todas as duas considerações e dúvidas nos auxilia a pensar juntos!
 Tatyene de Paula
Psicólogo
Paraíso
Olá como vai?
Não se preocupe em procurar um diagnóstico, se cuide nesse momento, o importante é estar na psicoterapia, se for importante falar sobre esse assunto fale com o psicólogo.

 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem?

Que bom que você está abrindo esse espaço para refletir sobre o que tem sentido e vivido. Trazer essas percepções ao iniciar um processo terapêutico pode, sim, ser muito importante. Não porque você precise ter certeza de um diagnóstico antes de procurar ajuda, mas justamente porque reconhecer o que está desconfortável é o primeiro passo para entender melhor o que está acontecendo internamente.

Ao chegar no consultório, compartilhar suas suspeitas com o psicólogo pode ampliar o olhar sobre o que te trouxe até aqui. TDAH e TOC têm características específicas, mas também existem outros fatores que podem imitar ou se sobrepor a esses quadros, como altos níveis de estresse, ansiedade, conflitos emocionais não elaborados ou até mesmo padrões de funcionamento mental aprendidos ao longo da vida. A boa notícia é que, com uma escuta atenta e o uso de abordagens integradas baseadas em evidência, é possível compreender o que está por trás desses sintomas com mais profundidade.

Sob a ótica da neurociência, tanto o TDAH quanto o TOC envolvem padrões específicos de funcionamento cerebral, especialmente nas regiões ligadas à atenção, controle inibitório e regulação emocional. Mas o cérebro é plástico, ou seja, ele tem capacidade de se adaptar e mudar. Com o suporte certo, é possível desenvolver estratégias para lidar melhor com pensamentos recorrentes, dificuldades de foco ou impulsividade, e isso pode impactar positivamente não só o comportamento, mas também o bem-estar emocional como um todo.

Será que sua mente tem tentado resolver algo importante e, no meio do caminho, encontrou atalhos que hoje parecem te atrapalhar mais do que ajudar? Quais são os momentos do seu dia em que esses sintomas se intensificam? Você já percebeu se há algum padrão emocional associado a eles? E o mais importante: como tem sido lidar com isso sozinho(a) até aqui?

Caso sinta que é o momento de olhar para essas questões com mais cuidado e profundidade, estou à disposição.
Olá,

Obrigada por trazer essa dúvida. Quando você for ao psicólogo, é muito importante falar tudo o que sente e pensa, incluindo suas suspeitas sobre TDAH, TOC ou qualquer outra questão que achar relevante.

O espaço terapêutico é para isso: para você ser ouvido(a) sem julgamentos, para que juntos possam entender melhor o que está acontecendo e pensar no melhor caminho para cuidar de você.

Ao compartilhar suas dúvidas, o profissional pode ajudar a identificar os sintomas e a compreender seu impacto na sua vida, oferecendo o suporte mais adequado.

Se quiser, posso ajudar a marcar um momento para começarmos essa escuta e esse cuidado. Estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.