Acredito que por conta de acontecimentos e eventos traumatizantes que eu vivenciei da minha infância

15 respostas
Acredito que por conta de acontecimentos e eventos traumatizantes que eu vivenciei da minha infância até agora, estou tendo muitos problemas relacionados a nervosismo, stress, dificuldade para respirar, tontura, palpitações, dificuldade de concentração, intolerância muito grande a barulhos e ainda mais extrema a determinados tipos de barulhos que acabo associando a pessoas/eventos traumatizantes. Digo que desde 2020 eu não sei o que é ter um dia de paz em que eu não me lembre de tantas coisas ruins que eu vi, ouvi, e vivenciei, ao longo de minha vida. A parte mais difícil pra mim é saber que apesar de eu ter visto, ouvido, e vivenciado, acontecimentos muito negativos, ainda assim, até o ano de 2020, por exemplo, eu ainda conseguia sentir muita alegria e otimismo com várias coisas; pode-se dizer que a minha qualidade de vida era outra, muito melhor que a de agora, por exemplo; eu não tinha crises muito ruins de ansiedade, a ponto de me deixar com dificuldade para respirar, com palpitações, com stress, com determinadas sensações de choque, pequenos incômodos, acredito que oriundos do estresse, em diferentes partes de todo o corpo, às vezes meio que paralisado e com dificuldade de sair dessa situação. Digo que foi mesmo em 2020, depois de acontecimentos que me impactaram negativamente de uma forma muito profunda, é que comecei a ter esses sintomas mais extremos e que estão acabando comigo todos os dias...

Peço humildemente todas as orientações possíveis.
Olá! Aconselho que busque um psicólogo/psicanalista para que possa ter um espaço de escuta e acolhimento para seu sofrimento, possibilitando assim a elaboração dessas questões e consequentemente a retomada da sua qualidade de vida que está prejudicada devido aos sintomas relatados. Caso queira marcar uma entrevista para iniciar seu processo de autorreconhecimento estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia

Somos como copo de água, se não nos esvaziarmos transbordamos e como você mesmo relatou em 2020 você vivenciou situações que estão lhe causando sintomas que lhe trazem sofrimento, antes você até conseguia viver bem mas agora você está transbordando e precisa colocar tudo para fora, nós temos a falsa sensação que aguentamos tudo porém não é bem assim e o que não falamos o nosso corpo fala por nós. Procure ajuda de um psicólogo, você precisa colocar para fora o que sente em relação a sua experiância do passado e trazer um novo significado ao teu passado.
Com certeza os acontecimentos quando criança são muito marcados na vida e passamos a funcionar conforme tudo que aprendermos durante a nossa vida, e tudo reflete nas ações, funcionamento, emoções, gatilhos para despertar algo em nós. Cuidar e tudo que faz parte da nossa existência é o caminho para ressignificar a vida.
A primeira coisa que você precisa saber é que existem tratamentos e cura. Veja as contribuições de Selye, cientista e sábio dedicado ao stress, ansiedade, angústia...que tem tudo a ver com o que você precisa se curar. Busque urgente ajuda de um psicólogo dedicado a psicoterapia. Repito: EXISTE CURA.
Olá, lendo seu relato, eu sugiro que não demore mais a buscar uma ajuda psicológica.
Você mencionou que desde criança viveu situações traumatizantes e que em 2020 sintomas e sentimentos negativos eclodiram( justamente no período da pandemia).
Saiba que existe tratamento para seu caso.
E este, passa por uma psicoterapia. Não espere mais. Procure por um profissional de saúde mental.
Olá, bom dia! Tudo que vivemos e experimentamos nos fazem ser quem somos e como agimos e vemos o mundo. Porém, a boa notícia é que não estamos presos a sermos de uma forma ou de outra para sempre, é sempre possível uma mudança, pois estamos sempre vivendo e experimentando novas situações e relacionamentos. Assim, é possível novas formas de ser e estarmos no mundo que nos causem menos sofrimento.
Portanto, é possível uma melhora! Primeiramente, te indicaria fazer uma consulta com um médico para saber se está tudo bem com a sua saúde física. Caso esteja tudo bem, seria interessante buscar ajuda Psicológica e/ou de um Psiquiatra.
A Psicoterapia poderia te ajudar, pois é um momento reflexivo, onde será possível entender melhor os seus pensamentos, as suas emoções, as situações vividas por você e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas.
Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado!
Boa tarde! É de extrema importância você buscar ajuda psicológica especializada com psicólogo, se possível psiquiatra e também poderia se beneficiar com conjunto de técnicas como psicoterapia e hipnose! Qualquer dúvida fico à disposição!
Boa tarde! Sinto muito por seu sofrimento.
Recomendo que busque ajuda urgente pois existe tratamento para você....procure um psicólogo/psicanalista e verá o quanto demorou.... vai se sentir bem melhor assim que começar a contar sua história...Vc tem uma longa história e ela , assim como te faz sofrer, tbm pode te tratar. Grande abraço!
Ola, sinto muito que tenha passado por tudo isto, sinta-se acolhido e obrigada por compartilhar um pouco do que tem trago sofrimento para sua vida. Tudo que vem vivenciando é reflexo de tudo que já vivenciou, percebo alguns sintomas ansiosos em seu relato. O que sugiro é que busque um profissional que possa te ouvir, acolher e te ajudar a ressignificar o que passou assim como te ajudar a lidar com estas questões que trouxeram sofrimento. É possivel sim viver uma vida mais leve e significativa. Cuide de você. Fico a disposição para conhecer meu trabalho, um abraço @psiluanamarys
Boa noite, tu estás sofrendo muito, para dizer o obvio... Lamento profundamente. A orientação é simples, você precisa iniciar terapia com psicólogo e em conjunto fazer acompanhamento psiquiátrico. Recomendo a linha psicanalítica por tratar-se de um trauma. Fico a disposição caso queira fazer isso comigo, grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 220
Compreendo a gravidade dos sintomas e desafios que você está enfrentando, que parecem estar relacionados ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Os sintomas que você descreve, incluindo nervosismo, estresse, dificuldade para respirar, tontura, palpitações, dificuldade de concentração e uma sensibilidade acentuada a barulhos, são comuns entre pessoas que passaram por experiências traumáticas. Além disso, o fato de esses sintomas terem se intensificado em 2020 após eventos impactantes é um sinal clássico de uma resposta ao trauma.

Com minha experiência no tratamento do TEPT e me preparando para apresentar um artigo sobre o assunto na Universidade de Essex na Inglaterra, posso oferecer algumas orientações. Primeiramente, é crucial buscar apoio profissional especializado em traumas e TEPT. A psicoterapia, particularmente aquela focada no tratamento de traumas, pode ser muito eficaz no manejo dos sintomas do TEPT.

Práticas de relaxamento e mindfulness também são importantes para gerenciar o estresse e a ansiedade no dia a dia. Técnicas de respiração e meditação podem ser particularmente úteis para lidar com momentos de intensa ansiedade ou pânico.

Criar um ambiente seguro e estável ao seu redor, evitando gatilhos sempre que possível, é outra etapa importante. Isso pode envolver ajustes no estilo de vida ou no ambiente para minimizar a exposição a estímulos que desencadeiam os sintomas.

Lembre-se de que a recuperação de experiências traumáticas é um processo que requer tempo e paciência. Cada pessoa responde de maneira diferente ao tratamento, e é vital encontrar um plano que funcione para você.

Se desejar, estou à disposição para uma consulta inicial gratuita para discutir seu caso mais profundamente e explorar as melhores abordagens de tratamento para os seus sintomas.

Atenciosamente,

Hugo Moraes
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá!
Você, em seu relato, mencionou uma série de sintomas. Eles comunicam que seu corpo está no limite. É importante que você tenha o espaço psicoterapêutico para poder expressar sobre todas as pressões que esteja enfrentando. Você comentou sobre traumas na infância e acontecimentos muito negativos vivenciados a partir de 2020. Percebo que esses fatos ainda estão muito presentes em sua vida, hoje.

A psicoterapia pode auxiliá-lo a compreender, processar e ressignificar suas experiências estressantes e traumáticas. Esse processo também envolve a aprendizagem de mecanismos de enfrentamento das situações que geram estresse.
Identificar suas emoções e pensamentos lhe auxiliará a ter maior conhecimento sobre si mesmo e isso pode auxiliá-lo na compreensão de como você interpreta as situações da sua vida.

Além da psicoterapia, seguem algumas breves recomendações:
Pratique o autocuidado: participar de atividades que promovam relaxamento e reduzam o estresse pode ser útil. Isto pode incluir exercício regular, atenção plena ou meditação, manutenção de uma dieta saudável, garantia de sono adequado e momentos de lazer.

Espero ter ajudado.
Abraço
Olá. A partir do seu relato, farei uma psicoeducação resumida que talvez possa te ajudar. Importante ressaltar que quando falamos de diagnóstico em saude mental, falamos que os fatores para o transtorno são multifatoriais a depender da personalidade, componente genético, ambiente, história de vida e fator desencadeante. Você relatou que houveram algumas situações estressores no decorrer da sua vida que podem ter sido os fatores desencadeante para possíveis diagnósticos de depressão e ansiedade (para afirmar seria necessário avaliação), entendo e me solidarizo com o seu caso, porém, seria importante procurar ajuda especializada para o tratamento mais efetivo possível, que compreende o modelo cognitivo da depressão e da ansiedade, técnicas comportamentais, entre outras que contribuirão para a remissão dos sintomas e em alguns casos avaliação psiquiátrica em paralelo a terapia cognitivo comportamental.
Olá como vai?
Lamento muito pelo sofrimento que você está enfrentando devido aos eventos traumatizantes que você vivenciou ao longo da vida e aos sintomas físicos e emocionais que estão afetando sua qualidade de vida. É compreensível que experiências negativas, especialmente quando persistentes ao longo do tempo, podem causar um impacto significativo na saúde mental e física. Com base na descrição de seus sintomas, parece que você está sofrendo de ansiedade grave, possivelmente com sintomas de estresse pós-traumático (TEPT), especialmente considerando a associação dos sintomas ao acontecimento de eventos traumáticos. É importante buscar ajuda profissional para lidar com esses desafios de forma eficaz e para recuperar sua qualidade de vida. Procure um psicólogo ou psiquiatra que tenha experiência no tratamento de ansiedade e trauma. Eles podem realizar uma avaliação detalhada de sua condição e desenvolver um plano de tratamento individualizado, para sua melhora psíquica.
Olá, entendo que você está passando por um momento muito difícil e que esses sintomas estão afetando sua qualidade de vida. É importante reconhecer que eventos traumáticos podem ter um impacto em nossa saúde mental e emocional, especialmente se não forem devidamente elaborados. A terapia pode lhe ajudar a lidar com esses sintomas e a trabalhar na superação dos eventos traumáticos que você vivenciou. Com o apoio do seu terapeuta, você pode começar a trabalhar na exposição gradual aos gatilhos que desencadeiam suas reações de ansiedade. Isso pode ajudar você a enfrentar e superar seus medos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!