Adolescente bipolar com Qi levemente abaixo da media pode melhorar sua desorganização pessoal e escolar

30 respostas
Adolescente bipolar com Qi levemente abaixo da media pode melhorar sua desorganização pessoal e escolar atraves de qual atendimento profissional?
A adolescência é marcada por muitas mudanças subjetivas e corporais. Existe uma permanente busca de identidade e alguma dificuldade de aceitação quando aspectos adultos se apresentam simultaneamente com características infantis. Em alguns casos essa busca faz o adolescente se comportar, se vestir e falar de determinada maneira hoje. E amanhã tudo pode mudar. Na busca pela nova identidade que se distancia da infância ele transita por grupos sociais bastante diferentes. Portanto diante de toda essa flutuação talvez seja arriscado diagnosticar um adolescente como bipolar. Toda essa trajetória confusa faz parte do processo de adolescer. Mais importante que o diagnóstico forçado ou a desorganização geral é o encaminhamento à um profissional de confiança.

A adolescência é caracterizado por um período de muita instabilidade emocional, e onde a identidade da pessoa vai se constituindo.
Por esse motivo pode haver oscilação de humor, assim é necessário uma avaliação mais profunda dos possíveis sintomas e comportamento apresentados.
Recomendo uma avaliação com um Psicólogo e a Psicoterapia para autoconhecimento, que ajudará muito nesse período e na organização geral da sua identidade.
Abraços
Olá! É necessário verificar qual a causa dessas questões classificatórias, que traz consigo e como você funciona. Não permita ser direcionado por diagnósticos fechados, pois você pode participar de seu tratamento juntamente com o profissional. Á disposição.
A psicopedagogia tem uma importante contribuição no desenvolvimento cognitivo e nos processos de aquisição do conhecimento e de aprendizagem.
Boa tarde! Não podemos estereotipar um adolescente como QI baixo, independente de fatores diversos envolvendo o seu diagnóstico. Inclusive, há muito o teste de QI está sendo questionado como parâmetro para teste de inteligência, pois o teste de QI só mede respostas com base em lógica, matemática e afins. E a ciência há muito já descobriu que existem vários tipos de inteligência. E Sim, qualquer ser humano, independente de ser bipolar ou não, pode melhorar sua organização pessoal, profissional e escolar através da Psicoeducação. Busque um profissional psicólogo habilitado.
Olá boa tarde! Todas as respostas são validadas. Sempre vale argumentar com referência a diagnósticos fechados. Nosso cérebro tem a capacidade de novas conexões. Após verificar as possíveis causas (emocionais ou disfuncionais), a reabilitação neuropsicológica, associada a terapia comportamental ou a melhor terapia que se adaptar com o paciente é uma opção. Consulte um profissional da sua confiança, se o mesmo não estiver capacitação na área com certeza pode fazer um encaminhamento.
Num primeiro lugar é importante se refletir no modo como se fala sobre esse adolescente. Houve um real diagnóstico de transtorno bipolar? Quem fez esta avaliação? Já foram feitos testes de QI?
Complicado dizer o adolescente com alguém bipolar de baixo QI, talvez seja doloroso a ele ouvir isso. Certamente um acompanhamento psicológico para este adolescente para família seria muito benéfico
Ola, uma avaliação neuropsicológica é um instrumento bastante completo (entrevistas, observação, aplicação de testes, escalas), quando realizada elenca características importantes que farão rastreio das características comportamentais e cognitivas do testando e seus resultados poderão ser utilizados por um neurologista ou psiquiátra no processo de acompanhamento ou diagnóstico que serve como norteador no acompanhamento. Um neurpsicólogo a partir da Avaliação poderá indicar ao adolescente, familiares, (até para escola) quais as potencialidades preservadas e de que forma este indivíduo poderá se beneficiar de suas características cognitívas na vida diária e bem como apontar formas funcionais de seu desempenho. O planejamento é uma função cognitíva importantíssima, que pode ser avaliada e se necessário, estimulada para melhor funcionamento
Fico ao seu dispor.

Atenciosamente.
Possivelmente um psicólogo que trabalhe na abordagem TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), por ter protocolos específicos para tal transtorno e comprovação científica de resultados, auxiliaria nessa organização que você mencionou e em relação às questões do próprio transtorno. Em relação às questões escolares, eu indicaria um neuropsicólogo que trabalhe com reabilitação cognitiva e/ou um psicopedagogo. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Em primeiro lugar seu filho com diagnóstico de espectro bipolar precisa ter acompanhamento médico regular, tomar medicação específica. Em segundo lugar, a medicação já surtindo efeito e estabilizando seu humor, deverá fazer acompanhamento psicológico por tempo indeterminado para ir solucionando cada questão que possa estar influenciando seu desempenho nos estudos por exemplo.
As causas e as estratégias de tratamento psicológico deverão ser feitas a partir dos atendimentos com o psicólogo . Com certeza, ganhos haverão no desempenho do seu filho.
Melhora a “organização pessoal” procure um psicólogo especialista em TAB da abordagem cognitivo comportamental
Bom dia para o desordem escolar sugiro que se contate um psicopedagogo/a para ver quais os limites que a pessoa tem no aprendizado e depois procurar a ajuda de um psicologo e ou psiquiatra para ter um diagnostico mais adequado(ou já se tem) para tratar a bipolaridade. A ajuda desses três profissionais é a mais esperada.
Temos que ter muita cautela em direcionar um caso como diagnóstico fechado. Acredito que a adolescência já é marcada por diversas transformações em que o corpo infantil tenha que dar conta de um novo corpo, é como ter que lidar com um luto, e essa transição geralmente é acompanhada por muita angústia e conflito, acarretando em comportamentos que podem se manifestar de diversas maneira. Por isso é importante que o paciente seja acompanhado por um psicólogo que se tenha confiança e empatia, pois isso ajudará muito a avaliar o que está ocorrendo e então obter um diagnóstico diferencial e possíveis intervenções com outros profissionais.
Olá. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação psicológica. Após essa avaliação ele poderá ou não encaminhar para um especialista em educação, como psicopedagogo, por exemplo. Atenciosamente.
Boa noite, é importante ter cuidado no modo como se fala sobre esse adolescente. Foi realizado uma avaliação neuropsicólogica com o diagnóstico de transtorno bipolar? Quem fez esta avaliação? Pode ser feitos testes de QI. Tem que investigar adequadamente antes de dizer que o adolescente com alguém bipolar de baixo QI, é muito dificil para o adolescente ouvir . Seria indicado um acompanhamento psicológico para este adolescente e para toda a família, para saber lidar com o transtorno.
Olá. Considero relevante um acompanhamento com um psicólogo, para acolher as demandas motivadoras de angustias.
É importante repensar sobre rótulos. No processo de atendimento, o psicólogo se necessário encaminhará o adolescente para um psicopedagogo.
Abraços!
Olá! Certamente que sim! O acompanhamento psicoterapêutico é fundamental para pessoas com transtorno bipolar, auxiliando nos episódios de mania e depressão.
Desenvolver uma autoconsciência emocional, compreender seus gatilhos e limites e autocontrole é muito importante não apenas para o setor acadêmico, mas para a vida como um todo! Para uma vida feliz!
A desorganização pessoal já é sinal de uma desorganização interna. Não foque no Q.i e sim no estado de humor do seu filho! Seu engajamento, suas amizades e laços sociais, sua perseverança, resiliência e coragem!
Ampliar e expandir as forças pessoais e virtudes com a psicologia positiva e o autocontrole com o TCC é um belo caminho para driblar os desafios que a vida oferece.
Olá, na fase da adolescência, há várias mudanças físicas e emocionais acontecendo nesse período, e talvez seja mais prudente aguardar essa fase passar para ter um dignóstico fechado. Mas só você que está convivendo com ele, sabe se essa sugestão é viavél ou não. Outro ponto que pode ser levado em consideração levá-lo a terapia e ou consultar um neuropsicólogo. Mas, caso já tenha passado por consulta com psiquiatra e este te deu o diagnóstico de Bipolaridade, avalie a possibilidade de levá-lo a outro profissional para realmente ter certeza do diagnóstico.
Bom dia! Independente do diagnóstico a psicoterapia tende a auxiliar e promover melhoria para o paciente em diversos aspectos. Para o adolescente a psicoterapia é um processo estruturante, pois ele lidará com diversos questionamentos e conflitos inerentes a essa fase da vida e respondendo a sua pergunta, sim pode melhorar a desorganização. É importante ressaltar que em alguns casos é necessário a psicoterapia associada ao acompanhamento psiquiátrico. Sugiro que procure um profissional que faça atendimentos direcionados a adolescentes, independente da abordagem.
Boa tarde, caso já haja diagnóstico prévio e acompanhamento psiquiátrico o ideal é o atendimento multi/interdisciplinar. Dependendo da demanda pode ser necessário acompanhamento psicopedagógico ou psicoterápico. Interessante fazer uma avaliação.
Boa tarde. Primeiramente o ideal é que seja feita uma adequada avaliação psicológica para investigar os aspectos da personalidade e o potencial cognitivo. Existem várias estratégias terapêuticas que podem auxiliá-lo no desempenho escolar e na organização de sua rotina pessoal.
Olá! Importante pontuar que o indivíduo é muito mais que o seu diagnóstico. O diagnóstico deve servir para nortear o processo terapêutico e não rotular o paciente. Dessa forma é importante que o/a adolescente faça acompanhamento psicológico a fim de definir um plano terapêutico para tratar essas demandas e ter mais qualidade de vida. Abraço! Esther Araújo
Bom dia, seria interessante uma avaliação de um especialista na área médica em conjunto com um Psicólogo, todas as demandas são um processo e como tal precisam de investigação para propor o que é melhor para o paciente.
Olá! Sim... psicólogo da linha Terapia Cognitiva Comportamental poderá ajudar de forma assertiva.
Olá! Para melhorar a desorganização pessoal e escolar, existem diferentes opções de atendimento profissional que podem ser úteis. Alguns profissionais e abordagens terapêuticas que podem ajudar incluem:

Psicólogo: Um psicólogo pode ajudar a identificar as causas subjacentes da desorganização e trabalhar em conjunto para desenvolver estratégias personalizadas de organização e autogerenciamento.
Por exemplo, a TCC é uma abordagem terapêutica baseada em evidências que se concentra em identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais. Um terapeuta cognitivo-comportamental pode ajudar a identificar pensamentos negativos ou crenças limitantes que contribuem para a desorganização e trabalhar para substituí-los por padrões mais saudáveis.
Com carinho... Sammy Carralas
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Um adolescente bipolar com um QI levemente abaixo da média pode se beneficiar de um atendimento profissional multidisciplinar para ajudar a melhorar sua desorganização pessoal e escolar. Uma abordagem abrangente pode envolver diferentes profissionais, como psicólogos, psiquiatras e educadores.

Um psicólogo pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias para melhorar a organização pessoal, fornecendo suporte emocional e ensinando habilidades de gerenciamento do tempo e tarefas. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar a identificar padrões de pensamento disfuncionais e promover mudanças positivas no comportamento.

Um psiquiatra pode avaliar a necessidade de intervenção medicamentosa para estabilizar os sintomas do transtorno bipolar, como oscilações de humor e desregulação emocional.

No ambiente escolar, um educador ou orientador pode fornecer suporte acadêmico, adaptando o ensino às necessidades do aluno, e auxiliar na criação de um plano de acompanhamento individualizado.

Cada caso é único, e a combinação adequada de intervenções dependerá das necessidades específicas do adolescente. O importante é buscar ajuda profissional especializada, que possa oferecer um plano de tratamento personalizado e um suporte abrangente para promover o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Olá, procure orientação psicológica para essa questão. Existem diversas formas de trabalho e acompanhamento para ajudar o adolescente nesse caso. É preciso entender os sintomas e a história dele mais a fundo. Não se pode fechar um diagnóstico de forma a rotular uma pessoa ou sua condição de aprendizagem. Isso ao invés de ajudar, pode sim atrapalhar.
Espero te ajudado. Fico a disposição. Um abraço.
Boa tarde. Oriento a buscar um psicólogo para entender seus sintomas e realmente confirmar que se trata de um transtorno bipolar, e se tem qi baixo. Entendendo isso, o psicólogo montará junto com você a melhor estratégia para melhorar sua organização e te dar uma melhor qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Excelente pergunta, um combinado de tratamentos um psicopedagogo, um médico psiquiatra e um psicólogo, cada um na sua área, todos vão colaborar para que este adolescente possa ter uma vida com qualidade e possa se desenvolver nas diversas áreas da sua vida. Na medida que vá se desenvolvendo alguns profissionais podem até mesmo ir dando alta, na medida do possível. Desejo boa sorte.
Acredito que o profissional mais indicado seria o psicopedagogo. Mas, o ideal seria que esse adolescente pudesse ser assistido por uma equipe multidisciplinar que incluísse outros profissionais, tais como, psicólogos, fonoaudiólogos e psicomotricistas, pois as dificuldades são multifatoriais e requerem um tratamento de intervenção ampliado, com o psicopedagogo como mediador desse processo, interligando as partes envolvidas.