Algum tempo atras eu fui diagnosticado com autismo leve, só que eu achei estranho pois foi a minha p
8
respostas
Algum tempo atras eu fui diagnosticado com autismo leve, só que eu achei estranho pois foi a minha primeira consulta.
Eis minha duvida, eu posso ser diagnosticado com apenas uma consulta? Pois é algo que mudou drasticamente a minha vida.
Eis minha duvida, eu posso ser diagnosticado com apenas uma consulta? Pois é algo que mudou drasticamente a minha vida.
Boa tarde!
Numa primeira consulta não é recomendável fechar um diagnóstico, principalmente quando se trata de algo tão complexo como o autismo. Alguns comportamentos podem se apresentar isoladamente e não se caracterizar como suficientes para o diagnóstico. O autismo, mesmo leve é um diagnóstico com um quadro típico e persistente. O vínculo terapêutico também é importante neste momento. O diagnóstico precisa fazer sentido para quem o recebe. De qualquer modo, o mais importante é que o paciente seja acolhido em suas dificuldades para que o tratamento ocorra a contento. O profissional pode trabalhar com a hipótese diagnóstica em aberto para que não haja uma antecipação desnecessária e que isso não aumente o sofrimento do paciente. De qualquer forma o mais importante é a busca de um tratamento adequado para que as questões que trazem sofrimento sejam tratadas. Desta forma o profissional responsável poderá fazer o diagnóstico a contento e o paciente poderá a partir do vínculo terapêutico reconhecer suas dificuldades neste e superá-las.
Numa primeira consulta não é recomendável fechar um diagnóstico, principalmente quando se trata de algo tão complexo como o autismo. Alguns comportamentos podem se apresentar isoladamente e não se caracterizar como suficientes para o diagnóstico. O autismo, mesmo leve é um diagnóstico com um quadro típico e persistente. O vínculo terapêutico também é importante neste momento. O diagnóstico precisa fazer sentido para quem o recebe. De qualquer modo, o mais importante é que o paciente seja acolhido em suas dificuldades para que o tratamento ocorra a contento. O profissional pode trabalhar com a hipótese diagnóstica em aberto para que não haja uma antecipação desnecessária e que isso não aumente o sofrimento do paciente. De qualquer forma o mais importante é a busca de um tratamento adequado para que as questões que trazem sofrimento sejam tratadas. Desta forma o profissional responsável poderá fazer o diagnóstico a contento e o paciente poderá a partir do vínculo terapêutico reconhecer suas dificuldades neste e superá-las.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite
Um diagnóstico fechado sobre autismo é muito arriscado ser feito num primeiro momento. São necessárias algumas com consultas e de preferência com diferentes profissionais. Um Psicólogo que tenha uma especialização nesta área é o mais indicado.
Um diagnóstico fechado sobre autismo é muito arriscado ser feito num primeiro momento. São necessárias algumas com consultas e de preferência com diferentes profissionais. Um Psicólogo que tenha uma especialização nesta área é o mais indicado.
Caro paciente,
Te digo, com absoluta certeza, que o profissional que te diagnosticou teve pouquíssimos elementos para constatar um quadro autístico. Quando estagiei em um CAPSi, à época da faculdade, vi profissionais extremamente qualificados atenderem os mesmos pacientes por várias consultas antes fecharem uma HIPÓTESE DIAGNÓSTICA - hipótese, por conta da imprecisão dos diagnósticos em saúde mental e da possibilidade de evolução do quadro observado. Por outro lado, não existe um único autismo, e sim um espectro autístico, e situar um paciente de ou lado ou de outro desse espectro faz toda a diferença quando falamos em cognição e habilidades sociais, entre outras áreas afetadas. Assim, recomendo que você procure não se abalar com um diagnóstico como esse, feito às pressas, e busque um profissional que terá o cuidado de reconhecer você, em sua existência singular, antes de reconhecer os sintomas em você.
Te digo, com absoluta certeza, que o profissional que te diagnosticou teve pouquíssimos elementos para constatar um quadro autístico. Quando estagiei em um CAPSi, à época da faculdade, vi profissionais extremamente qualificados atenderem os mesmos pacientes por várias consultas antes fecharem uma HIPÓTESE DIAGNÓSTICA - hipótese, por conta da imprecisão dos diagnósticos em saúde mental e da possibilidade de evolução do quadro observado. Por outro lado, não existe um único autismo, e sim um espectro autístico, e situar um paciente de ou lado ou de outro desse espectro faz toda a diferença quando falamos em cognição e habilidades sociais, entre outras áreas afetadas. Assim, recomendo que você procure não se abalar com um diagnóstico como esse, feito às pressas, e busque um profissional que terá o cuidado de reconhecer você, em sua existência singular, antes de reconhecer os sintomas em você.
Definitivamente não! Trata-se de um diagnóstico complexo que envolve muitos fatores. E antes de tudo, observe seu percurso enquanto pessoa do que centralizar apenas no que o nome da doença tem a dizer para você.
Um psicodiagnóstico bem elaborado conta com diversos elementos avaliativos como entrevistas, testes e até mesmo uma equipe multidisciplinar atuando no caso.
Psicodiagnósticos feitos de forma irresponsável e incorreta servem apenas para rotular os indivíduos e interferir negativamente nas suas vidas.
Não se prenda a rótulos que não lhe cabem, e não deixe de buscar ajuda de um profissional sério.
Att.,
Carolina Teixeira Bertti - Psicóloga
CRP 06/149000
Psicodiagnósticos feitos de forma irresponsável e incorreta servem apenas para rotular os indivíduos e interferir negativamente nas suas vidas.
Não se prenda a rótulos que não lhe cabem, e não deixe de buscar ajuda de um profissional sério.
Att.,
Carolina Teixeira Bertti - Psicóloga
CRP 06/149000
Usualmente devemos trabalhar com HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS. E não com um diagnóstico fechado. Ainda mais em uma consulta somente. Dependendo da hipótese inicial, é importante que o profissional solicite exames ou avaliações adicionais.
Fazer um diagnóstico, em saúde mental, em uma consulta é algo improvável, mesmo com muita experiência. É necessário fazer uma anamnese completa, e até mesmo a utilização de testes e outros instrumentos de avaliação, para se chegar a uma hipótese diagnóstica, e através de outras consultas o diagnóstico vai sendo confirmado através dos sintomas e da persistência dos mesmos. Busque outro profissional que tenha qualificação adequada.
Qualquer diagnóstico que apresente algo que você possa ter alguma modificação na sua vida, deve ser refeito com outro especialista. Não estou duvidando do profissional que te deu esse diagnóstico, mas eles podem ter falhas de observações, mesmo em diagnósticos que são resultados de exames laboratoriais ocorrem falhas e devem ser refeitos, um diagnóstico que depende de interpretação pessoal do profissional também pode ter falhas.
Meu conselho: procure outro profissional para comparar resultados.
Meu conselho: procure outro profissional para comparar resultados.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É possível, mesmo uma pessoa sendo adulta ter atestado de autismo infantil?
- Boa noite gostaria de saber se uma criança autista pode ter o comportamento bom na escola mas em casa ser extremamente nervoso e agressivo?
- Olá, quero saber se poderia ser autismo, uma criança que desde o primeiro dia de aula com 7 anos não interagia com ninguem só respondia a chamada, e estudou todos os anos desse jeito sem interagir sem fazer amizades e sendo o mais quieto do colegio, faltava bastante pra fugir do sofrimento, até…
- Olá, quero saber se poderia ser autismo, uma criança que desde o primeiro dia de aula com 7 anos não interagia com ninguem só respondia a chamada, e estudou todos os anos desse jeito sem interagir sem fazer amizades e sendo o mais quieto do colegio, faltava bastante pra fugir do sofrimento, até…
- Um adulto escolher se mudar de casa 15 vezes em 2 anos é possivelmente uma característica de autismo ou há algumas outras condição que a princípio explica melhor isso?
- Meu filho tem 3 anos e 4 meses ele início respiridona peso 16 kilos o médico prescreveu 0,5 ml uma vez a noite fiquei com resistência e medo quanto a dosagem será que é normal essa dose
- Bom dia, Gostaria que algum especialista me respondesse . A minha filha tem 7 anos. E ela tem dificuldade na fala e na escrita ela é mt agitada . A escola fez uns relato do comportamento dela e pediu pra pediatra encaminhar pro neurologista e fonoaudiólogo . Mas ainda ela n foi chamada. Na…
- Eu tenho uma irmã com as doenças dos sequintes codigos:f=F 84.0 Autismo Infantil,F71.1 Retardo Mental Moderado e F29 Psicose nao organica nao especificada,ela fica rodando o tempo todo,nao tem paciencia para nada,e tem coisas por exemplo apertar um botao,ela aperta um monte de vezes,gostaria…
- Olá, Tenho 24 anos e às vezes acordo batendo com a cabeça no travesseiro, isso é normal?
- Como a ruminação da raiva afeta indivíduos com autismo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 370 perguntas sobre Autismo
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.