Algumas pessoas são mais propensas a ter cárie?

5 respostas
Algumas pessoas são mais propensas a ter cárie?
Dra. Aline Carvalho da Silva
Dentista
Duque de Caxias
Olha seu dentista foi bastante pertinente na resposta, para trismo o tratamento mais eficaz é esse que ele te passou, mantenha a frequência correta da goma de mascar e as compressas que em breve vai melhorar, pode ter certeza! ;)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Oduvaldo Cardoso Soares Junior
Dentista
Rio de Janeiro
Nossa cavidade bucal está repleta de bactérias em equilíbrio.
Algumas pessoas possuem uma quantidade maior de bactérias q causam a cárie e dessa forma, são mais propensas a desenvolver a doença cárie. No entanto, outros fatores pracisam estar presentes para isso acontecer, como dieta rica em açúcar e falta de escovação.
Desta forma, um controle alimentar e uma higiene bucal correta evitam o desenvolvimento da doença cárie.
Dra. Ana Carolina Matos
Dentista
Rio de Janeiro
Sim. Existe essa questão da predisposição a ter cárie, mas se a higiene for muito eficiente e a dieta for controlada a carie não se desenvolverá apesar da predisposição.
Dr. Cristiano Cordeiro
Dentista, Especialista em harmonização orofacial
Uberaba
Olá prezado, a cárie acontece por uma tríade de fatores, por que para acontecer esse processo carioso é preciso imprescindível de substrato , bactérias e tempo, para que a fermentação deste substrato feito pela bactéria gere ácidos na parede dental que começa a destruir e desmineralizar o dente, então, muitos outros fatores podem sim contribuir para que indivíduos sejam mais propensos a cárie.Por exemplo a salivação, quando ela é ideal, ela pode ajudar a neutralizar a acidez e limpar os substratos das paredes dentais, assim diminuem a desmineralização dental, impedido a instalação e progresso do processo carioso,ou seja, este é um fato que influencia diretamente nas pessoas desenvolverem mais cáries que outras, pois caso seja uma pessoa com baixo fluxo salivar deixa de ter esse fator natural a seu favor para manter o equilíbrio e são mais propensas a ter o processo carioso com maior intensidade!
Dra. Juliana Perrone
Ortodontista
Rio de Janeiro
Sim há uma predisposição para ter cárie . A saliva é um meio de proteção contra as bactérias . Normalmente pessoas q são mais propensas a tártaros devido à grande produção excessiva de saliva tem menos cáries . Lógico q o fator higiene oral é importantíssimo para evitar cáries e tártaros .

Especialistas

Renato Silva e Silva Junior

Renato Silva e Silva Junior

Dentista

Rio de Janeiro

Alberto Pessoa Neto

Alberto Pessoa Neto

Dentista

Ilhéus

Luciana Maribondo

Luciana Maribondo

Dentista

Rio de Janeiro

Cesar Soares

Cesar Soares

Dentista

Santos

Gustavo Martins

Gustavo Martins

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 313 perguntas sobre Cárie dentária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.