Ansiedade gera síndrome do pânico? Tive um transtorno de ansiedade generalizada e passei a tomar o
4
respostas
Ansiedade gera síndrome do pânico?
Tive um transtorno de ansiedade generalizada e passei a tomar o ESC, duas semanas depois a uns 3 dias passei a sentir um medo repentino da morte, acho que é síndrome do pânico.
Eu não sei se esse pânico é provocado pela ansiedade ou se é efeito colateral do remédio.
Não se preocupe que eu não vou parar de tomar o remédio, só quero saber das possibilidades.
Desde já agradeço!
Tive um transtorno de ansiedade generalizada e passei a tomar o ESC, duas semanas depois a uns 3 dias passei a sentir um medo repentino da morte, acho que é síndrome do pânico.
Eu não sei se esse pânico é provocado pela ansiedade ou se é efeito colateral do remédio.
Não se preocupe que eu não vou parar de tomar o remédio, só quero saber das possibilidades.
Desde já agradeço!
A ansiedade em si pode, por ventura e a depender do nível de controle do quadro do paciente, contribuir com a deflagração de crises de pânico. Mas quanto ao medicamento Escitalopram, é comum que nos primeiros dias de uso, período que chamamos de adaptação, é comum e esperado que haja uma piora transitória da ansiedade, que melhora com a manutenção do uso do medicamento.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Então, vamos lá:
O antidepressivo esc pode inicialmente agravar seu quadro por 14 a 21 dias para depois começar a melhorar. Isso ocorre por uma redução da serotonina com consequente aumento da mesma. Isso pode ter gerado uma crise de pânico.
Geralmente inicio com 5mg por 14 dias seguido de 10mg.
Além disso, um transtorno de ansiedade generalizado pode cursar sim com crises de pânico. Mas me conte: como foram suas crises exatamente?
O antidepressivo esc pode inicialmente agravar seu quadro por 14 a 21 dias para depois começar a melhorar. Isso ocorre por uma redução da serotonina com consequente aumento da mesma. Isso pode ter gerado uma crise de pânico.
Geralmente inicio com 5mg por 14 dias seguido de 10mg.
Além disso, um transtorno de ansiedade generalizado pode cursar sim com crises de pânico. Mas me conte: como foram suas crises exatamente?
Sim, quem tem TAG pode apresentar crises de pânico, e nas 1–3 primeiras semanas de escitalopram também pode haver uma “ativação” que aumenta a ansiedade e dá sensação súbita de medo de morrer. É difícil separar uma coisa da outra só pelo relato, mas em geral isso tende a amenizar em 2–4 semanas. Se as crises forem muito frequentes/intensas ou vierem com dor no peito forte, falta de ar prolongada, desmaio ou ideias de se machucar, procure atendimento, e avise seu médico para avaliar ajustes.
A ansiedade generalizada pode sim evoluir para crises de pânico em algumas pessoas, pois ambas fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade. O medo súbito e intenso, como o medo da morte que você descreveu, é uma característica clássica da síndrome do pânico. Por outro lado, durante as primeiras semanas de uso do escitalopram, é comum que a ansiedade piore temporariamente devido à adaptação do organismo ao medicamento, o que pode desencadear sintomas parecidos com ataques de pânico. Ou seja, esse “pânico” pode ser tanto um reflexo do transtorno de ansiedade quanto um efeito transitório da medicação. O importante é que você esteja em acompanhamento com seu psiquiatra, para que ele avalie a situação e ajuste o tratamento se necessário. E parabéns por manter o tratamento, pois é fundamental para a melhora. Qualquer sintoma preocupante, comunique sempre seu médico.
Qualquer dúvida pode me enviar pelo chat.
Qualquer dúvida pode me enviar pelo chat.
Perguntas relacionadas
- Tomei cabergolina para secar o leite materno, tomei (de 12 em 12hrs), porém não vi diferença nenhuma, meus seios continuam cheios, quanto tempo demora pra fazer efeito? Tem riscos para mim se eu repetir a dose?
- Eu tive relações dois dias antes da menstruação corre risco de gravidez?
- Olá, tomo sertralina 50mg a 3 meses. Venho me sentindo muito estranha,já acordo com coração acelerado do nada, dor e aperto no peito, tontura, sensação estranha na cabeça parece que já vou passar mal. Até claridade demais já me dá certo desconforto e tontura e me sinto muito ansiosa. Será que o remédio…
- Tomei a pílula do dia seguinte, com 5 dias tomei outra, nn sangrei, ela falhou ?
- Sentir o corpo como se estivesse tremendo (braços, músculos, tronco, boca) as vezes pernas tipo energizado e a noite ao acordar durante o sono espreguiçar o corpo e sentir uma fraqueza no corpo inclusive no coração é normal?
- Fiz uma hemoroidoctomia há 5 dias, tenho feito uma dieta com fibras, mamão, ameixa e bebendo bastante água. Mas todas as vezes que levanto sinto uma pressão como se fosse uma vontade de defecar mas não consigo. Tenho evitado esforços mas a sensação de dor é intensa. Saí pequenos pedacinhos de fezes mas…
- Fui diagnosticado com transtorno esquizoafetivo. Fazer musculação é uma boa forma de melhorar a saúde?
- Olá, meu nutrólogo e Endocrinologista receitaram Bupropiona 1 90g + Naltrexona 8mg para controlar o apetite e conseguir emagrecer, faz 11 dias que estou tomando e não senti mudança e nem reação de nada, é normal? O meu e manipulado.
- ovulei dia 9 e tive relação desprotegida dia 12 porém ele n chegou a jogar dentro,tomei a pílula do dia seguinte,tem chance de eu está grávida ?(n tive nenhum sangramento pós pílula apenas corrimentos)
- Ola tenho 55 anos sou homem, faço a alguns meses uso de sulpan 1 comprimido ao dia e escitalopram 10 mg 1 comprimido ao dia, porém fiquei sem libido e sem ereção, sendo que minha vida sexual era super ativa... O que faço?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.