Antidepressivos podem danificar o cérebro de alguma forma?
8
respostas
Antidepressivos podem danificar o cérebro de alguma forma?
A grande parte dos estudiosos no assunto afirmam que não. Alguns poucos estudos sugerem que o uso de antidepressivos comuns possam atuar na aprendizagem, na memória e na emoção; tais estudos são compreendidos de forma imperfeita. Portanto, eu não tenho nenhuma objeção quanto ao uso dos antidepressivos, desde que sejam prescritos por psiquiatra.
Abraços.
Renata Freitas
Abraços.
Renata Freitas
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Como tudo, há dois lados do antidepressivo. O lado positivo, que é inquestionável, e o lado negativo que pode advir. Não digo nem acerca de uma dependência, mas sim da negligência de o sujeito tratar de suas questões simplesmente por estar utilizando medicamentos. Quanto a danos orgânicos (ao cérebro), não há estudos que relatem tal fato.
De forma alguma, eles ajudam a melhorar seu estado mental.
Mais se sua pergunta é uma questão que está lhe trazendo inquietação, busque uma ajuda psicológica, terá um respaldo importante.
Att
Sayonara Machado
Mais se sua pergunta é uma questão que está lhe trazendo inquietação, busque uma ajuda psicológica, terá um respaldo importante.
Att
Sayonara Machado
Não existem evidências científicas consistentes de que antidepressivos possam danificar o cérebro de qualquer maneira, e nem causar dependência.
Creio que o motivo pelo qual algumas pessoas acreditam nesse tipo de ideia é o fato de que outras medicações como os benzodiazepínicos (Rivotril, Diazepam, Frontal, por exemplo) são medicações que podem causar dependência e influenciar as funções cognitivas do usuário, sobretudo de longo prazo, o que NÃO se verifica nos antidepressivos.
Creio que o motivo pelo qual algumas pessoas acreditam nesse tipo de ideia é o fato de que outras medicações como os benzodiazepínicos (Rivotril, Diazepam, Frontal, por exemplo) são medicações que podem causar dependência e influenciar as funções cognitivas do usuário, sobretudo de longo prazo, o que NÃO se verifica nos antidepressivos.
Não, de forma alguma. Antidepressivos tem a função de ajudar na depressao e ansiedade, sem danificar o cérebro.
Att, Milena Mendonça.
Att, Milena Mendonça.
"Danificar o cérebro" não é uma visão que proceda, a não ser que estejamos falando de um acidente ou de um martelo. O cérebro é incrivelmente autônomo e forte para se defender. Pouco adianta falar do cérebro, na maioria dos assuntos que muitos estão acostumados em falar do cérebro.
Por exemplo, dizer que a depressão acontece no cérebro não acrescenta nada ao nosso saber sobre a depressão. Onde você quer que ela aconteça se não no cérebro?
Um antidepressivo age no cérebro, certo, mas não sabemos bem como. Observamos o resultado. Assim, também não sabemos se ele causa dano ou não. Não estamos percebendo um dano assim.
O perigo do antidepressivo é que você se acostuma a ele e deixa de desenvolver as suas próprias forças para viver como gente. Este é o efeito negativo de todas as drogas que agem no cérebro, porquê mudam a mente.
Por exemplo, dizer que a depressão acontece no cérebro não acrescenta nada ao nosso saber sobre a depressão. Onde você quer que ela aconteça se não no cérebro?
Um antidepressivo age no cérebro, certo, mas não sabemos bem como. Observamos o resultado. Assim, também não sabemos se ele causa dano ou não. Não estamos percebendo um dano assim.
O perigo do antidepressivo é que você se acostuma a ele e deixa de desenvolver as suas próprias forças para viver como gente. Este é o efeito negativo de todas as drogas que agem no cérebro, porquê mudam a mente.
O tratamento medicamentoso tem vida útil para o paciente. Antidepressivos serve para ajustar as falhas dos neurotransmissores, ajudando na cura da depressão e ansiedade. Cada medicamento reage de uma forma no organismo da pessoa. Caso, você não se adeque a medicação, retorne ao seu médico para que ele possa indicar outra opção. O importante é não abandonar o tratamento, siga as orientações certinho e inclua hábitos saudáveis na sua vida como exercícios físicos, alimentação balanceada e sono com qualidade. Hábitos saudáveis + tratamento medicamentoso + terapia = resultado garantido!!!! Espero ter ajudado!!!
Boa sorte!!!
Forte Abraço!!!
Boa sorte!!!
Forte Abraço!!!
Olá. O efeito do antidepressivo é para ajustar a produção dos hormônios que foram prejudicados com o transtorno
Se houver efeitos colaterais, então devem ser ajustado a dosagem e até o tipo do medicamento
Mas este fazem bem e auxiliam no tratamento.
Se houver efeitos colaterais, então devem ser ajustado a dosagem e até o tipo do medicamento
Mas este fazem bem e auxiliam no tratamento.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.