Antidepressivos podem danificar o cérebro de alguma forma?

8 respostas
Antidepressivos podem danificar o cérebro de alguma forma?
A grande parte dos estudiosos no assunto afirmam que não. Alguns poucos estudos sugerem que o uso de antidepressivos comuns possam atuar na aprendizagem, na memória e na emoção; tais estudos são compreendidos de forma imperfeita. Portanto, eu não tenho nenhuma objeção quanto ao uso dos antidepressivos, desde que sejam prescritos por psiquiatra.

Abraços.
Renata Freitas

Como tudo, há dois lados do antidepressivo. O lado positivo, que é inquestionável, e o lado negativo que pode advir. Não digo nem acerca de uma dependência, mas sim da negligência de o sujeito tratar de suas questões simplesmente por estar utilizando medicamentos. Quanto a danos orgânicos (ao cérebro), não há estudos que relatem tal fato.
De forma alguma, eles ajudam a melhorar seu estado mental.

Mais se sua pergunta é uma questão que está lhe trazendo inquietação, busque uma ajuda psicológica, terá um respaldo importante.

Att
Sayonara Machado
Não existem evidências científicas consistentes de que antidepressivos possam danificar o cérebro de qualquer maneira, e nem causar dependência.
Creio que o motivo pelo qual algumas pessoas acreditam nesse tipo de ideia é o fato de que outras medicações como os benzodiazepínicos (Rivotril, Diazepam, Frontal, por exemplo) são medicações que podem causar dependência e influenciar as funções cognitivas do usuário, sobretudo de longo prazo, o que NÃO se verifica nos antidepressivos.
Não, de forma alguma. Antidepressivos tem a função de ajudar na depressao e ansiedade, sem danificar o cérebro.

Att, Milena Mendonça.
"Danificar o cérebro" não é uma visão que proceda, a não ser que estejamos falando de um acidente ou de um martelo. O cérebro é incrivelmente autônomo e forte para se defender. Pouco adianta falar do cérebro, na maioria dos assuntos que muitos estão acostumados em falar do cérebro.

Por exemplo, dizer que a depressão acontece no cérebro não acrescenta nada ao nosso saber sobre a depressão. Onde você quer que ela aconteça se não no cérebro?

Um antidepressivo age no cérebro, certo, mas não sabemos bem como. Observamos o resultado. Assim, também não sabemos se ele causa dano ou não. Não estamos percebendo um dano assim.

O perigo do antidepressivo é que você se acostuma a ele e deixa de desenvolver as suas próprias forças para viver como gente. Este é o efeito negativo de todas as drogas que agem no cérebro, porquê mudam a mente.
O tratamento medicamentoso tem vida útil para o paciente. Antidepressivos serve para ajustar as falhas dos neurotransmissores, ajudando na cura da depressão e ansiedade. Cada medicamento reage de uma forma no organismo da pessoa. Caso, você não se adeque a medicação, retorne ao seu médico para que ele possa indicar outra opção. O importante é não abandonar o tratamento, siga as orientações certinho e inclua hábitos saudáveis na sua vida como exercícios físicos, alimentação balanceada e sono com qualidade. Hábitos saudáveis + tratamento medicamentoso + terapia = resultado garantido!!!! Espero ter ajudado!!!

Boa sorte!!!

Forte Abraço!!!
Olá. O efeito do antidepressivo é para ajustar a produção dos hormônios que foram prejudicados com o transtorno
Se houver efeitos colaterais, então devem ser ajustado a dosagem e até o tipo do medicamento
Mas este fazem bem e auxiliam no tratamento.