Após um surto psicótico a pessoa pode mudar sua personalidade? Por exemplo, se mostrar uma pessoa mu
3
respostas
Após um surto psicótico a pessoa pode mudar sua personalidade? Por exemplo, se mostrar uma pessoa muito mais fria, com menos afetividade?
Existem diversos transtornos que podem apresentar um "surto psicótico", como por exemplo o Transtorno Psicótico Breve e o Transtorno Esquizofreniforme, onde existe a possibilidade de retorno completo ao nível de funcionamento prévio ao transtorno. Por outro lado também existe a Esquizofrenia, onde após o "surto psicótico" a pessoa não conseguirá retomar completamente o nível de funcionamento prévio sendo comum sintomas residuais negativos como diminuição do afeto, do prazer e vontade de realizar atividades onde antes apresentava interesse.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado Paciente,
Não raro, ao longo de minha trajetória no meu consultório, posso observar as reações que descreveu acima após um indivíduo ter sofrido um surto psicótico e vir a se tornar mais frio, e até aparentar uma falta de empatia e amorosidade.
Na psicose ocorre a perda do elo com a realidade e dependendo da gravidade desse surto, muitas funções do psiquismo podem ser afetadas.
Um abraço da
Dra. Andrea.
Não raro, ao longo de minha trajetória no meu consultório, posso observar as reações que descreveu acima após um indivíduo ter sofrido um surto psicótico e vir a se tornar mais frio, e até aparentar uma falta de empatia e amorosidade.
Na psicose ocorre a perda do elo com a realidade e dependendo da gravidade desse surto, muitas funções do psiquismo podem ser afetadas.
Um abraço da
Dra. Andrea.
Sim, após um surto psicótico (principalmente esquizofrenia) um paciente pode diminuir a sociabilidade, ser menos afetivo e perde o prazer em coisas que já tinha. Algumas medicações que tratam o surto podem causar isso ou a própria doença causa esses sintomas. Isso é chamado de "síndrome negativa.".
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Meu esposo teve um surto psicotico breve pela primeira vez ,foi tratado por psiquiatra por 6meses,agora parou olanzapina e ta tomando zetrom X L.ele pode voltar a tomar bebida alcoólicas moderado? Na época do surto estava bebendo todo dia agora tendo receio de voltar a beber e ter surto novamente
- Como descobrir a causa do surto psicotico??o estresse e excesso de álcool pode levar uma pessoa a ter surto psicotico pela primeira vês aos 40 anos de idade?
- Como o familiar pode explicar a pessoa que ela teve um surto psicótico? E quais cuidados devem ser ditos pra ela ter?
- É normal uma pessoa querer ficar trancada dentro de um quarto por semanas sozinha porque está cansada de pessoas falando com ela direto e quando não fica sozinha surta
- O esquecimento de completar uma tarefa complexa e não se lembrar de nada ficou por 10 minutos, só ficou sabendo do erro por familiares. Isso poderia ser um surto psicotico?
- A pessoa quando tem surto, depois que que acaba o surto é normal ela se lembra oq aconteceu
- Um alcolatra que teve surto por abstinência e se recuperou completamente pode ter outros episódios de surto? Se beber novamente desencadeia uma nova crise?
- Há três meses atrás,meu companheiro teve um surto de esquizofrenia,sendo que essa foi a segunda crise,a primeira eu não o conhecia,então ele ficou por dias com os sintomas conhecidos da esquizofrenia e a família só conseguiu interna lo depois de dez dias.Ficou na clínica por 28 dias,quando teve alta,não…
- Quanto tempo dura um surto psicótico induzido pelo uso diário de maconha?
- Conheço uma pessoa que eu percebo as vezes ela fica inquieta, com sensibilidade ao som, irritada, como se tivesse dias em que ela deixasse de estar calma como sempre está e quisesse fugir com pensamentos confusos. O que pode ser?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 91 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.