Após vários anos de tratamento, há aproximadamente um mês não estou mais tomando antidepressivos. Ti

2 respostas
Após vários anos de tratamento, há aproximadamente um mês não estou mais tomando antidepressivos. Tive alguns sintomas após a discontinuação e, embora meu humor ainda não pareça ter se recuperado totalmente, os sintomas já aliviaram bastante.
Porém, na busca de me informar, acabei encontrando online uma série de testemunhos de pessoas relatando sofrer com síndromes de descontinuação tardia ou desenvolvimento de novos distúrbios vários meses após a descontinuação.
Essas histórias, naturalmente, me assustaram muito em relação ao futuro.
Gostaria de perguntar, há muitos pacientes tendo dificuldade de descontinuar as medicações depois de anos de tratamento? O quão comum é o aparecimento de novos sintomas e diagnósticos de novos distúrbios após a descontinuação do medicamento?
Essa síndrome tardia de descontinuação de antidepressivos é algo que parece acontecer com frequência, especialmente em pacientes com muito tempo usando o medicamento?
Sintomas de descontinuação tardios, com antidepressivos, são raros. O maior problema são as recaídas que, dependendo do caso, podem ocorrer em até 90% das vezes. Frequentemente, como as medicações causam alguns efeitos colaterais desagradáveis, as pessoas param de tomá-las e, por um tempo, continuam bem (após ter, eventualmente, sintomas de descontinuação): assim como estes remédios demoram a fazer efeito, podem demorar a perdê-lo. Mas, após semanas ou meses, dependendo da gravidade do quadro que vinha sendo tratado e de algumas outras variáveis, como o tempo em que este durou e o número de recaídas que a pessoa já teve, anteriormente, ocorre uma recaída. Infelizmente, a grande maioria dos casos de transtornos psiquiátricos precisa de tratamento a vida inteira, assim como ocorre com diabéticos, hipertensos, portadores de doenças reumatológicas e várias outras doenças crônicas.

Olá! Buscar informações generalizadas na internet pode não ser o melhor caminho para solucionar problemáticas bastante individuais. Apesar das probabilidades, cada organismo é um e cada caso de depressão também. Busque um profissional qualificado para orientar você de modo individualizado. Psicoterapia pode ser também uma ótima escolha para tratar depressão. Não se desespere! Não tenha medo! Cuide-se!