Artéria femural obstruída + 80% feita 1 operação médico disse pra tomar 1 AS todo dia. Tomei 2 meses

3 respostas
Artéria femural obstruída + 80% feita 1 operação médico disse pra tomar 1 AS todo dia. Tomei 2 meses AS mas parei, depois de 6 meses entupiu de novo. Feita 2 operação após 4 meses entupiu novamente. Não posso andar rápido 60m q doi parte posterior da coxa e perna fica dormente. O q devo fazer? Obg
Você tem uma doença arterial periférica crônica que esta associada a vários fatores ( tabagismo, diabetes, dislipidemia , sedentarismo, dentre outros). A cirurgia , seja por via enndovascular (angioplastia) ou convencional (enxertos com safena ou prótese) estão sujeitos a ocluir. Se a claudicação esta afetando sua qualidade de vida você deve procurar um cirurgião vascular que provavelmente pedira um exame diagnóstico ( angiotomografia ou arteriografia) para melhor avaliar seu caso e ver a indicação de uma nova intervenção. Entretanto é importante minimizar os fatores de risco caso haja ( parar de fumar, controlar a diabetes, fazer caminhadas e uma dieta balanceada)

O seu caso é chamado de claudicação intermitente limitante, o que significa isso? Quando você anda apenas 60 metros você sente dores por falta de irrigação de sangue nas artérias das pernas . A doença que provoca este tipo de sintomas é chamada de doença arterial obstrutiva periférica crônica, causada por vários farotes como: colesterol elevado , diabetes , tabagismo, dentro outros , sendo estas as causas mais frequentes para ocluir não só as artérias de pernas , como também do coração , causando infarto , das carótidas causando Acidente vascular cerebral ... Você deve procurar consulta especializada com cirurgião vascular para solicitar exames mais precisos e avaliar o seu quadro atual.
Em seu caso, a limitação de sua capacidade de andar (claudicação para 60 metros) acaba prejudicando a qualidade de vida. Novos exames podem ser solicitados (arteriografia ou angiotomografia) para avaliar melhor a árvore arterial e determinar se é possível ou não um novo procedimento cirúrgico (seja convencional ou angioplastia).
Além disto é muito importante a avaliação de outros fatores de risco e seu controle (Hipertensão, Diabetes, Tabagismo, Elevação dos níveis de colesterol).
Portanto consulte seu vascular e veja quais alternativas são possíveis no seu caso.