Claudicação intermitente - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas - claudicação intermitente
Perguntas sobre Claudicação intermitente
Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Claudicação intermitente
Especialistas falam sobre Claudicação Intermitente
Trata-se de um sintoma provocado pela obstrução das artérias dos membros inferiores. A aterosclerose é a principal causa. Ao caminhar, a musculatura das pernas aumenta o seu metabolismo e exige maior quantidade de oxigênio e nutrientes. Quando saudáveis, as artérias são capazes de oferecer maior fluxo de sangue nestas situações, mas quando estão obstruídas, não. Por isso, a dor surge ao caminhar e desaparece no repouso, se repetindo este fenômeno em distâncias semelhantes de caminhada. O local da dor (panturrilha, coxa, nádega) e a distância de caminhada estão relacionados aos locais e à gravidade das obstruções. Vide tratamento em "Arteriosclerose de membros inferiores".
Claudicação Intermitente é uma situação onde o paciente tem um entupimento da circulação. Este entupimento não se manifesta quando o paciente está parado em repouso, porém não permite realizar um esforço, pois a dor logo aparece. É mais comum nas pernas - a dor que surge ao caminhar e que melhora com o repouso, mas também pode aparecer em outros territórios, como por exemplo no intestino - a dor que surge sempre após a alimentação, com digestão difícil. Esta é uma situação importante de ser reconhecida, pois pode melhorar muito com o tratamento, porém, pode ter piora importante se não tratada.
É o tipo de dor desencadeada pelo esforço físico/caminhada obrigando sua interrupção, geralmente é aliviada com o repouso e retorna com o esforço. A dor ocorre em razão do volume de sangue insuficiente que chega a musculatura da perna devido estreitamentos (estenoses) ou obstruções.
Serve de sinal de alerta, pois estas pessoas estão sob maior risco de complicações como AVC's e infartos.
A claudicação é um dos sintomas da doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) que por sua vez é causada pela aterosclerose - entre os fatores de risco para aterosclerose estão: Tabagismo, Diabetes, Hipertensão Arterial, Colesterol elevado. O tratamento inclui fisioterapia, medicamentos e cirurgia.
Claudicação intermitente é necessidade de se interromper uma atividade física por dor ou cãibras (geralmente na panturrilha - "batata da perna"), sendo necessário repouso por alguns minutos para retomada da atividade física.
Ele decorre por falta de suprimento de sangue arterial (oxigênio) para os membros inferiores.
Portanto, é um sinal de obstruções arteriais totais ou parciais do membros inferiores.
Dor nas pernas ao andar devido ao entupimento dos vasos (artérias) por falta de circulação que nutre a musculatura das panturrilhas e eventualmente da coxa e glúteos.
Quais profissionais tratam Claudicação intermitente?
Claudicação Intermitente por cidade
Doenças relacionadas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.